|
Foto: Premiação de Raquel Cavalcante |
A participação dos representantes da ECA e do PPGCOM foi bastante significativa no II Congresso sobre Tecnologias na Educação-Ctrl+E 2017 (https://ctrle2017.dcx.ufpb. br/), realizado no Campus IV da UFPB no município de Mamanguape (Paraíba) .
O Ctrl+E busca atrair professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da educação, computação, mídias digitais, design e outras áreas, interessados no uso da tecnologia como apoio ao ensino e à aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, inclusive da própria computação. O objetivo do evento é fomentar a interação entre pessoas de diferentes formações e interesses para discutir sobre problemas e soluções relevantes para a educação na era digital.
O artigo A NARRATIVA COMO EIXO ARTICULADOR DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E COMUNICACIONAL: Uma abordagem educomunicativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Maria P. de Aguiar (Campinas-SP/Brasil), da autoria do professor Marciel Consani (CCA-ECA/USP) ficou com o segundo lugar. Este trabalho relata os resultados da pesquisa de pós doutoramentodo autor realizada junto ao Instituto de Multimeios (IMM) da Unicamp.
A mestranda do PPGCOM Raquel Cavalcante foi premiada duas vezes, nas categorias: Workshop Edutech Experience, obtendo o primeiro o lugar no projeto em grupo com o app CodeMusic, além do segundo lugar na Mostra de Software e Objetos de Aprendizagem com o game interativo Edu no Planeta das Galinhas.
Sobre o congresso:O II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017) é um evento científico que pela segunda vez ocorreu no Nordeste, mas dessa vez com um caráter nacional ao invés de regional.
O congresso permite a troca de ideias sobre práticas e pesquisas que busquem compreender, melhorar e ampliar o uso da informática em processos de ensino e de aprendizagem nos mais diferentes contextos de ensino.
Em 2017, o Ctrl+E, organizado pelo Departamento de Ciências Exatas (DCX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi realizado no Campus IV da UFPB, na unidade de Mamanguape-PB nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017.
O Ctrl+E busca atrair professores, estudantes, pesquisadores e demais profissionais da educação, computação, mídias digitais, design e outras áreas, interessados no uso da tecnologia como apoio ao ensino e à aprendizagem das diversas áreas do conhecimento, inclusive da própria computação. O objetivo do evento é fomentar a interação entre pessoas de diferentes formações e interesses para discutir sobre problemas e soluções relevantes para a educação na era digital.
Sobre o paper:O artigo relata, numa retrospectiva crítica, resultados de uma investigação desenvolvida no programa de pós-doutoramento do IA-UNICAMP, intitulada Estratégias e materiais para formação e acompanhamento no uso das mídias dentro do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e financiada pela FAPESP. Nossa hipótese principal foi de que a Narrativa, entendida como um “eixo interdisciplinar” se configura como uma interface cultural que, no contexto de uma educação dialógica orientada pela práxis educomunicativa, promove mudanças efetivas na escola. Ao final da pesquisa, definimos uma série de avanços conceituais e procedimentais na superação do modelo “instrumentalizador” que apresenta as tecnologias digitais como simples ferramentas de apoio pedagógico.