1. Educom convida: Vamos à caça?

Educomunicação educa? Educomunicação comunica? Claro que educa e claro que comunica… mas a chave talvez esteja no caminho e não no objetivo… talvez as perguntas devam ser outras: Como? Por quê? Com qual finalidade? Certamente não vamos responder às questões nesta série de textos – frutos de um trabalho proposto pelo Prof. Dr. Claudemir Viana, no primeiro semestre do curso. O objetivo aqui é abrir uma frestinha na janela para que todos possam dar uma espiadinha e, entre contribuições e reflexões, coletivamente consigamos chegar à resposta…


Esta foi a partida do trabalho proposto pelo Prof. Dr. Claudemir Viana, na disciplina Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais, primeiro semestre do curso de Educomunicação. A exigência era buscar nos arquivos do NCE, num período de duas horas, dois volumes que abordassem os interesses do grupo e atendessem ao desafio.

O resultado foi o texto Brasil na Raíz, composto por esta introdução – Caçando Tesouros – e mais três capítulos: 2. Você Conhece a Arte Negra?3. De Onde Vêm Seus Hábitos Alimentares? 4. É Possível Separar em Cores a Nossa Cultura? que aqui, em um novo desafio, adaptamos à linguagem midiática e ao novo propósito, contextualizando-o. Esperamos com o trabalho, mostrar um pouco daquilo que o prof. dr. Ismar de Oliveira Soares, explica como o ecossistema educomunicativo: “…ideal de relações, construído coletivamente em dado espaço, em decorrência de uma decisão estratégica de favorecer o diálogo social, levando em conta, inclusive,as potencialidades dos meios de comunicação e de suas tecnologias.”(SOARES, p. 44), que a Educomunicação se propõe a criar e desenvolver.

CAÇANDO TESOUROS…
São engraçados aqueles momentos em que você se dá conta de que a genética assume o comando: basta ser convidada a caçar e todos os meus DNAs caçadores-coletores entraram em alerta. Lá fui eu atrás de tesouros no NCE. Me lembrei de Ali Babá… não pelos ladrões, claro, mas pela caverninha repleta de possíveis tesouros: felizmente me entregaram um enigma para decifrar e um horário a cumprir que me ajudaram a manter o foco, ufa!!! Caso contrário, acho que estaria lá até hoje…
Abre-te Sésamo: imagine um lugar relativamente pequeno e em construção, tudo está organizado, “só que não…” Aquela sensação de que um tesouro mais valioso está lá, escondido em uma prateleira ou em uma pilha à arquivar te assalta e, então, respiro fundo e repito como um mantra: “Xô ansiedade, foco, foco, foco…”. Tic-tac, tempo passando… pronto, me defini, vou levar essas duas… há limite – dois volumes – ou precisaria de um carrinho de supermercado para carregar meus interesses…
O enigma fala em educação e mídia, educação laica e educação promovida pela Igreja Católica, aceitação de crenças e religiões… achei um material incrível sobre a cultura negra… vai ser este, cultura negra e inserção é bem aquilo que havíamos definido como tema… excelente… Meus DNAs caçadores-coletores estão satisfeitos, primeira parte da missão cumprida… posso “ticar” minha lista de afazeres…
                                                                                 
Conheça mais sobre o desafio NCE “Caça ao Tesouro”:
TEXTO ORIGINAL: Elisa Canjani
TEXTO ADAPTADO: Elisa Canjani
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SOARES, Ismar. Educomunicação. O conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo. Paulinas, 2011
1. Educom convida: Vamos à caça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *