“A essência da educomunicação é o desenvolvimento humano”.
Essa é a análise do fotógrafo André Bueno.
Especialista em gestão da comunicação pela ECA-USP, ele realizou na noite de ontem (16) palestra para os alunos da disciplina ‘Mídia, Arte e Educação’ – ao convite da Profa. Dra. Cristina Costa.
Além da experiência profissional, histórias e narrativas que sua câmera já registrou, André discutiu como é possível investir na dimensão humana da arte.
Ou seja, como é possível, com uma câmera na mão e processos de construção coletiva, descentralizar vozes e criar espaços de expressão.
“Meu trabalho é pensar no poder transformador da arte. Criar espaços de expressão para que, com a fotografia, as pessoas possam dizer aquilo que elas gostariam de dizer, retratar aquilo que elas gostariam de retratar”, afirma.
Assista ao documentário ‘Meu olhar Meu Mundo’, produzido a partir da experiência de André Buenos com as pessoas em situação de rua em SP.
MEU OLHAR MEU MUNDO from André Bueno on Vimeo.
André Bueno também discutiu como a educomunicação pode trabalhar para ampliar espaços para o desenvolvimento humano.
Foi nessa perspectiva educomunicativa que criou o projeto ‘Meu Mundo Meu Olhar’, que, com a fotografia, discute questões relativas à população em situação de rua em SP.
A partir da experiência com a câmera e a exposição das imagens, essas pessoas podem apresentar ao mundo os seus próprios olhares “sobre o cotidiano das ruas, a partir de reflexões em torno da temática com realismo, mas repletos de construção poética”, diz André.
“O momento marcante do trabalho foi quando um dos participantes me disse ‘foi com a câmera na mão que pela primeira vez fui visto’. É interessante pensar na educomunicação é nessa capacidade que ela tem de empoderar as pessoas, para que elas sejam protagonistas de sua história”, conclui.
Parte do trabalho de André Bueno está disponível no site: pontosdevista.org