Educomunicação esteve presente em paineis do 4o. Congresso de Graduação da USP

























Experiência Didática na Licenciatura em Educomunicação

A educomunicação esteve presente do 4o. Congresso de Graduação da USP, ocorrido em 04 e 05 de julho de 2018 por meio de três apresentações. Uma delas foi o painel apresentado pelos alunos Renata Mie Garabedian e Marcelo Correia, sob coordenação da profa. Lucilene Cury. O título do painel é “O trabalho colaborativo em sala de aula: uma experiência didática na Escola de Comunicações e Artes da USP”.

Profa. Lucilene Cury e seus alunos Renat Mie e Marcelo Correia

O pôster relata uma experiência vivenciada no âmbito da disciplina Metodologias para a Pesquisa Científica em Educomunicação,  durante o ano letivo de 2017, ministrada pela professora Lucilene Cury, que resultou em um trabalho colaborativo, elaborado em conjunto pelos alunos, professora, estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino e monitora do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação. Os debates em aula, sobre o tema da interdisciplinaridade, foram gravados e deles resultou o trabalho denominado “A problemática da complexidade: um modelo metodológico para análise do pensamento de Edgar Morin”, participante do XI International Brazilian Meeting on Cognitive Science (EBICC), o que motivou a iniciativa de relato no Congresso realizado pela USP..

Educomunicação na formação superior de dois cursos no Brasil foi o tema de um dos painéis
Painel exibido no 4o. Congresso de Graduação da USP
sobre Visita Didática e Educomunicação

A Visita Didática oportunizada pela Pró-Reitoria de Graduação a uma comitiva da Licenciatura em Educomunicação (curso novo oferecido pela Escola de Comunicações e Artes da USP) ao Estado da Paraíba para conhecer de perto a Universidade de Campina Grande, onde há o Bacharelado em Comunicação Social com ênfase em Educomunicação, permitiu ao grupo aproveitar de maneira fértil e diversa! Uma delas foi a apresentação de um painél no 4o. Congresso de Graduação, realizada de 04 e 05 de julho de 2018, nas dependências do auditório do CDI, Cidade Universitária da capital.

A comitiva foi constituída pelo prof. Dr. Claudemir E Viana e as discentes da Licenciatura, Denise Tófoli (2o. semestre em 2017) e Graciele de Oliveira (5 semestre) do curso, e ocorreu em outubro de 2017.

Especialmente para o Congresso, foi produzido um poster que traz uma apresentação síntese sobre a Visita, e destaca algumas oportunidades como as participações em entrevistas de Televisão regional da Universidade Estadual da Paraíba, visita a empresas e comunidades carentes. E também foi explorado um conjunto de imagens como a seção da visita publicado no Canal da Licenciatura no Youtube, onde estão 5 minidocumentários produzidos, um por cada dia, explorando a produção audiovisual como fim e como meio de registro, mas também de pesquisa e prática educomunicativas. Ainda para o painel, foi inserido um QRcold, marca que permite acesso à mesma pagina pelo celular que dispõem do aplicativo de leitura ótica. 
Prof. Claudemir Viana e Denise Tófoli, discente da
 Licenciatura em Educomunicação
O terceiro painel foi o “Extensão, Graduação e Pesquisa: uma intervenção educomunicativa no Ensino Técnico e Tecnológico“, trabalho do prof. Marciel Consani e mestranda da ECA Patricia ZimmermannO trabalho aqui descrito visa sistematizar um conjunto de ações integradas desenvolvidas entre uma licenciatura e um núcleo de extensão, ambos vinculados à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP as quais também incidem sobre o universo de interesses de pesquisa na interface entre Comunicação e Educação. 

O curso de Graduação “Licenciatura em Educomunicação” (inaugurado em 2011) do Departamento de Comunicação e Artes (CCA) da ECA/USP forma profissionais para atuarem na educação formal e não-formal. A proposta curricular se apóia nos campos de conhecimento da Comunicação e da Educação envolvendo atividades de estágio obrigatório e Iniciação Científica (optativas).
O Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) — atua há duas décadas como instância articuladora entre a USP e as redes escolares — público preferencial das práticas educomunicativas.
As atividades do NCE têm gerado um grande volume de informações que alimentam projetos de Pesquisa na Graduação/Pós-Graduação, as quais contribuem para a fundamentação conceitual, o repertório de estratégias didáticas e como lócus para investigação participante.
Educomunicação esteve presente em paineis do 4o. Congresso de Graduação da USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *