A Secretaria de Educação do município de São Paulo terá um Núcleo de Educomunicação. O novo setor, vinculado à Diretoria de Orientação Técnica, nasce a partir do Programa Nas Ondas do Rádio e terá como meta a difusão do conceito educomunicativo na educação paulistana.
A criação do Núcleo de Educomunicação celebra os dez anos de êxito dos projetos Nas Ondas do Rádio e Imprensa Jovem, e os 14 anos da implantação do Educom.rádio, promovido por iniciativa do Prof. Fernando Almeida, como Secretário de Educação do Município, com a assessoria do NCE/USP.
De acordo com o Prof. Carlos Lima, que lidera o processo, algumas ações para potencializar a politica pública em Educomunicação estão em curso. Lembra, como exemplo, que, com a ajuda dos estudantes da Licenciatura de Educomunicação da USP, realizou-se uma revisão da Lei Educom, para ser apresentada ao Deputado Estadual Carlos Neder, autor do projeto original, quando vereador em São Paulo, para que ele encaminhe junto à bancada aliada na Câmara um trabalho de reformulação deste dispositivo legal.
Ainda segundo o Prof. Carlos Lima, a prefeitura vem se empenhando em atender a todas as propostas federais que contemplam procedimentos educomunicativos, como o Mais Educação.
Por outro lado, no espaço específico da reforma curricular, a adoção do TCA (trabalho interdisciplinar produzido pelos alunos do ciclo autoral – 7º ao 9º ano do ensino fundamental) já representa o atendimento de uma prática educomunicativa, com diversos projetos de alunos em andamento. Enquanto à Educação Integral já existem mais de 500 projetos em andamento
Secretaria de Educação de São Paulo terá Núcleo de Educomunicação