NOSSO CURSO FAZ SUCESSO NO IX USP ESCOLA!


CURSO DO NCE – EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS – FAZ SUCESSO




Em janeiro deste ano, o NCE participou no IX USP Escola com o envolvimento de 5 pesquisadores do núcleo (Paola Prandini, Claudia Mogadouro, Carmen Gattas, Maria Izabel Leão e Claudemir Viana que coordenou o curso) nas atividades  do curso Educação Midiática e práticas educomunicativas. Durante uma semana, e pela primeira vez, as dependências do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes acolheram professores do ensino básico e que escolheram este curso dentre um menu bastante diversificado de oportunidades de atualização profissional para cerca de 300 educadores.

A acolhida dos participantes do curso permitiu ao grupo contar com equipamentos, estúdios e apoio técnico para a produção midiática.  Cerca de 50% do curso de 40 horas foi destinado às atividades práticas de planejamento de projetos educomunicativos, produção midiática, apresentação e reflexão sobre os resultados alcançados pelas equipes e sobre a experiência de trabalho colaborativo e de produção midiática.
Durante o curso, utiliza-se bastante o perfil do NCE no Facebook como memória das atividades e como espaço para promover práticas próprias da cibercultura, e para acumular mais seguidores e replicadores dos conteúdos publicados pelo NCE nesta rede social.

Desde a publicação de uma self do grupo, até o compartilhamento entre participantes de outras informações, percepções sobre temas tratados, de links de sites, a integração do Facebook às atividades do curso foi um dos aspectos inovadores e que agradaram ao grupo.



Outras inovações estiveram presentes na oportunidade dos participantes produzirem material midiático e de apresentar propostas de seu uso numa situação ou num espaço educativo, podendo assim vivenciar e refletir quanto aos processos da educomunicação. Apesar de o tempo ser curto, foi possível ao grupo vivenciar práticas de diálogo coletivo para a gestão dos processos e a  reflexão e a avaliação imprescindíveis para a evolução na qualidade e diversidade das práticas pedagógicas.


O sucesso do curso pôde ser notado por alguns sinais como a animação do grupo que, em reuniões de trabalho, faziam bastante ruído no departamento a ponto de recebermos reclamação de colegas. Um segundo sinal foi cruzar com alguns alunos no corredor enquanto estavam cuidando da produção midiática e preparação da apresentação e vê-los animados, com os olhos brilhando; e um terceiro sinal é na verdade o registro pelos cursistas de suas avaliações sobre o curso através de formulário online do Google.

Alguns dos resultados foram, além do agradável convívio entre os participantes, 6 projetos educomunicativos, várias produções midiáticas tais como blog, campanhas educativas com cartão postal, programa de rádio, 4 boletins informativos, perfil no Facebook para agrupar as produções do grupo e para atuar como nó articulador da causa da sustentabilidade, tema gerador trabalhado no curso.
As avaliações foram todas muito positivas, e pudemos recolher alguns registros dos cursistas como exemplos da satisfação pela participação no curso. Quando perguntados sobre os ganhos profissionais que o curso pôde proporcionar a eles, responderam:

– “ O curso ampliou significativamente minhas habilidades profissionais”
– “Metodologias, Dinâmica diferenciada, Mediação, Aprendizagem colaborativa, Inserir atividades em diversas mídias
– “Conhecimento dos fundamentos teóricos da educomunicação e de suas propostas de práticas educativas”
Formação contínua,troca de idéias, ampliação do conhecimento sobro o tema
levar outras praticas para a sala de aula
NOSSO CURSO FAZ SUCESSO NO IX USP ESCOLA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *