Comunicação, Arte e Educação conduzem debates do Seminário Educomunicação na Práxis Social

O último dia de atividades do Seminário Educomunicação na Práxis Social inicia-se com proposta de diálogo sobre as interfaces entre Comunicação, Arte e Educação. Contudo, ao se iniciarem as conversas, mediadas pelo professor Claudemir Viana, a manhã de quarta-feira (31/08) ganhou uma atmosfera de síntese do seminário, ampliando as propostas.

O professor Ismar Soares, fundador do NCE/USP e presidente da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação), inicia a sua fala com a apresentação do contexto em que a associação que preside nasce e se fortalece. É uma história que se entrelaça com a consolidação a partir do final dos anos 1990 como um campo de estudos e, fundamentalmente, práticas.

Estas práticas são diversas em sua autodenominação: mídia-educação, mídia para educação, leitura crítica dos meios. Ismar pontua que a ABPEducom acolhe, independentemente da nomenclatura, processos e pesquisas se encontram na busca do utópico e em uma construção dialógica de conhecimento.

O professor retoma, nesta perspectiva, que a educomunicação dever ser uma intervenção social, em sentido artístico, que busca transformar, trazer a novidade, com muito carinho e sensibilidade às identidades de cada um.

Esta pluraridade da ABPEducom é demonstrada pelo professor Ismar por meio do site, http://abpeducom.org.br, com foco nas notícias de trabalhos, pesquisas e projetos de associados e educomunicadores espalhados pelo País.

Em seguida, a professora e socióloga Maria Cristina Costa apresenta uma fala “metalinguistica”: de maneria harmoniosa e sensível, relacionando a história da Arte, da Educação e a sua vida. “Mãe, hoje não tive aula. Teve só esporte e artes”. Com esta fala de seu filho, a professora aponta, retomando também o filme “A Caverna dos Sonhos Esquecidos”, de Werner Herzog, que a Artes sempre fez parte da expressividade humana, desde os desenhos mais rupestres, a Arte estava presente na Matemática, nas Ciências, na Engenharia: “Todo o tempo a Arte está dentro da vida”.

No século XVIII, a Arte constrói sua autonomia e se associa ao lazer e entretenimento, posicionando-se com fronteiras claras em relação à Educação, definida como a casa do saber e da razão.
Contudo, com a convergência de linguagens e o acesso aos meios produtivos de comunicação, vivemos uma época em que essas fronteiras podem ser superadas. Aos processos educomunicativos, a Arte permite a compreensão do capital simbólico construído pela humanidade, que garante ao indivíduo viver seu tempo na humanidade, conclui a professora.

Em seguida, o professor Adilson Citelli, coeditor da Revista Comunicação e Educação, registra: “Estamos em uma situação anormal tentando se relacionar na normalidade”, trazendo para a mesa o momento político extremamente delicado que vive o Brasil. E desta reflexão o professor conta um pouco das lutas e embates do percurso da Revista Comunicação e Educação, referências para os estudos da Educomunicação.

Com mais de 20 anos, a revista teve como articuladora e entusiasta a professora Maria Aparecida Baccega em seu início. Sempre buscando saídas, em muitas vezes, em contextos socioeconomicos e acadêmicos hostis, a revista viveu diferentes dinâmicas e ritmos de publicação, contudo, mantendo-se em um nível acessível tanto de leitura como de submissão de artigos.

Por fim, o professor José Ignacio Aguaded Gómez, diretor da Revista Comunicar, da Espanha, no trouxe um amplo panorama dos trabalhos do Grupo Comunicar, a partir do site. Este grupo é um coletivo de profissionais empenhados na relação entre comunicação e educação. Atua a partir de três eixos: formações, investigações e publicações, sendo este o aprofundado pelo professor José em sua apresentação.

É uma infinidade de livros, e-books, projetos, para conhecê-los é fundamental acessar o site do Grupo, pois ali se encontra links para todas as atividades.

O professor José destacou a importância da Revista Comunicar, como a principal publicação científica com um sistema amplo de revisores de diferentes línguas e países. O educador encerrou as atividades do dia apresentando o vídeo de divulgação da revista:

Comunicação, Arte e Educação conduzem debates do Seminário Educomunicação na Práxis Social

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