Grupos de professores apresentaram suas produções digitais.
Professores participantes do curso |
Oito grupos de professores que participaram do curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas, curso do 10o. USP Escola, totalizando uma turma de 25 pessoas, concluíram o curso nesta tarde de sexta-feira, 17 de julho, em plenas férias, com a apresentação do que produziram durante o curso e a partir dele.
Mural digital com acessos para trabalhos dos grupos |
A alegria, o prazer, a satisfação foram adjetivos descritos pelos grupos com o processo vivido, e com os resultados. A empolgação dos professores era grande ao apresentar aos colegas seus produtos midiáticos, e de como usariam aplicativos, dinâmicas, enfim, recursos digitais e em rede apresentados durante o curso, em situações e processos educativos. E momentos importantes do curso foram socializados em posts publicados na página do NCE no Facebook (www.facebook.com/nceusp), inclusive alguns dos recursos utilizados nos exercícios propostos pelo curso.
Atividade do 1o dia do curso: Dinâmica de apresentação |
O grupo utilizou de um mural digital, a partir do software gratuito Padlet (https://pt-br.padlet.com/) para reunir posts sobre suas produções, com links para planos de sequencia didática; blog, Fanzines e HQs produzidos pelos professores, Quer dar uma olhada? clique aqui.
O curso foi possível graças à participação de pesquisadores do NCE: Claudia Mogadouro, que tratou do tema Cinema e Educação, Salete Soares com o tema Linguagens na educação: HQ e Fanzine, Carmen Gattas que tratou do tema Educomunicação Socioambiental; de Claudemir Viana que abordou os temas Epistemologia da Educomunicação e Educomunicação e Cultura Digital; e curso ainda contou com a belíssima atuação de um grupo de alunos da Licenciatura em Educomunicação: Carlos Maffei (5o. semestre) que fez registros e deu suporte nos laboratórios, Cristian, Raíra Santos Torrico, Daniella Aparecida Morena Fideles, Carla Beatriz Grella, Cesar Augusto da Silva (3o. semestre) que promoveram dois encontros sobre Google Drive, e Cristian Lofredo Cesar (1o. semestre) que apoiou nos laboratórios. Para encerrar um curso de práticas e energia dialógica, nada melhor que um café colaborativo!
Café Colaborativo de encerramento do curso |