O blog do NCE tem agora um novo espaço para publicação de artigos relacionados à interface da comunicação e educação.
Compartilhamos hoje o artigo “A telenovela discutida na escola, na perspectiva da educomunicação”, escrito por Cláudia Mogadouro, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.
Cláudia Mogadouro relata o percurso de uma pesquisa realizada em uma escola pública em SP, onde se promoveu uma série de debates sobre a telenovela Mulheres Apaixonadas, de autoria de Manoel Carlos, em exibição no horário nobre durante um ano letivo (2003).
“A experiência foi educomunicativa uma vez que construiu dialeticamente com alunos e professores, o percurso que levaria ao levantamento de dados e ao grupo de discussão – objetivo último da fase de coleta de dados. Olhar para os meios de comunicação – nesse caso com o produto da telenovela – com criticidade, dialogicidade e com claro objetivo de ampliar o coeficiente comunicativo dos jovens foi a perspectiva desse projeto que deu base à pesquisa de mestrado da autora.
Esse artigo também tem a intenção de explicitar os caminhos (opções multimetodológicas) assumidos no percurso de um ano letivo e de como a Educomunicação não tem fórmulas prontas, uma vez que tem como fundamento a participação e o diálogo de toda a comunidade (escolar, nesse caso) envolvida. A construção da pesquisa em conjunto com os professores e alunos foi uma opção determinante para os resultados encontrados”, escreve Mogadouro.
Leia o artigo completo abaixo: