Eventos



Aqui você pode conferir informações sobre os eventos promovidos e apoiados pelo NCE!
Clique nas setas para ver mais detalhes.

PRÓXIMO EVENTO

                                    No momento não temos eventos programados. Mas fique de olho no site e nas redes do NCE para não perder nenhuma novidade!

EVENTOS

Encontro Brasileiro de Educomunicação, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro de 2022, chegou à sua nona edição buscando enriquecer o debate sobre a relação da práxis educomunicativa com os Direitos Humanos e o meio ambiente. Dando continuidade a uma série de eventos promovidos sob a liderança da ABPEducom e do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), ao longo das duas últimas décadas, no ano de 2022 a edição trouxe a novidade de ser realizado pela primeira vez no nordeste brasileiro, tendo como sede a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento foi realizado em parceria com o curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da UFCG e o Instituto Palavra Aberta, e foi promovido no formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais com transmissão online.

A organização do IX Educom comemorou o desempenho do encontro e avaliou a sua execução como positiva e satisfatória. Mesmo com a intensidade de trabalho para realizar um evento online com atividades simultâneas, tudo o que foi proposto no planejamento foi realizado, isso graças ao envolvimento da equipe técnica formada pela diretoria da ABPEducom além de professores e alunos dos cursos de Educomunicação da UFCG e da Universidade de São Paulo (USP), que fizeram parte de uma equipe de mais de 40 monitores para dar suporte técnico a cada uma das 31 atividades.

Além disso, uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) garantiu a participação de uma equipe de tradutores de linguagem de sinais que traduziram ao vivo a cerimônias de abertura e de encerramento, as mesas-redondas 4 e 6 e o fórum 5, totalizando quase dez horas de transmissão. 

> Assista às transmissões do IX Educom

As seis mesas-redondas e os quatro fóruns trouxeram discussões sobre os desafios socioambientais e comunicacionais contemporâneos, incluindo o consumo consciente de informação (aprender a identificar desinformação e fake news, por exemplo) e mobilização social por meio da expressão cultural. Já os 18 grupos de trabalho focaram seus debates nas apresentações de artigos e pesquisas que trafegam dentro das áreas de intervenção da Educomunicação.

Para Claudemir Viana, um dos organizadores do encontro, muitos desafios foram enfrentados para a realização do IX Educom. “Houve muita imprevisibilidade em razão da pandemia e da adesão de participantes, mesmo assim chegamos a um desenho de evento híbrido que pela primeira vez foi adotado para um evento de Educomunicação”, disse o coordenador do NCE/USP. “Também foi a primeira vez que a ABPEducom e o NCE se uniram com a Universidade Federal de Campina Grande”, completou.

Disponíveis relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação

Estão disponíveis os relatórios sobre o IX Encontro Brasileiro de Educomunicação – Práticas Sociais e Tecnológicas pelos Direitos Humanos e Direitos da Terra, realizado de 14 a 16 de novembro de 2022, na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em Campina Grande, na Paraíba.

O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo – NCE/USP, Instituto Palavra Aberta e com o curso de Comunicação Social – Educomunicação, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e contou com a participação de mais de 340 pesquisadores, que participaram de Após quatro fóruns, seis mesas-redondas, um workshop e 18 grupos de trabalho (GTs).

Para acessar na íntegra o relatório final do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação, basta clicar aqui. Já para conferir como se deu a programação detalhada do evento, acesse este link. 

 

 

II Congresso Internacional de Comunicação e Educação e VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação

 

Convergência de propósitos e robustez no resultado dos trabalhos articulados no Brasil e no mundo. Para quem atua com Educação Midiática, essas foram as principais constatações ao fim do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro de 2018, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Mais de 700 pessoas se reuniram para participar de mais de 70 atividades: quatro mesas-redondas, 13 painéis, 39 grupos temáticos (GTs), quatro workshops, dez oficinas e diversas apresentações culturais. O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).

O evento contou com a presença de representantes de 18 estados – além do Distrito Federal – de todas as regiões brasileiras e de outros 12 países das Américas, África e Europa: Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Itália, México, Portugal e Venezuela.

As mesas-redondas reuniram 18 especialistas que relataram as experiências acadêmicas e sociais dos seus países e apontaram pontos em comum. Nos painéis, representantes de instituições educacionais e do terceiro setor, brasileiras e estrangeiras, apresentaram relatos práticos e debateram temáticas importantes para as áreas da Mídia-Educação e da Educomunicação.

As crianças e jovens que participam de projetos educomunicativos tiveram ainda um painel exclusivo em que puderam exercer seu protagonismo e relatar as suas vivências. Já a cobertura educomunicativa foi realizada por um “pool” de escolas das redes municipal e estadual, um colégio particular e duas instituições sociais.

Os GTs, por sua vez, propiciaram discussões entre pesquisadores de todo o país – e também do exterior – com base em quase 200 trabalhos apresentados. Completando a programação científica, workshops e oficinas atenderam ao público interessado em relatos de experiência e aspectos mais práticos da Educação Midiática. O evento contou, por fim, com uma rica programação cultural.

O II Congresso Internacional de Comunicação e Educação foi realizado conjuntamente com o VIII Encontro Brasileiro de Educomunicação e teve o patrocínio das Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária, de Pesquisa e de Graduação da USP, Instituto Palavra Aberta, Instituto Unibanco, Colégio Dante Alighieri, Capes, Fapesp e Paulinas Editora. O evento foi apoiado pela Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL/Unesco), Viração Educomunicação, ECA/USP e curso de Licenciatura em Educomunicação da USP.

 

Mais
Site oficial do evento
Notícias sobre o evento
Relatório final do evento
Relatório de comunicação do evento

VII Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2016 na ECA/USP, e fez parte do V Global MIL Week como GAPMIL Latin America and Caribbean Chapter: Brazilian Educommunication Meeting, ABPEducom. O evento internacional foi realizado pela UNESCO no mesmo período e local.

O tema foi Mídia e alfabetização midiática: novos paradigmas para o diálogo intercultural, e teve como objetivo apresentar ao público internacional as realizações brasileiras, na área da Educomunicação, de pesquisadores e profissionais em Educomunicação.

O evento contou a apresentação de 125 trabalhos em 36 debates temáticos garantindo, no V Global MIL Week, a participação das principais lideranças que, no Brasil, desenvolvem e pesquisam a media-educação e a Educomunicação.

O ponto alto deste evento foi o DT01 – Vozes da Infância e da Juventude: Experiências Educomunicativas em Alfabetização Midiática, Informacional que foi coordenado por Tatiana Garcia de Carvalho e Adriano Augusto Vieira Leonel da Licenciatura em Educomunicação ECA/USP, São Paulo. Com a participação de mais de 100 crianças que representaram os seguintes projetos e movimentos sociais – Rádio Cartola, Ensino Infantil, EMEI Angenor de Oliveira, DRE Campo Limpo, SME-SP; Educom.geraçãocidadã.2016 – CEU-EMEF Casa Blanca e Colégio Dante Alighieri, SP; Imprensa Jovem, Núcleo de Educomunicação da SME-SP; Idade Mídia – Ensino Médio Colégio Bandeirantes e MEL – Media Education Lab, SP; Revista Viração – Viração Educomunicação; e, RENAJOC – Rede Nacional de Adolescentes de Jovens Comunicadores.

Nesta edição foi realizada a II Reunião de Pesquisadores Latino-americanos com o tema Mobilização Latinoamericana pela Educomunicação. Público presente: 526 participantes


Mais
http://www.viieducom.com/
https://www.abpeducom.org.br/2016/06/abpeducom-convoca-associado-inscrever.html
https://www.facebook.com/viieducom/
https://www.facebook.com/viieducom/?hc_ref=PAGES_TIMELINE 

VI Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho de 2015, Nas dependências da FAMECOS-PUC/RS juntamente com o III Educomsul. O evento teve como tema Diversidade e Educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas e foi uma parceria entre o NCE/USP, a ABPEducom, a UFSM e o NEABI-PUC/RS.

O tema geral do evento objetivou aprofundar a reflexão sobre as relações entre a prática educomunicativa e os diferentes modos de ser, pensar, viver, trabalhar e expressar-se, num mundo em mudanças. Devido ao caráter interdisciplinar da Educomunicação, o tema foi de vital importância para a legitimação do conceito, contribuindo para a definição de indicadores sobre a coerência entre teoria e prática.

Foram organizadas 4 mesas-redondas sendo uma delas internacional e contou com seis eixos temáticos para a apresentação 167 trabalhos: Educomunicação e desenvolvimento socioambiental; educomunicação gênero, raça/etnia, Educomunicação na educação midiática e informacional; Educomunicação, juventude e direitos humanos; Educomunicação, cidadania em rede e movimentos sociais; e, Educomunicação e educação integral nas políticas públicas. Ofereceu ainda, 5 oficinas.

Neste certame foi realizada a primeira reunião de Pesquisadores Latino-americanos em Educomunicação que gerou uma Carta de intenções para a formação de uma rede latinoamericana de pesquisa sobre Educomunicação. Público presente: 441 participantes

Mais
http://6educom.blogspot.com.br/
https://www.abpeducom.org.br/2015/02/vi-encontro-brasileiro-de.html
https://www.abpeducom.org.br/2015/06/avaliacoes-sobre-o-vi-encontro.html
https://www.smore.com/xj8da-informativo-da-abpeducom
http://www.unisinos.br/fique-sabendo/escola-de-humanidades/pedagogia/vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-iii-educomsul/
http://salaaberta.com.br/vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-e-iii-educom-sul-acontecem-em-junho-em-porto-alegre-rs-2/
https://www.youtube.com/playlist?list=PLTsewzKq5XQTlxjQ5en2He-ECEevnpuWL
https://www.uniplaclages.edu.br/noticias_visualiza/4204-professora-do-mestrado-em-educacao-apresenta-trabalho-no-vi-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-iii-educomsul
http://www.palavraaberta.org.br/centrodeestudos/?p=1335

V Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de Setembro de 2013, na sede da FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, com o tema Educação midiática e políticas públicas, na perspectiva da Educomunicação e em pareceria do NCE/USP e da ABPEducom. O objetivo do evento foi reunir responsáveis por programas e por pesquisas na área, para uma reflexão sobre os caminhos percorridos e ainda a percorrer e discutir a contribuição da universidade, da sociedade civil e da própria juventude para os debates em torno da educação midiática.

 

O evento ofereceu aos participantes 17 atividades entre mesas-redondas e painéis abordando temas como A Educomunicação no espaço do Terceiro setor; Práticas educomunicativas; Educomunicação Diversidade e multiculturalismo; Produção Midiática com Jovens; O exercício do direito à expressão – Fundamento da Educomunicação; Educomunicação Midiática e Políticas Públicas; Educomunicação midiática na formação de professores; Educomunicação midiática no ensino infantil e básico; Educomunicação midiática e audiovisual; Educomunicação e Mídia Educação nas universidades brasileiras; Educomunicação socioambiental; Educomunicação, juventude e esfera pública; Educomunicação midiática, games para a cidadania; Cineclube educomunicativo;  e ofereceu 4 oficinas sobre Práticas Educomunicativas. Os anais foram publicados em 2014.

 

Nesta edição participaram da cobertura Educomunicativa a Agência Jovem de Notícias, Viração Educomunicação, Programa nas Ondas do Rádio (SEMESP) e os jovens da Fundação Hélio Augusto de Sousa (FUNDHAS) de São José dos Campos-SP.

Público presente: 420 participantes.

 

Mais

https://www.smore.com/y8pp-v-encontro-de-educomunica-o

V Encontro Brasileiro de Educomunicação – Educação midiática e políticas públicas

https://www.abpeducom.org.br/2014/08/anais-do-v-encontro-brasileiro-de.html

Programação] V Encontro Brasileiro de Educomunicação – Educação midiática e políticas públicas

http://www.cca.eca.usp.br/cca_noticia/1923

http://educomunicacao2013.blogspot.com.br/

http://revistapontocom.org.br/materias/v-encontro-brasileiro-de-educomunicacao

V Encontro Brasileiro de Educomunicação

IV Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de outubro, de 2012, no Auditório da Editora Paulinas em São Paulo, numa pareceria entre o NCE/USP e a ABPEducom. Teve como tema Protagonismo Sem Fronteiras e seu objetivo foi a troca de experiências e informações sobre epistemologia e programas no campo da Educomunicação; a apresentação e discussão de resultados de pesquisas na área; e, a definição de políticas voltadas à articulação de ações conjuntas que beneficiem os profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos com a Educomunicação.

 

O evento abordou ainda as relações da Educomunicação com a gestão da comunicação em espaço públicos e privados; com as questões socioambientais; e com as questões de diversidade e etnias além da internacionalização do conceito em países da América Latina, como a Colômbia, e da África, com destaque para Burkina Fasso e Guiné Bissau. Público presente: 300 participantes.

III Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2011, no auditório do Curso de Jornalismo da ECA/USP, teve como tema “Uma década de Educomunicação”, apresentando e discutindo a consolidação do conceito ao longo dos primeiros dez anos do século XXI.

O evento discutiu as diferentes experiências do período, no qual o Brasil assistiu à difusão do conceito de educomunicação por todo o país, motivando as autoridades a implementar políticas públicas a partir dos pressupostos da gestão participativa dos recursos da informação, como ocorreu no Ministério do Meio Ambiente através do Programa de Educomunicação Socioambiental, destinado a atender as populações residentes nas 320 áreas de preservação ambiental brasileiras.

Na rede municipal de ensino de São Paulo, onde os programas “Nas Ondas do Rádio” e “Imprensa Jovem” foram implementados nas 445 escolas do ensino fundamental formando 11 mil professores, alunos, gestores e membros das comunidades escolares entre 2001 e 2004; e, na criação de dois cursos superiores de Educomunicação: Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP e curso de Comunicação Social, com habilitação em Educomunicação na UFCG.

O evento contou ainda, com a presença de pesquisadores e educomunicadores da Argentina e do Peru, que abordaram a prática da educomunicação em seus respectivos países e foi estendido para todo o país através da Virada Educom, com o convite para que os educomunicadores dos mais diversos programas e projetos postassem suas produções nas redes sociais. Público presente: 150 participantes.


Mais

http://www.cca.eca.usp.br/iii_encontro_educomunicacao

http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_community&view=events&task=viewevent&eventid=74&Itemid=33

http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_community&view=events&task=viewevent&eventid=74&Itemid=33

https://educomusp.wordpress.com/2011/12/02/eca-recebe-encontro-de-educomunicacao/

II Encontro Brasileiro de Educomunicação

Foi realizado nos dias 23 e 24 agosto de 2010, no campus da ECA/USP, com o tema “Diálogo entre a sociedade civil e a universidade”. O evento foi o resultado de uma parceria entre o NCE/USP e a revista Comunicação & Educação editada pela Paulinas, e buscou reunir especialistas e pesquisadores que implementam procedimentos educomunicativos na área da mídia, do terceiro setor, da educação não formal e da educação formal para um diálogo com os docentes e pesquisadores do programa que instituiu a primeira Licenciatura em Educomunicação do país, o objetivo foi discutir o perfil do profissional a ser formado no curso. O evento reuniu representantes da UNESCO, de órgãos públicos, da mídia, do terceiro setor e do campo educacional. Público presente: 100 participantes.

Mais

http://www.usp.br/nce/?wcp=/novidades/informe,7,1299

http://culturamidiaeducacao.blogspot.com.br/2010/07/ii-encontro-brasileiro-de_30.html

http://www.cca.eca.usp.br/eventos/ii_encontro_brasileiro_educomunicacao

http://encontroeducomunicacao.blogspot.com.br/

I Encontro Brasileiro de Educomunicação

Aconteceu no nos dias 08 e 09 de maio de 2007, no auditório do Jornal O Estado de São Paulo, na capital paulista, com o tema Educomunicação: experiências aplicadas e em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da USP, o Jornal da Tarde e o Comitê Gestor da Lei Educom, promovendo um debate sobre a intervenção da comunicação no campo da Educação, seja esta por meio de iniciativas da sociedade civil e políticas públicas que contemplam o uso dos meios de comunicação no contexto escolar e atuação da própria mídia no campo da Educação.

O evento reuniu membro de organizações da sociedade civil, jornalistas e representantes do poder público que atuam na área da Educomunicação que apresentaram ao público experiências bem sucedidas na área. Nesta primeira edição já houve a participação de mais de 50 alunos de escolas públicas da Capital que assumiram a função de repórteres, editores, pauteiros e realizaram uma cobertura jornalística do primeiro dia do Encontro Brasileiro de Educomunicação. Público presente: 200 participantes.

Mais

JT/OESP Publicado no Site do Jornal da Tarde em 09/05/07

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=9304

EVENTOS COMEMORATIVOS

Seminário que celebrou 25 anos de existência do NCE

Em 2021, o núcleo de comunicação e educação da Universidade de São Paulo, o nosso NCE, completou 25 anos de existência. Desde 1996 o NCE apoia pesquisas e projetos de graduação e pós graduação que se dedicam a investigar as relações entre comunicação e educação, assim como também desenvolve e aplica projetos educomunicativos destinados a crianças, adolescentes e professores das redes pública e privada de ensino. Nesse sentido, com o objetivo de celebrar tal data, o NCE, em parceria com o LABIDECOM (Laboratório de Inovação e Desenvolvimento da Educomunicação), promoveu o Seminário NCE-USP: 25 anos de Pesquisa, Cultura e Extensão por meio da Educomunicação.

O seminário de 25 anos do NCE foi constituído por três encontros remotos nas noites dos dias 16, 23 e 30 de novembro de 2021, entre 19h30min e 22h, de forma aberta e gratuita ao público em geral por meio de transmissões online do evento via canal do Youtube do LABIDECOM. 

O Seminário “NCE-USP: 25 anos de Pesquisa, Cultura e Extensão por meio da Educomunicação” foi uma das maneiras de registrar um marco importante, que representa um longo e contínuo período de muitos esforços, originários de muitas pessoas e instituições, aplicados de forma convergente em ideias, propostas, projetos de intervenção, cursos, e tudo mais em que o Núcleo de Comunicação e Educação se envolveu e, principalmente, protagonizou na Universidade pública e na sociedade por todo estes vinte e cinco anos.

OUTROS EVENTOS

Entre os dias 17 e 21 de julho de 2023, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) recebeu, no departamento de Comunicações e Artes da ECA/USP, um grupo de docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino para a realização do curso “Práticas Educomunicativas no Ensino Básico a partir da BNCC”, promovido pelo núcleo durante o  23º Encontro USP Escola

Com uma carga horária de 30 horas, o curso contou com a participação dos membros do NCE-USP, entre eles discentes, ex-discentes da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP, e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP), além de integrantes do núcleo. O curso, assim como todos aqueles que foram ministrados no decorrer do evento, é validado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o que possibilita que os certificados emitidos aos cursistas sejam utilizados na progressão funcional dos docentes dessa rede.

O curso apresentou aos cursistas uma série de conhecimentos relacionados à interface comunicação/educação, partindo da perspectiva do novo paradigma da Educomunicação enquanto diretriz e fundamento de práticas pedagógicas voltadas aos Direitos Humanos, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, linguagens do audiovisual, participação e gestão democrática, como conteúdos tratados nas produções midiáticas no Ensino Básico.

Para saber mais, acesse: https://nceusp.blog.br/2023/07/28/com-atividades-teoricas-e-praticas-nce-usp-promove-curso-no-23o-encontro-usp-escola/ 

No 22° Encontro USP Escola, evento realizado em janeiro de 2023 pelo Instituto de Física da USP e, neste ano, acontecendo em parte nas dependências da FFLCH – História e Geografia, com gestão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, e pela Associação dos Professores de Escolas Públicas ou sem fim lucrativos, a APEP, o Núcleo de Comunicação e Educação da USP – NCE, manteve sua usual colaboração com a divulgação da Educomunicação e das atividades promovidas pelo Núcleo e seus parceiros. Há anos, em uma parceria com o evento, o NCE oferece cursos e palestras para a divulgação sobre a aplicação da Educomunicação no Ensino formal.

Nesta edição do evento, que ocorreu entre 9 e 13 de janeiro de 2023, o Professor Dr. Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE/USP, ministrou presencialmente a palestra “Educomunicação na Educação Básica a partir da BNCC”, com duração de duas horas, no terceiro dia de atividades, no prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH). O objetivo era apresentar aos ouvintes um conjunto conciso de informações que pudessem esclarecer sobre as origens, princípios e práticas da Educomunicação, principalmente aos que tinham interesse porém pouco sabiam a respeito da temática, e, em seguida, tratar de alguns aspectos iniciais e importantes sobre as possíveis relações que a Educomunicação pode ter com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. 

Assim, disse Viana, o encontro “foi uma oportunidade de apresentar algumas informações básicas sobre Educomunicação, e algumas instituições e projetos que dedicam seus esforços a este novo campo profissional, consolidado como um paradigma inovador sobre as possibilidades da interface comunicação-educação-ação”. Ao final da palestra, os participantes do evento puderam compartilhar falas relacionadas à suas experiências, percepções e sentimentos decorridos de suas vivências nos espaços escolares em que atuavam ou pertenciam, e, dessa forma, a atividade foi finalizada com uma dose de otimismo para pôr em prática o que havia sido discutido até então.

Para saber mais, acesse: https://nceusp.blog.br/2023/01/16/discutindo-educomunicacao-na-educacao-basica-a-partir-da-bncc-nce-faz-parte-do-22-encontro-usp-escola/

O Encontro USP Escola, evento atualmente organizado pela Associação dos Professores de Escolas Públicas e Escolas sem fins lucrativos (APEP) em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, é uma das principais iniciativas brasileiras  de formação continuada para professores da Educação Básica. O Encontro foi originalmente idealizado no Instituto de Física da USP (IFUSP) em 2007, pensado inicialmente apenas para professores de Física, sendo denominado como “Encontro IFUSP-Escola”, mas graças ao Programa Novos Talentos da Capes, foi possibilitada a adesão de outros institutos e unidades da USP, o que ampliou o corpo do evento de forma relevante.


Há anos, em uma parceria com o Encontro USP Escola, o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo oferece cursos e palestras para a divulgação sobre a aplicação da Educomunicação no Ensino formal, o que se manteve na 21ª edição do evento, que ocorreu de 10 a 14 de janeiro de 2022. No terceiro dia de Encontro, 12 de janeiro, o Professor Dr. Claudemir Edson Viana, coordenador do NCE, ministrou a atividade “Educomunicação: Inovação na Educação e na Comunicação” entre 14h e 16h.


No evento, Viana apresentou a Educomunicação como novo paradigma no campo da interface entre comunicação e educação, e quais as inovações em práticas comunicativas com intenção educativa, além de uma breve contextualização sobre a educação midiática como questão importante para ser tratado em cursos, projetos sociais e políticas públicas, dentre outras ações que foram mencionadas nesta palestra.


15/03/2022 – Aula aberta: “Educomunicação e os desafios contemporâneos”. Mais informações em: https://nceusp.blog.br/2022/03/10/em-parceria-com-o-nce-abpeducom-realiza-aula-aberta-sobre-educomunicacao-e-desafios-contemporaneos/