Debates temáticos reuniram profissionais e pesquisadores no Seminário Educomunicação na Práxis Social |
Ao longo de três dias, o Seminário Avançado “Educomunicação na práxis social: perspectivas epistemológicas em debate, na Europa e no Brasil”, realizado em 29, 30 e 31 de agosto na ECA/USP, realizou debates direcionados às diferentes áreas de intervenção do campo em discussão. Leitura crítica dos meios, pedagogia de projetos, protagonismo e empoderamento juvenil, formação de professores de diferentes níveis de ensino, suporte midiático em projetos, políticas públicas, práticas educomunicativas no espaço formal, não formal e informal, novas literacias no campo emergente da Educomunicação, dentre tantos outros assuntos, foram destaque nos grupos de discussão realizados no período da tarde.
Os debates temáticos complementaram as discussões permeadas pelas mesas-redondas realizadas no período da manhã. Para os participantes, além de todo embasamento teórico, científico e acadêmico sobre o campo da Educomunicação, as apresentações de trabalhos propiciam o conhecimento de atividades implementadas dentro desta temática em diferentes regiões e por distintas instituições. É uma forma de conhecer algumas das ações que estão ajudando a construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, além de dialógicos e criativos, no espaço educativo em prol de um ensino transformador.