Confira a programação completa do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação

Evento irá discutir ‘Educomunicação para uma vida melhor’.Confira a programação completa do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação:

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ATUALIZADO ÀS 20H DE 13/10/15.

DIA 28/10/2015 – Quarta-feira
18h00
 Atividade Cultural – Praça de convivência Anhembi Morumbi
18h30
Abertura Oficial:
Mesa de abertura:
Prof. Dr. Oscar Hippólito – Reitor da Universidade Anhembi Morumbi
Prof. Dr. Ricardo Saban – Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UAM
Prof. Dr. Luiz Alberto Beserra de Farias – Diretor da Escola de Comunicação e Educação da UAM
Prof. Dr. Ismar Soares – Presidente da ABPEducom
Prof. Dr. Claudemir Edson Viana – Coordenador do NCE/USP
Prof Dra. Fátima Delbono– Líder do Núcleo de Comunicação e Educação da UAM
19h45
Conferência de Abertura: 
Educomunicação e Educação Ambiental: sala de aula e sustentabilidade ambiental.
Conferencista: Profa. Dra Sueli Ângelo Furlan (USP)
DIA 29/10/201 – Quinta-feira
9h00 – 11h30 
Mesa Redonda: Educação Sócio Ambiental e Direitos Humanos 
Mediação: Prof. Dra. Rose Pinheiro (UAM)
– Direito a informação, à expressão e à construção do conhecimento: a educomunicação na gestão participativa de Unidades de Conservação – Profa. Ms. Débora Menezes (USP).
– Ética sócio ambiental e funcionalidade dos Direitos Humanos: críticas e perspectivas”Prof. Dr. Paulo Santos Almeida (ECAH-USP)
29/10/2015 – 13h00 às 15h00
LOCAL E HORÁRIO
OFICINAS
SALA 1 – 13h00-15h00
OFICINA: Radiojornalismo na escola


Ludmilla Mignaco- EMEF ALMIRANTE TAMANDARÉ

Através do Programa Mais Educação da Prefeitura de São Paulo, temos um Projeto de Rádio na Escola. Nesse projeto, os alunos aprendem a produzir programas de rádio, radiodocumentários e radionovelas. Os alunos irãopromoveresta oficina falando sobre como se faz uma rádio e dar um exemplo de programa com notícia e um capítulo de uma radionovela. São alunos entre 09 e 14 anos.
SALA 2 – 13h00-15h00

E praça

OFICINA: Mandala da Sustentabilidade


Fernanda Olivieri de Lima- PPGEDUC- UFRRJ

A presente oficina visa estabelecer elos de comunicação baseados nas teorias da era das redes e teia da vida. Com foco na temática socioambiental a oficina visa relacionar temas geradores dos questionamentos socioambientais da atualidade com viés de interrelacionar, de forma dinâmica e participativa, conhecimentos e reflexões acerca das novas tendências do movimento agroecológico. A oficina ao ar livre será uma instalação em formato de mandala, onde os participantes vão interagir com palavras que relacionem com os questionamentos socioambientais e a partir do diálogo de saberes vão identificar possíveis soluções e se manter atualizados acerca dos movimentos ecológicos.
SALA 3 – 13h00-15h00
OFICINA: Formação de professores na educação básica para o uso das múltiplas linguagens.


Gleice De Divitiis Rosa – PUC/SP

A partir do pensamento de que diferentes mídias exercem uma significativa relação de poder na sociedade, principalmente dos países em desenvolvimento como o Brasil, discuti-las de forma crítica e reflexiva no ensino básico torna-se imprescindível para a formação cidadã dos estudantes. Inclusive, embora ainda muito incipiente, alguns cursos de licenciatura já debatem a temática com os futuros professores, no intuito de trazer o processo de ensino-aprendizagem para perto da realidade da comunidade escolar. Nesse sentido, a oficina “Formação de professores na educação básica para o uso das múltiplas linguagens comunicacionais” observará a inserção das diferentes mídias na escola, como a possibilidade de recursos didáticos e, como instrumentos para a construção da cidadania. Na oportunidade, os participantes conhecerão alguns projetos já instituídos que se utilizam das múltiplas linguagens comunicacionais no ensino básico; realizarão atividades que poderão ser aplicadas com alunos do ensino fundamental e médio e, o que foi produzido durante a referida oficina será publicado em um blog criado para o evento.
SALA 4 – 13h00-15h00
OFICINA: Sexualidade e Gênero – A transexualidade na infância: mídia e sociedade.


Andressa Caprecci; Bruna Pontes; Elisa Christina Motta; Iuri Gabriel Bonfim; Jefferson Onoe Ganev; Juan Rodrigues Quintas; Luiz Fernando Fontes Teixeira; Raíra Torrico Santos; Sattva Orasi- ECA/USP.

A oficina visa proporcionar aos participantes um olhar distinto sobre gênero e sexualidade, por meio da abordagem teórica de alguns tópicos fundamentais e de um exercício de experimentação dos estereótipos sexuais e diferenças de gênero. Após uma breve apresentação do tema, realizaremos a distribuição dos participantes em dois grupos distintos. Com bases nas lembranças de infância vivenciaremos como o processo da identificação de gênero é construído e moldado culturalmente e como os principais órgãos da sociedade (família, escola, mídia, etc.) os reproduzem e reforçam sua interiorização em cada um de nós evidenciando para os participantes que a repressão sexual tem seu início na fase da infância, por meio do que se acredita ser o imposto pelos bons costumes e pela moral do grupo ao qual está inserido o indivíduo. Ao fim apresentaremos os resultados obtidos e abriremos a discussão sobre como, individual ou coletivamente, podemos mudar nossa forma de recepção de informações e introspecção de temas, apresentando alguns estudos de caso de transexualidade na infância e os conflitos gerados pela cultura.
SALA 5 – 13h00-15h00
OFICINA: imersão em movimentos sociais, lutando para mudar o mundo


Sidnei Rodrigues; Guilherme Yazaki; Danilo Reis; Janaina Soares; Natalia Cruz; Julia Gussoni; Tatiana Luz. – ECA/USP.

O objetivo da oficina é promover a identificação e a empatia dos participantes com o tema: “movimentos sociais”. Os participantes serão divididos em três grupos que sortearão reivindicações a serem defendidas (as possibilidades serão: luta por moradia; luta por transporte público e luta por melhoria das condições do sistema prisional). Divididas as pautas, cada grupo terá a missão de propor uma intervenção a fim de defender seus interesses. Passados os 30 minutos que cada grupo terá para pensar sua proposta, terão 10 minutos para apresentar a intervenção. Durante as apresentações serão espalhadas – sem que os participantes vejam – notícias que teriam saído na mídia sobre a intervenção que fizeram. Por exemplo: “ato a favor de moradia vandalizou espaço público”. Após os participantes terem contato com as diferentes versões da realidade que foram midiatizadas sobre a ação deles faremos uma roda e discutiremos o que eles sentiram ao ler as notícias. No meio da discussão informaremos que as notícias são verdadeiras, e saíram em diferentes veículos, puxaremos, assim, o debate para a importância da leitura crítica da mídia. A oficina terá dois momentos: a aplicação em si com os participantes do Seminário na Anhembi Morumbi e a discussão sobre possibilidade de posterior aplicação em um ambiente educativo (seja formal ou informal) com adolescentes.
SALA 6 – 13h00-15h00
OFICINA: Trilhando a Base Nacional Comum Curricular


Patrícia Beyersdorf; Mariana Pereira; Carine Nascimento; Meire Yokota- ECA/USP

Com base na necessidade de falar sobre o Plano Nacional Comum, o Sistema Nacional de Educação e principalmente entender melhor a Base Nacional Comum Curricular, criamos um jogo de tabuleiro quefacilita esse processo. Ao trilhar os caminhos da BNCC, os participantes da oficina poderão compreender o que ela propõe, assim como entender suas consequências, positivas e negativas. Pretendemos incitar, através da diversão, o questionamento do público sobre o assunto, assim como trazê-lo à tona, uma vez que muitas vezes é colocado de lado. Durante o jogo, rolarão discussões para ouvir as diversas opiniões sobre os tópicos ressaltados.
SALA 7 – 13h00-15h00
OFICINA: Democratização dos meios de comunicação – O jogo


Ananda Postiglione; Jefferson Silveira; João Alonso; Carla Grella; Caio Treft; Daniella Fideles; Anna Broggi- ECA/USP

Dinâmica colaborativa baseada na democratização dos meios de comunicação e participação popular. Nossa proposta é, a partir da experiência educomunicativa, levar os participantes da dinâmica a uma reflexão sobre os conceitos e problemas que giram em torno do debate envolvendo a Democratização dos Meios de Comunicação.
SALA 8 – 13h00-15h00
OFICINA: Amarelinha da Juventude


Alexandre Moreira; Camila Hermínio; Juscilene Alves; Rodolfo Santana e Stefannia Brito – ECA/US

Lembrando de uma antiga brincadeira, a oficina levará os participantes a jogarem a Amarelinha da Juventude, a partir de um cenário atual, o grupo terá o trabalho coletivo de percorrer as 10 casas até uma proposta mais ideal daquilo que acreditamos ser a juventude ideal embasado no estatuto da juventude decretado em 2013. Através de discussões coletivas e colaborativas, os participantes, vão construir coletivamente os caminhos a serem percorridos pelas políticas públicas e possivelmente ações de educomunicação para possibilitar os jovens suas garantias de direitos com respaldo na lei.
SALA 9 – 13h00-15h00
OFICINA: PRODUÇÃO MIDIÁTICA NA ESCOLA – IMPRENSA JOVEM


Carlos Alberto Mendes de Lima – SMESP

A oficina visa dotar os participantes de técnicas e práticas no uso de mídias na escola, notadamente o rádio e a construção da uma imprensa jovem.
29/10/2015 – 15h15 às 17h15 – GRUPOS DE TRABALHO
SALA 1 – 15h15-17h15
Educomunicação Socioambiental e Direitos Humanos

O desafio da conciliação entre redução e complexidade na educação ambiental: a educomunicação como projeto político pedagógico. Thaís Brianezi e Marcos Sorrentino- Oca – Laboratório de Educação e Política Ambiental (ESALQ/USP), SP.

A Formação de Profissionais Sociais e Éticos: O Ensino de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Cláudio Lima Ferreira – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

A Educomunicação Socioambiental em empreendimentos lineares. Cristiane Holanda – UMESP, SP.
SALA 2 – 15h15-17h15
Educomunicação e Saúde Integral

A educomunicação e o reencontro com a capacidade de comunicação com os jovens. Hércules J. M. Barros – Universidade de Brasília, DF.

Produção e divulgação de vídeos com abordagem educativa nutricional para jovens em site público de compartilhamento de vídeos. Felipe Daun- Faculdade de Saúde Pública/USP, SP.

A cena musical da atualidade e a saúde da audição. Marli Batista Ávila – Universidade Anhembi Morumbi, SP.
SALA 3 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Uso do WhatsApp como ferramenta de aprendizagem e aproximação entre docente e discentes: O caso da disciplina de agenciamento turístico. Douglas Silveira de Assis – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

A Escola na Tela da TV uma proposta multidisciplinar para o ensino. Débora Burini – Universidade Federal de São Carlos, SP.

A interação entre a educação formal e a indústria de tecnologia: interesses e tensões, numa perspectiva educomunicativa. Carolina Pedrosa Cardoso Itocazo – ECA/USP, SP.
SALA 4 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

A escola e sua relação com as mídias consumidas pelos jovens. Andressa Cindel Nogueira Nowasyk- Universidade Federal de São Carlos, SP.

Práticas educomunicativas no contexto escolar: obstáculos e perspectivas. Bárbara Chiodini Axt Hoppe- Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Avaliação formativa: Projeto interdisciplinar, atendimento, feedback no ensino do audiovisual. Ricardo Tsutomu Matsuzawa e Leandro Vieira Maciel. Universidade Anhembi Morumbi, SP.
SALA 5 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Educomunicação, cultura e artes visuais: reflexões para o professor. Carina Aparecida Bento da Costa e Diva Souza Silva – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

A educação em tempos de sedução da imagem e o Erosmorinianocomo possibilidade de resgate dos sentidos. Carlos Eduardo de Almeida Sá – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Cinema na grade curricular: Uma experiência educomunicativa dentro da Pedagogia Freinet. Saulo de Sousa Silva – Colégio Santa Felicidade, Jundiaí, SP.
SALA 6 – 15h15 -17h15
Educomunicação socioambiental e direitos humanos

Conhecimentos ambientais do Rio Mundaú gerando ações educomunicativas. Célio Alves Ribeiro – Secretaria de Educação do Estado do Ceará, CE e Marcilio Rocha Ramos – Universidade Federal da Bahia, BA.

Natureza em Foco: Uma Prática Educomunicativa. Valéria Patrícia Martins dos Reis e Diva Souza Silva. Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Educação e Agroecologia- Tecendo relações. Fernanda Olivieri de Lima -PPGEDUC- UFRRJ, RJ.
SALA 7 – 15h15 -17h15
Educomunicação e Saúde Integral

A Educomunicação como meio para a ampliação do processo de Educação Permanente em Saúde. Kênia Aparecida Dias Costa, Adriana de Castro Amédée Péret e Denise Vianna Amador – Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG – Centro de Educação em Saúde, MG.

DST (Debates Socialmente Transmissíveis): O diálogo e a Educomunicação como práticas libertadoras. Raphael Henrique de Araújo Vieira. Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Educomunicação em Nutrição no Ensino Fundamental. Camila dos Santos Pereira – Centro Paula Souza, Ana Maria Cervato Mancuso – Faculdade de Saúde Pública/USP e Eduardo Purgatto- Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP, SP.
SALA 8 – 15h15 -17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

A Educomunicação em destaque no cotidiano escolar. Lilian Cristina Gramorelli e Marisa Ester Aldecôa Rosseto- Colégio Marista Arquidiocesano, SP.

Intervenção Educomunicativa: As Oficinas De Reportagem Na Escola Frei Dagoberto Romagem Campo Limpo Paulista/SP.Kellen Messias de Melo – Faculdade Campo Limpo Paulista, SP.

Onde estão os vulneráveis? Uma aproximação ao aprendizado não formal usando como apoio as mídias sociais. Jenny Margoth de La Rosa Uchuari- USP.
SALA 9 – 15h15 -17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

O jornal em parceria com a Educação – Uma abordagem educomunicativa do projeto Dat – Formando o cidadão do futuro. Suéller Oliveira da Costa – Programa Jornal e Educação (PJE), da Associação Nacional de Jornais, SP.

O Legado Jovem: um espaço de protagonismo juvenil na Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen. Felipe dos Santos Schadt- Faculdade Campo Limpo Paulista, SP.

A Pedagogia de Projetos e a Educomunicação: uma parceria de sucesso. Adolpho Queiroz, Adriene Sttéfane Silva e Maria Aparecida da Silva Moura- Universidade Federal de Uberlândia, MG.
SALA 10 – 15h15 -17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

A Dança na escola como uma possibilidade Educomunicativa. Diva Souza Silva e Maria Aparecida da Silva Moura-Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Núcleo de Comunicação e Educação Popular: Relato de experiência no Centro de Socioeducação (Cense) Fazenda Rio Grande. Matheus Piovesana do Nascimento, Camila Wzorek, Lisyê Zadorosny, Letícia Alves Graton, Plínio Luis Pereira Lopes e Guilherme Carvalho- Universidade Federal do Paraná, PR.

Webrádio e WebTv: utilizando tecnologias da informação para contribuir nos processos educacionais inclusivos.Henrique Tavares Barum, William Machado Silva, Mariana Pouey da Cunha, Julia Moraes de Andrade, Yuri Nobre da Roza e Marislei Ribeiro da Silveira – Universidade Federal de Pelotas, RS.
SALA 11 – 15h15 -17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

A Implementação de Projetos Sociais em Diferentes Contextos: a busca pela melhoria da sociedade no escopo da atuação docente. Telma Martins Peralta – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Educomunicação em ação: o curso de Redes Sociais na Escola promovido pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Daniele Próspero, Maria Salete Prado Soares, Silene Lourenço e Kassandra Brito de Carvalho – ECA/USP, SP.

Núcleo de Comunicação e Educação Popular: Relato de experiência no Colégio Estadual Manoel Ribas. Vinicius do Prado, Amanda Lüder, Larissa Abrão Guimarães, Maria Melora Moura, Plínio Luís Pereira Lopes, Thaissa Falcão – Universidade Federal do Paraná, PR.
29/10/2015 – 18h00 – 20h00 – CINEMA COM DEBATE
Cinema com debate: Educomunicação e Saúde Integral
Coordenação:Prof. Ms.Paola Diniz Prandini
Debatedoras:Carolina Platero Martinelli e Juliana Gonçalves
Filme: O Renascimento do Parto
Direção: Eduardo Chauvet
30/10/2015 – Sexta-Feira
9h00 – 11h30
Mesa Redonda: Educomunicação e Saúde Integral
Mediação: Marcelo Flório – Universidade Anhembi Morumbi – UAM
– Educomunicação na Atitude Transdiciplinar em SaúdeProf. Dr. Caio Fábio Schlechta PortellaUniversidade Anhembi Morumbi – UAM
Educomunicacao no campo da Nutrição: algumas experiênciasProfa. Dra. Ana Maria Mancuso – Universidade de São Paulo – USP.
30/10/2015 – 13h00 às 15h00
LOCAL E HORÁRIO
GRUPOS DE TRABALHO
SALA 1 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

As plataformas utilizadas no ambiente educativo como ferramentas de acesso ao conhecimento científico: as estratégias Open Access.Gesialdo Silva do Nascimento-Universidade Federal do ABC, SP.

Webquest: uma proposta de aprendizagem colaborativa. Gilmara Ozorio da Silva Santos – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

O desenvolvimento do hábito de leitura no ensino superior: focalizando novas formas de comunicação de um texto. Telma Martins Peralta. Universidade Anhembi Morumbi, SP.
SALA 2 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

O jornal impresso escolar enquanto parâmetro acerca da hierarquização de poder nas instituições públicas de ensino: os casos Jornal D’Escola, no estado de São Paulo, e Educampus, na Paraíba. Cláudio Messias – Universidade Federal de Campina Grande, PB.

A utilização dos recursos midiáticos e virtuais com a conscientização legal em processos educativos. Mário César PintaudiPeixo, Diva Souza Silva e Vanessa Matos dos Santos – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Ensino de música nas escolas sob a perspectiva educomunicativa. Silvana Uliana e Diva Souza Silva – Universidade Federal de Uberlândia, MG.
SALA 3 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Traçando novas redes e rompendo paradigmas: Educomunicação.Danielle Francine de Pinho Freire – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Será o eBook apenas um eBook? Whaner Endo- Universidade Anhembi Morumbi, SP.

As relações educativas regidas pela tecnologia. Jacqueline Meneguel Albino – Universidade Metodista de São Paulo, SP.
SALA 4 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

O protagonismo infanto-juvenil e a produção midiática colaborativa no âmbito escolar. Renato Tavares Júnior – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

O uso do jornal impresso local em sala de aula: perspectivas no século XXI. Gleice De Divitis Rosa – PUC, SP.

Utilização de simulações em atividades discentes para promover o desenvolvimento da aprendizagem significativa de conceitos básicos de eletricidade. Francisco das Chagas da Conceição e Julio Wilson Ribeiro – Universidade Federal do Ceará, CE.
SALA 5 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Processos educacionais e comunicacionais para formação do profissional de Comunicação. Eliana Nagamini – Faculdade Cásper Líbero, SP.

O direito social à informação e comunicação: um desafio para uma educação tecnológica donovomilênio. José Paulo Germano – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

A emoção como fator de interferência na coerência do discurso empresarial planejado para mediatização em situação de crise. Licia Egger Moellwald- Universidade Anhembi Morumbi, SP.
SALA 6- 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Campanha de Conscientização sobre o Câncer de mamas – Outubro Rosa. Aline Machado De Zoppa, Silvia Ferrari, Fernanda de Carlo Deusdado e Rosalina Bertolini – Veterinária/ Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Mídias eletrônicas como metodologia ativa no ensino de Anatomia Veterinária. Giovana Pires de Campos Fontanelli, Grazielle Saes Orçati, Priscila Sayuri Kavano Teixeira – Universidade Anhembi Morumbi, SP.
Ensino, aprendizagem e comunicação da língua inglesa através de projetos de educomunicação. Gisele Gaigher Ferreira – Estácio Uniseb Jundiaí, SP.
SALA 7- 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Como as mídias alternativas ajudam a implementar práticas Educomunicativas em comunidades Quilombolas.Delcimar Ribeiro da Silva e Sabrina Kelly da Silva -Universidade Federal de São João Del-Rei, MG.

Núcleo de Comunicação e Educação Popular: Relato de experiências no jornal A Laje e Folha do Sabará. Vinicius do Prado, Douglas Maia, Guilherme Horbatink Villanova, Heloisa Nichele, Maria Isabel Miqueletto, Milena Alves e Plínio Luís Pereira Lopes- Universidade Federal do Paraná, PR.

Mídia e Cidadania: diálogo, crítica e criatividade. Frederico Nunes Imbuzeiro e AkemiIshihara Alessi – Centro Universitário de Belo Horizonte, MG.
SALA 8- 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Espaço visto e espaço vivido: relato de trabalho com webdocumentário e cartografias urbanas em oficinas de educomunicação. Michel Montandon de Oliveira – Universidade Federal de São João Del-Rei, MG.

Contos digitais como prática interdisciplinar no ensino médio. Ana Nunes Cunha e Célio Alves Ribeiro – Secretaria de Educação do Estado do Ceará, CE e Cátia Luzia Oliveira da Silva – Universidade Federal do Ceará – CE.

Pesquisa acadêmica interdisciplinar: uma experiência Educomunicativa. Ana Rosa Vidigal Dolabella – Centro Universitário de Belo Horizonte, MG.
SALA 9- 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Experiência na produção de conteúdos multimidiáticos na temática “alfabetização”. Roberto Ferreira da Silva e Maria Conceição Gobbo Medda- Universidade Anhembi Morumbi, SP

O protagonismo juvenil na produção de radioescola- um relato de experiência. Marlos Joaquim de Oliveira e Diva Souza e Silva – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Educomunicação: a práxis transformadora no contexto escolar. André Jonatas Barbosa, Ana Carolina Cuofano Gomes da Silva, Isabelly Lira, Giovana Magnie, Nathallí Monteiro Cratz- EMEF General Júlio Marcondes Salgado, SP.
SALA 10- 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Redes Educativas: Um Inventário de Diferenças. Mauricio Mario Monteiro – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Os recursos tecnológicos na compreensão do mundo científico. Adriana Costa de Souza – Escola Municipal Prof. Álvaro César Carvalho, SP.

Mediação tecnológica do audiovisual sob a perspectiva da educomunicação. Isabela Rosa da Silva e Marciel A. Consani- ECA/USP, SP.
SALA 11 – 13h00-15h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Imprensa Jovem – Agência de Noticias na Escola. Carlos Alberto Mendes Lima, SEMESP, SP.

A gameficação: o que custa à educação?  Heinrich Araujo Fonteles – Uniitalo e FMU, SP.

A Juventude Brasileira em Rede: Capacitação e Uso do Computador e da Internet nas Escolas Brasileiras à Luz da Pesquisa TIC Educação. Fabiana Grieco C. de Mello Vetritti – ECA/USP, SP.
30/09/2015 – 15H15 às 17h15
SALA 1 – 15h15-17h15
Educomunicação Socioambiental e Direitos Humanos

Projeto Almas em Movimento- Penitenciaria Feminina da Capital. Mônica Jurado – ABPEducom, SP.

Palmares Vive. Sandra Santella de Sousa – Prefeitura Municipal de São Paulo, SP.

RedEducom na América Latina e Caribe. Silvia Torreglossa – Sepac Paulinas – SIGNIS Brasil, SP.
SALA 2 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Literacias de Mídia e Informação e sua influência no trabalho docente: discutindo contribuições possíveis a partir do uso de Jogos Digitais na Educação Física Escolar. Alan Queiroz da Costa – ECA/USP.

Comunicação e interdisciplinaridade: educando novas práticas do esporte na sociedade.Rafael Medeiros da Silva – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

TIC e literacias digitais no ensino-aprendizagem virtual de professores. Antônio Hélio Junqueira – Universidade Anhembi Morumbi, SP.
SALA 3 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Interfaces da comunicação/educação em projetos de comunicação para a transferência de tecnologias. Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira – Embrapa Rondônia, RO e Ana Margarida Castro Euler – Embrapa Amapá, AP.

Cultura participativa e financiamento coletivo: possibilidades e desafios para projetos educomunicativos. Angélica Fabiane Weise e Rosane Rosa – Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Os novos paradigmas da Ecopedagogia na contemporaneidade. Marcelo Flório, Telma Martins Peralta – Universidade Anhembi Morumbi, SP e Marina Jugue Chinem – Universidade Metodista, SP.
SALA 4 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Educação e Acontecimento Comunicacional: o cinema na sala de aula. Wilson Roberto Vieira Ferreira- Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Projeto Imprensa Jovem na rede ensino municipal de São Paulo: uma abordagem a partir da educomunicação.Kelly Victor – SEMESP, SP.

Nossos Novos Mundos: A construção de cinema documentário como instrumento de empoderamento e autonomia. Saulo de Sousa Silva – ECA/USP, SP.
SALA 5 – 15h15-18h00
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

O uso do audiovisual como ferramenta de transmissão do conhecimento no ensino superior.Roberta Baldo Bacelar e Camila Beltrão Medina – Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, SP.

O caso Isadora Gaber – a internet como meio dialógico entre aluno e escola. Andressa da Cruz Caprecci- ECA/USP, SP.

Retorno à Gravura. Luiz Vicente de Lima Lazaro – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Mídia e cultura no Canal Futura: produção de sentidos e significados na mobilização comunitária e no telejornalismo. Luciana Almeida das Chagas – FMU, SP
SALA 6 – 15h15-17h15
Educomunicação e Saúde Integral

O processo de informação – comunicação significativa como base do plano de cuidados na área da saúde da mulher. Eunice Almeida da Silva, Anderson Vinicius Romanini, Quézia Rebeca Silva Flores, Thaís Aparecida Turno – Obstetrícia da Universidade de São Paulo, SP.

Naturologia: um diálogo entre saberes. Adriana Elias Magno da Silva – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

O estádio do selfie: Formação do Eu e Narcisismo 2.0. Luiz Fernando Fontes Teixeira – USP, SP.
SALA 7 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Entre livros e redes sociais: formação do leitor pré-adolescente em tempos de novas narrativas e elogios à superficialidade. Fulvia Zonaro Crestani – PPGCom Anhembi-Morumbi, SP.

Hospitalidade e Acolhimento no Terceiro Setor: educação e trabalho para jovens surdos. Adriana Siqueira Correa e Marielys Siqueira Bueno – Universidade Anhembi Morumbi, SP.

A comunicação e a tecnologia na vida do idoso: memórias e reflexões. Michel Carvalho da Silva – UNIFESP, SP.
SALA 8 – 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Educomics: construindo uma nova percepção acerca dos quadrinhos. Adriano Augusto Vieira Leonel; Danilo Bonchristiano Reis; Natália Rosa Muniz Sierpinski – ECA/USP.

A Narrativa Moral numa abordagem Transmidiática: o que nos dizem as adaptações fílmicas dos heróis marginais da Marvel Comics? Marciel Aparecido Consani e Adriano Augusto Vieira Leonel – ECA/USP, SP.

Núcleo de Comunicação e Educomunicação Popular: Relato de experiência no Colégio Estadual Herbert de Souza. Matheus Piovesana do Nascimento, Fernanda Passos, Plínio Luís Pereira Lopes, Thays Cristine Vieira da Silva, Guilherme Carvalho – Universidade Federal do Paraná, PR.
SALA 9- 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

A competência leitora: a Arte como fomentadora de ações colaborativas. Érica Felício de Carvalho Orefice- Universidade Metodista, SP.

Educomunicação como metodologia para resgate da memória. Marcelo Maurício Miranda – Universidade do Estado de Minas Gerais, MG.

Blog no ensino de Ciências. Gláucia Silva Bierwagen- Prefeitura Municipal de São Paulo, SP.
SALA 10- 15h15-17h15
Educomunicação, Mídias e Espaços Educativos

Ensino e prática de cinema e vídeo nos anos finais do ensino fundamental: prática pedagógica educomunicativa e linguagem audiovisual. Eduardo Mendes Silva e Ademilde Silveira Sartori – Universidade do Estado de Santa Catarina, SC.

A experiência audiovisual na escola pública e as possibilidades midiáticas com o portal do professor. Mara Dutra Ramos Rios – Universidade Federal de Uberlândia, MG.

Formação de Professores em Formação Inicial: Análise de competências digitais quanto a objetos de aprendizagem. Fagner Alexandre Sotorriva Neckel – Centro Universitário – UNINTER, SP e Vagner Jorge Neckel – SOCIESC, PR.

Confira a programação completa do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação

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