Grupo do Eixo Educomunicação: educação e mídia do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos |
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo vem liderando a elaboração do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos desde o início do ano. Para tanto, foram convidados profissionais e instituições que atuam ou têm alguma relação com os 5 eixos temáticos que constituirão o Plano (Ensino Básico, Ensino Superior, Segurança Pública e Sistema de Justiça, Educação Popular e, finalmente, o eixo Educomunicação: educação e mídia.
Prof. Ismar Soares e Maria Redher apresentam o eixo |
Depois de 5 meses de trabalhos, no ultimo 15 de julho, colaboradores de todos os eixos se reuniram para apresentar a versão final da proposta para o Plano, que seguirá para mais de 20 audiências públicas a ocorrem no Estado até o final do ano.
Prof. Claudemir Viana e Maria Redher |
O eixo Educomunicação: educação e mídia foi elaborado por integrantes do NCE, sob coordenação do prof. Claudemir E Viana, e com integrantes da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, sob liderança do prof. Ismar O Soares (Presidente) e Maria Redher (Vice Presidente), e ainda os associados Maurício da Silva, Joelita Rocha, dentre outros.
Grupo do eixo em trabalho |
Também integraram o grupo a Janaina Abreu (Instituto Paulo Freire), Ana Almeida (advogada e profa.município de SP e que participou do Educom.rádio), dentre outros representantes da sociedade civil.
A grande contribuição do grupo para este eixo foi ampliar a perspectiva sobre a relação entre mídia e direitos humanos para o contexto da comunicação mais geral e ampla, e, sobretudo, pelo compromisso com a abordagem educomunicativa sobre o fenômeno. Dentre as propostas, destaca-se a da criação de um Observatório Estadual de Educomunicação em Direitos Humanos.
Outras informações, veja no blog da Defensoria
Versão final da Proposta do Plano |
,