De 15 a 19 de janeiro de 2018, o NCE promove o curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas, com apoio do Depto de Comunicações e Artes da ECA (CCA), como atividade integrante do 15o. USP ESCOLA.
O curso de 40 horas é constituído de atividades de introdução sobre educomunicação e temas geradores como o do encontro sobre Educomunicação: Ecologia auditiva – construindo e compartilhando Narrativas Sonoras, promovido pelo prof. Dr. Marciel Consani (foto) na primeira tarde do curso.
Durante toda a semana, os participantes terão oportunidades de vivenciarem práticas, técnicas, métodos e teorias que o paradigma da educomunicação propõe na exploração das interfaces entre comunicação e educação.
O curso é coordenado pelo prof. Dr. Claudemir E Viana e também conta com a atuação de alunos da Licenciatura em Educomunicação (Raira Torrico, Denise de Oliveira e Juliane Cruz) e também de colaboradores do NCE como Maurício da Silva, Paola Prandini, Claudia Mogadouro, Daniela Próspero e Maria Rehder. Veja abaixo os temas tratados.
E conheça um pouco mais sobre as atividades no webdiário que estamos publicando no Canal Youtube do NCE. Clique aqui.
1 – Educação midiática e Educomunicação
Educomunicação, Educação Midiática, Media Literaci. O contexto sóciotecnológico contemporâneo e as interfaces entre comunicação e educação. Origens histórico-sócio-culturais da ideia de educomunicação. Atividade prática: Caça aos Tesouros do NCE; produção e publicação de ensaio no blog do NCE USP.
2 – Educomunicação: Ecologia auditiva – construindo e compartilhando Narrativas Sonoras
As sonoridades presentes no cotidiano das pessoas e sua exploração para processos de percepção, concepção e expressão aplicadas em processos educativos.
3 – Gestão de processos educomunicativos na cultura digital – usos do google.
Cultura digital e a Escola. Práticas colaborativas por meio de ferramentas e aplicativos do Google, aplicadas na educação. Metodologia da Pedagogia de Projetos. Aprender aprendendo, colaborativamente.
Atividade: Produção de documentos compartilhados e aplicação de ferramentas do Google para planejamento dos processos educativos, com exercícios no laboratório, que deverão ser apresentados no ultimo encontro.
4 – Praticas Educomunicativas na escola: Inter-relações da Educomunicação e Artes
A arte-educação e a educomunicação e suas múltiplas relações em práticas educativas.
5 – Praticas Educomunicativas e currículo escolar : Cinema na Escola
Cultura e Cinema. Cinema e Educação. Cinema na Escola e a perspectiva da educomunicação. Linguagens e suportes tecnológicos contemporâneos. Cinema e Diálogo.
6 – Práticas Educomunicativas na escola: Racismo e discriminação de gênero no Brasil – branquitude e negritude em jogo
Discutir, por meio de práticas educomunicativas, a discriminação racial no cotidiano brasileiro, por meio da permanência dos valores da branquitude em detrimento das matrizes da negritude do país, relacionando-as, principalmente, às contribuições das mulheres negras à sociedade
7 – Praticas Educomunicativas na escola: Leitura Crítica da Mídia
O papel da leitura crítica da mídia; critérios e metodologias de abordagem para a leitura crítica da mídia a partir da educomunicação como paradigma.
8 – Praticas Educomunicativas na escola: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e garantia dos direitos humanos
Como o tema dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável podem estar presentes na educação básica, sob a perspectiva da educomunicação.