Evento irá discutir ‘Educomunicação para uma vida melhor’.Confira a programação completa do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação:
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ATUALIZADO ÀS 20H DE 13/10/15.
29/10/2015 – 13h00 às 15h00
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LOCAL E HORÁRIO
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OFICINAS
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SALA 1 – 13h00-15h00
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OFICINA: Radiojornalismo na escola
Através do Programa Mais Educação da Prefeitura de São Paulo, temos um Projeto de Rádio na Escola. Nesse projeto, os alunos aprendem a produzir programas de rádio, radiodocumentários e radionovelas. Os alunos irãopromoveresta oficina falando sobre como se faz uma rádio e dar um exemplo de programa com notícia e um capítulo de uma radionovela. São alunos entre 09 e 14 anos.
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SALA 2 – 13h00-15h00
E praça |
OFICINA: Mandala da Sustentabilidade
A presente oficina visa estabelecer elos de comunicação baseados nas teorias da era das redes e teia da vida. Com foco na temática socioambiental a oficina visa relacionar temas geradores dos questionamentos socioambientais da atualidade com viés de interrelacionar, de forma dinâmica e participativa, conhecimentos e reflexões acerca das novas tendências do movimento agroecológico. A oficina ao ar livre será uma instalação em formato de mandala, onde os participantes vão interagir com palavras que relacionem com os questionamentos socioambientais e a partir do diálogo de saberes vão identificar possíveis soluções e se manter atualizados acerca dos movimentos ecológicos.
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SALA 3 – 13h00-15h00 |
OFICINA: Formação de professores na educação básica para o uso das múltiplas linguagens.
A partir do pensamento de que diferentes mídias exercem uma significativa relação de poder na sociedade, principalmente dos países em desenvolvimento como o Brasil, discuti-las de forma crítica e reflexiva no ensino básico torna-se imprescindível para a formação cidadã dos estudantes. Inclusive, embora ainda muito incipiente, alguns cursos de licenciatura já debatem a temática com os futuros professores, no intuito de trazer o processo de ensino-aprendizagem para perto da realidade da comunidade escolar. Nesse sentido, a oficina “Formação de professores na educação básica para o uso das múltiplas linguagens comunicacionais” observará a inserção das diferentes mídias na escola, como a possibilidade de recursos didáticos e, como instrumentos para a construção da cidadania. Na oportunidade, os participantes conhecerão alguns projetos já instituídos que se utilizam das múltiplas linguagens comunicacionais no ensino básico; realizarão atividades que poderão ser aplicadas com alunos do ensino fundamental e médio e, o que foi produzido durante a referida oficina será publicado em um blog criado para o evento.
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SALA 4 – 13h00-15h00 |
OFICINA: Sexualidade e Gênero – A transexualidade na infância: mídia e sociedade.
A oficina visa proporcionar aos participantes um olhar distinto sobre gênero e sexualidade, por meio da abordagem teórica de alguns tópicos fundamentais e de um exercício de experimentação dos estereótipos sexuais e diferenças de gênero. Após uma breve apresentação do tema, realizaremos a distribuição dos participantes em dois grupos distintos. Com bases nas lembranças de infância vivenciaremos como o processo da identificação de gênero é construído e moldado culturalmente e como os principais órgãos da sociedade (família, escola, mídia, etc.) os reproduzem e reforçam sua interiorização em cada um de nós evidenciando para os participantes que a repressão sexual tem seu início na fase da infância, por meio do que se acredita ser o imposto pelos bons costumes e pela moral do grupo ao qual está inserido o indivíduo. Ao fim apresentaremos os resultados obtidos e abriremos a discussão sobre como, individual ou coletivamente, podemos mudar nossa forma de recepção de informações e introspecção de temas, apresentando alguns estudos de caso de transexualidade na infância e os conflitos gerados pela cultura.
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SALA 5 – 13h00-15h00 |
OFICINA: imersão em movimentos sociais, lutando para mudar o mundo
O objetivo da oficina é promover a identificação e a empatia dos participantes com o tema: “movimentos sociais”. Os participantes serão divididos em três grupos que sortearão reivindicações a serem defendidas (as possibilidades serão: luta por moradia; luta por transporte público e luta por melhoria das condições do sistema prisional). Divididas as pautas, cada grupo terá a missão de propor uma intervenção a fim de defender seus interesses. Passados os 30 minutos que cada grupo terá para pensar sua proposta, terão 10 minutos para apresentar a intervenção. Durante as apresentações serão espalhadas – sem que os participantes vejam – notícias que teriam saído na mídia sobre a intervenção que fizeram. Por exemplo: “ato a favor de moradia vandalizou espaço público”. Após os participantes terem contato com as diferentes versões da realidade que foram midiatizadas sobre a ação deles faremos uma roda e discutiremos o que eles sentiram ao ler as notícias. No meio da discussão informaremos que as notícias são verdadeiras, e saíram em diferentes veículos, puxaremos, assim, o debate para a importância da leitura crítica da mídia. A oficina terá dois momentos: a aplicação em si com os participantes do Seminário na Anhembi Morumbi e a discussão sobre possibilidade de posterior aplicação em um ambiente educativo (seja formal ou informal) com adolescentes.
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SALA 6 – 13h00-15h00 |
OFICINA: Trilhando a Base Nacional Comum Curricular
Com base na necessidade de falar sobre o Plano Nacional Comum, o Sistema Nacional de Educação e principalmente entender melhor a Base Nacional Comum Curricular, criamos um jogo de tabuleiro quefacilita esse processo. Ao trilhar os caminhos da BNCC, os participantes da oficina poderão compreender o que ela propõe, assim como entender suas consequências, positivas e negativas. Pretendemos incitar, através da diversão, o questionamento do público sobre o assunto, assim como trazê-lo à tona, uma vez que muitas vezes é colocado de lado. Durante o jogo, rolarão discussões para ouvir as diversas opiniões sobre os tópicos ressaltados.
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SALA 7 – 13h00-15h00 |
OFICINA: Democratização dos meios de comunicação – O jogo
Dinâmica colaborativa baseada na democratização dos meios de comunicação e participação popular. Nossa proposta é, a partir da experiência educomunicativa, levar os participantes da dinâmica a uma reflexão sobre os conceitos e problemas que giram em torno do debate envolvendo a Democratização dos Meios de Comunicação.
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SALA 8 – 13h00-15h00 |
OFICINA: Amarelinha da Juventude
Lembrando de uma antiga brincadeira, a oficina levará os participantes a jogarem a Amarelinha da Juventude, a partir de um cenário atual, o grupo terá o trabalho coletivo de percorrer as 10 casas até uma proposta mais ideal daquilo que acreditamos ser a juventude ideal embasado no estatuto da juventude decretado em 2013. Através de discussões coletivas e colaborativas, os participantes, vão construir coletivamente os caminhos a serem percorridos pelas políticas públicas e possivelmente ações de educomunicação para possibilitar os jovens suas garantias de direitos com respaldo na lei.
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SALA 9 – 13h00-15h00 |
OFICINA: PRODUÇÃO MIDIÁTICA NA ESCOLA – IMPRENSA JOVEM
A oficina visa dotar os participantes de técnicas e práticas no uso de mídias na escola, notadamente o rádio e a construção da uma imprensa jovem.
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29/10/2015 – 15h15 às 17h15 – GRUPOS DE TRABALHO
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SALA 1 – 15h15-17h15
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Educomunicação Socioambiental e Direitos Humanos
–O desafio da conciliação entre redução e complexidade na educação ambiental: a educomunicação como projeto político pedagógico. Thaís Brianezi e Marcos Sorrentino- Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental (ESALQ/USP), SP. –A Formação de Profissionais Sociais e Éticos: O Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Cláudio Lima Ferreira – Universidade Anhembi Morumbi, SP. –A Educomunicação Socioambiental em empreendimentos lineares. Cristiane Holanda – UMESP, SP. |
SALA 2 – 15h15-17h15 |
Educomunicação e Saúde Integral
–A educomunicação e o reencontro com a capacidade de comunicação com os jovens. Hércules J. M. Barros – Universidade de Brasília, DF. –Produção e divulgação de vídeos com abordagem educativa nutricional para jovens em site público de compartilhamento de vídeos. Felipe Daun- Faculdade de Saúde Pública/USP, SP. –A cena musical da atualidade e a saúde da audição. Marli Batista Ávila – Universidade Anhembi Morumbi, SP. |
SALA 3 – 15h15-17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–Uso do WhatsApp como ferramenta de aprendizagem e aproximação entre docente e discentes: O caso da disciplina de agenciamento turístico. Douglas Silveira de Assis – Universidade Anhembi Morumbi, SP. –A Escola na Tela da TV uma proposta multidisciplinar para o ensino. Débora Burini – Universidade Federal de São Carlos, SP. –A interação entre a educação formal e a indústria de tecnologia: interesses e tensões, numa perspectiva educomunicativa. Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo – ECA/USP, SP. |
SALA 4 – 15h15-17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–A escola e sua relação com as mídias consumidas pelos jovens. Andressa Cindel Nogueira Nowasyk- Universidade Federal de São Carlos, SP. –Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas. Bárbara Chiodini Axt Hoppe- Universidade Federal de Santa Maria, RS. –Avaliação formativa: Projeto interdisciplinar, atendimento, feedback no ensino do audiovisual. Ricardo Tsutomu Matsuzawa e Leandro Vieira Maciel. Universidade Anhembi Morumbi, SP. |
SALA 5 – 15h15-17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–Educomunicação, cultura e artes visuais: reflexões para o professor. Carina Aparecida Bento da Costa e Diva Souza Silva – Universidade Federal de Uberlândia, MG. –A educação em tempos de sedução da imagem e o Erosmorinianocomo possibilidade de resgate dos sentidos. Carlos Eduardo de Almeida Sá – Universidade Anhembi Morumbi, SP. – Cinema na grade curricular: Uma experiência educomunicativa dentro da Pedagogia Freinet. Saulo de Sousa Silva – Colégio Santa Felicidade, Jundiaí, SP. |
SALA 6 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação socioambiental e direitos humanos
–Conhecimentos ambientais do Rio Mundaú gerando ações educomunicativas. Célio Alves Ribeiro – Secretaria de Educação do Estado do Ceará, CE e Marcilio Rocha Ramos – Universidade Federal da Bahia, BA. –Natureza em Foco: Uma Prática Educomunicativa. Valéria Patrícia Martins dos Reis e Diva Souza Silva. Universidade Federal de Uberlândia, MG. –Educação e Agroecologia- Tecendo relações. Fernanda Olivieri de Lima -PPGEDUC- UFRRJ, RJ. |
SALA 7 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação e Saúde Integral
–A Educomunicação como meio para a ampliação do processo de Educação Permanente em Saúde. Kênia Aparecida Dias Costa, Adriana de Castro Amédée Péret e Denise Vianna Amador – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG – Centro de Educação em Saúde, MG. –DST (Debates Socialmente Transmissíveis): O diálogo e a Educomunicação como práticas libertadoras. Raphael Henrique de Araújo Vieira. Universidade Federal de Uberlândia, MG. –Educomunicação em Nutrição no Ensino Fundamental. Camila dos Santos Pereira – Centro Paula Souza, Ana Maria Cervato Mancuso – Faculdade de Saúde Pública/USP e Eduardo Purgatto- Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP, SP. |
SALA 8 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–A Educomunicação em destaque no cotidiano escolar. Lilian Cristina Gramorelli e Marisa Ester Aldecôa Rosseto- Colégio Marista Arquidiocesano, SP. –Intervenção Educomunicativa: As Oficinas De Reportagem Na Escola Frei Dagoberto Romagem Campo Limpo Paulista/SP.Kellen Messias de Melo – Faculdade Campo Limpo Paulista, SP. –Onde estão os vulneráveis? Uma aproximação ao aprendizado não formal usando como apoio as mídias sociais. Jenny Margoth de La Rosa Uchuari- USP. |
SALA 9 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–O jornal em parceria com a Educação – Uma abordagem educomunicativa do projeto Dat – Formando o cidadão do futuro. Suéller Oliveira da Costa – Programa Jornal e Educação (PJE), da Associação Nacional de Jornais, SP. –O Legado Jovem: um espaço de protagonismo juvenil na Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen. Felipe dos Santos Schadt- Faculdade Campo Limpo Paulista, SP. –A Pedagogia de Projetos e a Educomunicação: uma parceria de sucesso. Adolpho Queiroz, Adriene Sttéfane Silva e Maria Aparecida da Silva Moura- Universidade Federal de Uberlândia, MG. |
SALA 10 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–A Dança na escola como uma possibilidade Educomunicativa. Diva Souza Silva e Maria Aparecida da Silva Moura-Universidade Federal de Uberlândia, MG. –Núcleo de Comunicação e Educação Popular: Relato de experiência no Centro de Socioeducação (Cense) Fazenda Rio Grande. Matheus Piovesana do Nascimento, Camila Wzorek, Lisyê Zadorosny, Letícia Alves Graton, Plínio Luis Pereira Lopes e Guilherme Carvalho- Universidade Federal do Paraná, PR. –Webrádio e WebTv: utilizando tecnologias da informação para contribuir nos processos educacionais inclusivos.Henrique Tavares Barum, William Machado Silva, Mariana Pouey da Cunha, Julia Moraes de Andrade, Yuri Nobre da Roza e Marislei Ribeiro da Silveira – Universidade Federal de Pelotas, RS. |
SALA 11 – 15h15 -17h15 |
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos
–A Implementação de Projetos Sociais em Diferentes Contextos: a busca pela melhoria da sociedade no escopo da atuação docente. Telma Martins Peralta – Universidade Anhembi Morumbi, SP. –Educomunicação em ação: o curso de Redes Sociais na Escola promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Daniele Próspero, Maria Salete Prado Soares, Silene Lourenço e Kassandra Brito de Carvalho – ECA/USP, SP. – Núcleo de Comunicação e Educação Popular: Relato de experiência no Colégio Estadual Manoel Ribas. Vinicius do Prado, Amanda Lüder, Larissa Abrão Guimarães, Maria Melora Moura, Plínio Luís Pereira Lopes, Thaissa Falcão – Universidade Federal do Paraná, PR. |