Tesouros encontrados no NCE:
1)LIVRO – The Everything Green Classroom Book: EUA, 2009
2)ÁUDIO – RÁDIO ESCOLA – Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Alfabetização
3) DOCUMENTO TÉCNICO – Programa de Educomunicação Socioambiental (Série Documentos técnicos – 2)
Por Luíza Giordani, Pedro Henrique, Rafael Hanashiro e Eric Takiy
A atividade “Caça aos Tesouros do NCE” manteve a mesma proposta de AACC I, no semestre anterior. Havia a expectativa do grupo de participar de algo diferente e mais desafiador, porém pouco mudou em sua prática. A ideia consiste em visitar o Núcleo e lá encontrar materiais relevantes e que possam ser considerados como verdadeiros “tesouros”. Os achados de cada grupo são compartilhados em forma de matéria no blog do NCE, dissecando seu conteúdo, importância e contexto. Para nosso grupo, foi sorteado o tema “meio ambiente”, e os seguintes materiais foram selecionados:
1) LIVRO – The Everything Green Classroom Book: EUA, 2009
A série de livros “Everything” aborda uma vasta gama de tópicos em diversas áreas e assuntos. O exemplar encontrado no NCE é um guia para educação ambiental de crianças e jovens, através da criação de uma sala de aula verde, consciente e sustentável. Os tópicos são apresentados ao longo de 21 capítulos, com as seguintes seções: a) explicação do tema; b) contexto do cenário global; c) ideias para a sala de aula; d) projetos escolares; e) visita de campo; f) relação a saúde humana; g) tarefas para casa.
Entre os asuntos abordados estão: reduzir/reciclar/reutilizar; o cultivo eco-amigável; as compostas; a água; o ar; a terra; os meios de transporte e locomoção; a energia; o aquecimento global; o ecossistema das aves; o ecossistema aquático; os mamíferos; os répteis e os anfíbios; os insetos; as plantas; a madeira; entre outros. A abordagem divertida e lúdica desse importante assunto, sem perder profundidade e relevância, é o que mais chama atenção nessa obra.
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Toda informação é contextualizada para o universo das crianças, sendo acessível à compreensão plena e ao envolvimento participativo do jovem. Assim sendo, o livro pode servir como um grande material de apoio para tratar o assunto da natureza e do meio ambiente de forma (edu)comunicativa para o ensino fundamental.
*Ficha Técnica:
ISBN 13: 978-1-60550-351-6
Título: The Everything Green Classroom Book
– From recycling to conservation, all you need to create an eco-friendly learning environment
Autor: Tessa Hill
Editora: adams media
Local/Data: Estados Unidos da América, 2009
Nº de Páginas: 292p
Palavras-chave: meio ambiente, sala de aula verde
2)ÁUDIO – RÁDIO ESCOLA – Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Alfabetização
O conteúdo do CD apresenta uma série de várias gravações do programa Alfabetização Solidária. A gravação corresponde ao programa 3, Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Alfabetização. O projeto parte do princípio que a exploração da diversidade textual deve estar vinculada à realidade do aluno. Apesar do projeto ter sido aplicado em 2001, sua proposta pedagógica, aplicação e conteúdo ainda se mantêm relevantes nos dias de hoje.
*Ficha Técnica:
Órgãos:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação à distância
Programa Alfabetização Solidária
Projeto Rádio-Escola:
Coordenação geral: Ana Valeska Amaral Gomes
Consultoria: Nélia R. Del Bianco e Patrícia Corsino
Prod. Radiofônica: Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
3) DOCUMENTO TÉCNICO – Programa de Educomunicação Socioambiental (Série Documentos técnicos – 2)
O documento é uma proposta relacionada de Programa de Educomunicação Socioambiental, feita pelo NCE, que se relaciona com linhas de ação e objetivos do Ministério do Meio Ambiente. Mas este programa se propõe a integralizar secretarias ambientais de diversos ministérios, dar visibilidade e acesso à produções educativas e campanhas já realizadas, criar um apolítica estruturante e um pensamento coeso sobre projetos que as secretarias deviam apoiar e também uma política que não seja apenas direcionada às necessidades trazidas pelo governo e sim, que seja resultado de uma reflexão participativa feita em conjunto pelos governos, pelas comunidades locais e meios de comunicação.
As ações para que essas propostas se desenvolvam incluem: mapear o “estado da arte” da comunicação socioambiental no Brasil; apoiar as redes de Comunicação Ambiental; promover a produção interativa e veiculação de programas e campanhas de educação ambiental para mídia massiva; implantar o Sistema Virtual de Canais de Rádio e TV; prover novas estruturas de produção popular de comunicação ambiental, destacando a radiofusão educativa; e promover a Formação de Educomunicadores Socioambientais.
O documento é fácil de ser compreendido pois a apresentação da proposta é feita de maneira clara e objetiva e sua linguagem é simples. A proposta do projeto é muito interessante e, ao propor um projeto educomunicativo para a educação socioambiental, traz novas possibilidades para os dois campos, que muito tem a contribuir um com o outro (em termos educacionais, de formação de sujeitos, em conscientização ambiental, etc).