Encontro apoiado pelo NCE discutiu Educomunicação e Saúde Integral na Universidade Anhembi Morumbi

Educomunicação para uma vida melhor foi o tema gerador do II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, evento organizado em parceria entre NCE/USP, ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), e Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), com apoio  das Escolas de Comunicação e Educação da UAM.


O evento, realizado entre 28 e 30 de outubro na unidade Centro da UAM, surpreendeu pelo interesse do público e a riqueza e a multidisciplinaridade dos trabalhos aprovados para oficinas e grupos de trabalhos. 
Foram 9 oficinas oferecidas na primeira tarde do evento por alunos da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP. Além disso, alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)  de São Paulo também realização atividades em educomunicação.
A EMEF Almirante Tamandaré, com um grupo de crianças e adolescentes acompanhado por alguns de seus professores, ofereceu uma oficina sobre rádio escolar, a partir da experiência que a escola acumula no projeto de rádio escolar.
Oficinas organizadas por crianças e adolescentes da rede municipal

Outra EMEF a atuar de maneira protagonista é o grupo do projeto Imprensa Jovem da EMEF Julio Marcondes Salgado, que realizou a cobertura educomunicativa nos dois dias do evento.

Clique aqui e conheça o trabalho da Rádio JMS (EMEF Julio Marcondes Salgado)

Oficinas

Na noite de 28 de outubro, a cerimônia de abertura contou com a condução do prof. Luis Farias, diretor das Escolas de Comunicação e Educação da UAM , um dos coordenadores do evento. A mesa foi composta também pelo professor Dr. Ricardo Saban, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UAM,  e pela profa. Fátima Delbono –  líder do Núcleo de Comunicação e Educação da UAM, que muito atuou para a realização do Seminário. 
O professor Dr. Claudemir Edson Viana, representando o NCE/USP,  aproveitou a participação na cerimônia de abertura para anunciar a publicação do ebook decorrente do I Seminário, realizado em outubro de 2014: Educomunicação e Direitos Humanos. 
A publicação  apresenta uma seleção de 39 artigos elaborado por 49 autores que apresentaram seus trabalhos no I Seminário, e que depois passaram por um longo trabalho de avaliação, seleção, e organização da publicação com novos eixos temáticos, diferente dos que foram utilizados naquele evento e criados a partir dos textos completos selecionados.

Clique aqui e veja o ebook editado pela ABPEducom. NCE/USP, UAM:  Educomunicação e Direitos Humanos.
Capa do ebook: Educomunicação e Direitos Humanos
Esta conquista fortalece a expectativa  por novas publicações, inclusive decorrente da realização da segunda edição do Seminário,   cujo tema é bastante provocativo  e profícuo já que articula diálogos entre as áreas da saúde (tomada no sentido integral), a educação ambiental e os Direitos Humanos, e um diálogo trançado nos fios do paradigma da educomunicação, e com um foco propositivo, transformador, para levar a se pensar no que podemos fazer para  haver  uma vida melhor!

Especialistas e profissionais respeitados pela experiência em seus campos de atuação enriqueceram a circulação de informações e a produção de conhecimentos a partir do tema gerador e dos eixos temáticos que estruturaram o evento. Foi o caso da palestra magna proferida pela profa. Dra. Sueli Furlan (Geografia USP) que tratou do tema educação ambiental, e que encantou os presentes inclusive com uma fala bastante interessante: “se queremos uma vida melhor isto implica em querer mudar e ter a atitude de mudar habitos”.
Nas mesas redondas do II Seminário, o debate intensificou-se com os temas propostos. Na manha de 29 de outubro, o tema provocou a reflexão sobre Educação sócio ambiental e Direitos Humanos, com a mediação da Diretora de Assuntos Profissionais da ABPEducom e professora da UAM, Rose Pinheiro, e contou com a participação da profa  e associada Débora Meneses, que apresentou os resultados de seu mestrado recentemente apresentado na UNICAMP, intitulado  Direito à Informação, à expressão e à construção do conhecimento: a educomunicação na gestão participativa de Unidades de Conservação, com a participação do prof. Dr. Paulo Santos Almeida (EACH-USP) que tratou da Ética socioambiental e funcionalidade dos Direitos Humanos: críticas e perspectivas.
Mesa Educação socioambiental e Direitos Humanos
Mesa Educomunicação e Saúde Pública

Na mesa redonda da segunda manhã do evento trouxe o tema Educomunicação e Saúde Integral. Mediada pela profa. Fatima Delboni (UAM), o debate foi fomentado com as falas do prof. Caio Portella, coordenador do curso de Naturologia da UAM,  e da profa. Dra Ana Mancuso, professora do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública-USP. As apresentações foram bastante ricas e provocaram o público para perguntas e interessantes reflexões.
O II Seminário também ofereceu 30 Grupos de Trabalho com apresentações de trabalhos de várias regiões do país. Um Seminário que nasceu com a proposta de fomentar localmente o tema da educomunicação, mostrou-se na realidade um evento que tem atraído interessados de todas as regiões do país e até estrangeiros. No total, o Seminário contou com 190 inscrições oriundas de 10 estados da federação!
A atividade cultural Cinema com Debate, ocorrida no final da primeira tarde do evento, contou com a coordenação de Paola Prandini, diretora cultural da ABPEducom. O filme escolhido foi O Renascimento do Parto , Direção: Eduardo Chauvet, Participaram da discussão Carolina Platero Martinelli e Juliana Gonçalves.
Outras atuações foram fundamentais para o sucesso do evento. É o caso da profa. Me. Jurema Brasil Xavier, exímia na secretaria geral do evento, e do Prof. Me. Daniel Siqueira e de Thalles Gimenez e equipe da Agência Modelo da UAM, que apoiaram muito para a realização do seminário com qualidade! Estamos satisfeitos e felizes com a participação e colaboração tão valiosas que permitiram materializar o que era apenas um projeto até então!
Encontro apoiado pelo NCE discutiu Educomunicação e Saúde Integral na Universidade Anhembi Morumbi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *