Acaba de ser lançado, em Portugal, o e-book Metodologias Participativas: Os media e a educação, coordenado por Maria José Brites, Ana Jorge & Sílvio Correia Santos (LabCom Books, 2015). O livro disponibiliza 27 artigos, num total de 311 páginas.
Entre os capítulos, temos os textos da portuguesa Paula Cordeiro (“O papel da rádio na educação para os media: A rádio como elemento de dinamização urbana e cultural”); dos venezuelanos Grecia Rodríguez & Leonardo de Albuquerque (“Soy Niño, Sou Criança”: Una experiencia para vivir la palabra, el ambiente y la ciudadanía infantil sin fronteras) e do norte-americano Henry Jenkins (“As competências necessárias na cultura dos novos media”). Este último é uma tradução do artigo “Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century (Massachussets: MIT Press, pp. 1-14).
O livro é recomendado como bibliografia de interesse para os estudiosos da educomunicação, por mostrar a crescente preocupação dos autores voltados para a relação entre mídia e educação. Nota-se que ganha legitimidade, no espaço internacional, o coeficiente de participação, igualmente valorizado nos processos educomunicativos.
Lançado, em Portugal, Metodologias Participativas: Os media e a educação