NCE participa de encontro do Grupo de Trabalho do USP Escola

Professores do ensino básico discutem ações do USP Escola 2015/2016

Foto 1: A partir a direita, profa. Vera Henriquez, profa. Luci Ferraz, Prof. Claudemir Viana

O programa de extensão USP Escola vai para sua 11a. edição, e vem ocorrendo uma vez a cada semestre, mesmo em períodos de greve de funcionários e/ou professores, para atender a demanda da sociedade por atualização em diferentes áreas do conhecimento, visando um aperfeiçoamento de práticas educativas de educadores que atuam na rede de ensino fundamental e médio. Participam, em sua quase totalidade, educadores de redes estaduais e municipais de ensino da região metropolitana de São Paulo, e também de várias cidades do interior, e os cursos tem demonstrado de grande valia para seus participantes.

A grandiosidade e complexidade do USP Escola se deve à dedicação de alguns profissionais, professores e funcionários da USP, sob a liderança da profa. Vera  Bohomoltz henriques, do Intituto de Física, e à experiência acumulada e à qualidade dos cursos e atividades oferecidas a um pública que gira, atualmente, em torno de 1200 participantes por ano (somando as duas edições anuais do USP Escola). O ultimo encontro contou pela 3a. vez com o curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas oferecido pelo NCE, e que já foi assunto de outra matéria em nosso blog. Recentemente, foi publicada matéria de destaque no Jornal da USP de julho 2015, trazendo mais detalhes sobre a 10a. edição ocorrida de 13 a 17 de julho passado.

Outra razão para o sucesso do programa USP Escola é sua  o fato de sua gestão contar com a participação direta de professores do Ensino Básico de diversas formas. Durante os Encontros do USP Escola ocorrem ações como as Assembleias abertas a participação de todos os professores cursistas, onde questões chaves são discutidas e encaminhadas para outras instâncias de decisão; e há também um Grupo de Trabalho constituido por cerca de 25 pessoas que se reúne a cada mês, aos sábados, e de maneira totalmente voluntária, para pensar sobre os principais aspectos que importam para a organização e realização dos encontros.

Foto 2: Profa. Luci Ferraz apresentando contribuições para o trabalho do grupo

No ultimo sábado, 01 de agosto, o NCE foi convidado pela profa. Vera para participar do encontro do GT USP Escola. Na oportunidade, pela manhã, o Diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, prof. Italo Dutra, participou do encontro apresentado as diretrizes gerais do programa de Base Nacional Comum (BNC), documento a ser elaborado a partir da consulta à sociedade e que pretende servir de referencia para os currículos da educação básica.

Em seguida, a tarde, os pesquisadores do NCE, Claudemir E Viana e Luci Ferraz participaram do encontro do GT para colaborar nas reflexões sobre avaliação, um dos temas da pauta de trabalho do grupo. Na oportunidade, a profa. Luci Ferraz apresentou as principais referências conceituais e bibliográficas sobre avaliação formativa e suas relações com o paradigma da educomunicação.

O NCE continuará apoiando o trabalho do GT USP Escola em alguns de seus desafios, como organizar e analisar os resultados das pesquisas de avaliação pelos cursistas a fim de se publicar algo a respeito, e de apoiar a organização da próxima edição do USP Escola, a 11a., a ocorrer de 11 a 15 de janeiro de 2016.

NCE participa de encontro do Grupo de Trabalho do USP Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *