A Educomunicacão está prestes a completar uma década e meia na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ao longo deste período, milhares de estudantes puderam experienciar momentos de aprendizado com as linguagens de comunicação e suas tecnologias em processos pedagógicos que potencializam a participação, o protagonismo, a colaboração e o uso crítico e criativo das linguagens midiáticas. Seja por meio do rádio, cinema, vídeo, mídias sociais, fotografia, jornal e HQs, crianças e adolescentes têm ressignificado o papel da mídia na escola.
Comunicação é um direito humano e potencializar práticas pedagógicas com as diversas formas de sua manifestação em diversas mídias gera processos dialógicos que aproximam professores e estudantes, bem como, escola e comunidade. As práticas desenvolvidas na rede promovem a autoria e a interdisciplinaridade, em processos baseados em projetos para promover o protagonismo e participação do estudante na produção de ações de intervenção social pela e com a comunicação.
O projeto Educom.Rádio, promovido pela Secretaria Municipal de Educação – SME, entre 2001 e 2004, propiciou à cidade uma lei que coloca a Educomunicacão como política pública de educação, enquanto que o Programa Nas Ondas do Radio – NOR surge para sistematizar processos pedagógicos colocando em prática na escola a política pública de Educomunicação.
As inscrições começam hoje (07/12) a partir das 19h: basta clicar no link:
https://imprensajovem10.wordpress.com/formulario-de-inscricao-do-seminario/
A Câmara Municipal de São Paulo, palco de conquista social e de discussão de políticas públicas, é o espaço ideal para esta celebração. Como a criança e o adolescente são agentes de desenvolvimento do Imprensa Jovem, é para eles que o holofote deverá apontar.
Metodologia do seminário
O seminário Nas Ondas do Rádio – 10 anos da Imprensa Jovem, ou Imprensa Jovem 10 será um espaço de expressão do jovem onde este terá voz privilegiada e contará, a partir das suas histórias de vida, o que pensam sobre educação, sua experiência no projeto e o que este proporcionou em suas vidas.
Quatro adolescentes, egressos do projeto, que tiveram participação em momentos históricos diferentes na Imprensa Jovem dialogam com a plateia formada por educadores, gestores públicos, estudantes de Educomunicação, pesquisadores numa sabatina invertida. A mediação da conversa será feita pelo Prof. Dr. Ismar Soares, idealizador do projeto Educom.Rádio e um dos mais importantes especialista mundiais na área de Comunicação para e com a Educação.
Na sequência, será realizada uma apresentação com os desafios para Educomunicação na Rede, com a participação de gestores, professores, estudantes, especialistas em Educomunicação e jovens participantes do projeto, sob a mediação de Carlos Lima, coordenador do Programa Nas Ondas do Rádio. Os painéis representam quase 1 década e meia de Educomunicação na Rede. Além disso, o evento também contará com apresentação cultural, apresentação e cobertura jornalística de repórteres da Imprensa Jovem.