No último dia 22/06/2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação anunciaram os cinco professores que receberão o recém-criado Prêmio USP Trajetória pela Inovação. Além do professor Ismar, outros quatro professores foram premiados, a saber: Glaucius Oliva (IFSC), Roberto Postali Parra (ESALQ), Kazuo Nishimoto (Poli) e Marcelo Britto Passos Amato (FMUSP).
O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações dos professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País.
Um total 43 nomes haviam sido encaminhados à Pró-Reitoria pelas diferentes unidades da USP, em setembro de 2017. A indicação do CCA, propondo o nome do Prof. Ismar foi aprovada pela Congregação da ECA que reconheceu o trabalho inovador do professor, ao sistematizar o conceito da educomunicação e promover a prática em todo o país, convertendo-a em política pública.
Inovação em âmbito internacional
Na justificativa do prêmio, afirma texto do Jornal da USP, edição de …
Inovando na pesquisa, na docência e na extensão cultural, o Prof. Ismar Soares vem impactando positivamente a sociedade de forma a ter suas ideias e propostas incididas em políticas públicas implementadas em várias regiões do País. Ainda no campo da inovação, sob a coordenação do professor, o Conselho de Comunicação Social do Senado promoveu evento em que representantes da Unesco podem conhecer práticas e pesquisas em educomunicação ao ouvir pesquisadores de universidades, professores e alunos de projetos promovidos por escolas públicas e privadas. No momento está à frente de um movimento para a formação de uma rede de educomunicação internacional, iniciando-se pelo território latino-americano.
Mais informações sobre o prêmio e os professores que o receberão em cerimônia, na Reitoria da USP, podem ser encontradas em:
Parabéns professor!!
Prêmio merecido!
Saudades!!