INTERVENÇÃO EDUCOMUNICATIVA: “A CAÇA AOS TESOUROS DO NCE”

Alunos de Educomunicação da USP fazem interferência em espaço de pesquisa no Núcleo de Comunicação e Educação.
Em dezembro de 2014 alunos da Licenciatura em Educomunicação participaram de atividade no núcleo, em parceria com a disciplina de AACC II (Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais) e o projeto de iniciação científica (PIBIC/CNPq) do aluno Carlos Maffei, sob orientação do prof. Dr. Claudemir Viana, e que tem o NCE como foco do trabalho.
Durante o segundo semestre, como parte do programa da disciplina AACC II, foram promovidas atividades de intervenção educomunicativa dos alunos no espaço e no acervo do núcleo através do jogo “Caça aos Tesouros do NCE”.
Um dos objetivos da intervenção foi aproximar os alunos da Licenciatura do espaço e do acervo do NCE, além de organizar e explorar o rico material acumulado pelo núcleo para ações com o público interno e externo da universidade.
Atividades do “Caça aos tesouros”
foto: Carlos Maffei
A atividade de intervenção educomunicativa consistiu em visitas de grupos de alunos ao núcleo onde, através da mediação de Carlos Maffei, participavam de uma dinâmica de jogo organizada em três desafios:
1 – sorteio do tipo/categoria de material a ser encontrado no acervo e seleção de três exemplares do acervo para o tipo/categoria sorteada por cada grupo de aluno;
2 – produção de material de divulgação sobre os “tesouros” selecionados para publicação no Facebook, no grupo fechado da disciplina, contendo no post foto do material e um pequeno texto de presentação do mesmo;
3 – apresentação contextualizada sobre os tesouros selecionados pelos grupos aos demais da turma da disciplina AACC, e proposição de ações de estudos, pesquisa e extensão pelo NCE.
No encerramento do ano letivo de 2014, o NCE retomou outro tipo de atividade que realizava no início dos anos 2000, a visita de estudantes e pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa. Neste caso, recebemos um grupo de alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, liderados pela profa. Dra. Márcia Silva do curso de Pedagogia daquela instituição. Numa viagem de 4 dias pela cidade de São Paulo como atividade de estudos, osalunos passaram uma tarde toda no NCE, conhecendo e explorando o acervo, e a noite puderam interagir com a turma de AACC II durante a realização pelos alunos da disciplina do desafio 3 do jogo “Caça aos Tesouros do NCE”.
Conforme relata o bolsista do projeto de Iniciação Científica, Carlos Maffei, “os alunos estudaram material do acervo do Núcleo de Comunicação e Educação e, desta maneira, contribuíram para investigar o conteúdo do Núcleo, destacando exemplares do acervo e colaborando para sua organização. A partir desta caça, há a possibilidade de os alunos encontrarem algo além do jogo: algo para o desenvolvimento do NCE, de sua própria formação, ou descobrimento do espaço onde se localiza o acervo”.
INTERVENÇÃO EDUCOMUNICATIVA: “A CAÇA AOS TESOUROS DO NCE”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *