Diálogos e formações sobre temáticas do universo da Educomunicação promovidos pelo NCE no primeiro semestre de 2018

   

Foto de uma roda de conversa que aconteceu na primeira atividade do NCE de 2018

   Compreendendo-a enquanto um campo de intervenção social, percebemos o quanto a Educomunicação tem a potencialidade de transformar problemáticas e trajetórias por onde passa. Crendo nisso, o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP) atua em busca de proporcionar espaços multiplicadores de diálogos e de formação sobre temáticas do universo da Educomunicação para a sociedade, oferecendo a oportunidade de participação em cursos livres, oficinas e encontros abertos.

     Neste ano, o NCE promoveu atividades para educadores, comunicadores, educomunicadores, pesquisadores e demais curiosos, que construíram diálogos sobre temáticas e práticas pungentes no universo da Educomunicação, foram eles: Memes e internet, produção audiovisual para educadores, racismo e discriminação de gênero no Brasil, histórias em quadrinhos, Educom como política pública e a interface com a Educação Ambiental. Os registros dessas atividades estão em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube.
     Nesse semestre que se inicia agora, em parceria com a ABPEducom, promoveremos também o II Congresso de Comunicação e Educação, que trará pessoas de todo o mundo que pesquisam essa inter-relação para trocar ideias, construir conhecimentos e práticas. Além do congresso, o NCE continuará promovendo encontros abertos e mini-cursos, que serão divulgados em breve. Não perca!

O que aconteceu até aqui…

Encontros USP-Escola

         Começamos o ano participando do 15° Encontro USP-Escola, projeto que oferece cursos para professores da rede pública durante uma semana das férias do início e do meio do ano. A Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), por meio do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP), participa do projeto há 6 edições promovendo o curso “Educação midiática e práticas educomunicativas”, que acontece sempre no início do ano, e é planejado e ministrado pelos colabores do núcleo, docentes e discentes da Licenciatura em Educomunicação, onde temos a oportunidade de trazer aos professores ideias, construir conhecimentos e práticas em torno da relação comunicação e educação, visando que esses professores possam levar para suas práticas pedagógicas essa abordagem inovadora, que é a da Educomunicação. Você pode conferir a reportagem completa sobre esse encontro clicando aqui.

Roda de conversa do 16º Encontro USP-Escola
         Neste ano, especialmente, o NCE participou também do Encontro que aconteceu no meio do ano, o 16° encontro USP-ESCOLA, acolhendo o curso “Tecendo novas texturas curriculares: Culturas e mídias nas vivências e reflexões sobre negritude e branquitude no Brasil”, que já acontecia no Instituto de Física nos anos anteriores. O curso promoveu reflexões sobre o currículo e práticas educativas relacionados à Lei 10.639/03, sob uma perspectiva intercultural e descolonizada, onde novos modos de aprender e ensinar, inspirados nos valores civilizatórios afro-brasileiros, possam se fazer presente. A cobertura do curso foi feita pelas stories do Instagram, rede da qual o NCE passou a fazer parte, mais uma novidade desse semestre e está em nossos destaques. Você pode nos seguir clicando aqui.

Mini-cursos

Produção audiovisual para educadores

Grupo em prática de captação de áudio

     A linguagem audiovisual é um dos maiores interesses entre educadores, comunicadores, educomunicadores e curiosos da Educomunicação, não foi à toa que nosso mini-curso de áudio e vídeo para educadores bateu record de inscrições. Esse mini-curso propôs mostrar, entre teoria e prática, o audiovisual enquanto um eixo pedagógico transdisciplinar que acarreta processos de aprendizagem por meio da experiência, não como uma ferramenta distrativa para os educandos, mas como realmente se caracteriza em nossa sociedade: uma cultura. Foi ministrado pelos colaboradores do NCE Marciel Consani e Helena Málaga, que trabalham com multimeios e, especificamente com audiovisual, no ano passado colaboraram em outras ações de vídeo para o Núcleo. Nesse mini-curso, que durou dois dias, os participantes puderam estudar essa linguagem pensando sempre na abordagem Educomunicativa.

Práticas Educomunicativas na escola e as relações sociais: branquitude e negritude 

Roda de conversa durante o mini-curso de Práticas Educomunicativas
        Promovido por Paola Prandini, jornalista e mestre que agora em seu doutorado pesquisa sobre branquitude, este mini-curso aconteceu em dois dias, abordando a importância do debate dentro das salas de aula sobre a temática étnico-racial. Paola trabalha a interface entre educação e comunicação há 13 anos e, durante o debate, entre perguntas e trocas de conhecimentos com os participantes, a jornalista falou também sobre os pilares da Educomunicação, focando na relevância da leitura crítica da mídia, a discussão através dos meios de comunicação e a sua democratização, além do protagonismo infanto-juvenil. Por fim, houve uma conversa sobre a necessidade do diálogo nas escolas sobre equidade racial, por meio do processo de mediação, a fim de despertar a empatia nos demais indivíduos, colaborando assim, para maiores transformações sociais.

Encontros abertos

Memes na internet: o que a “zoeira” na internet diz sobre Comunicação e Educação

         No primeiro encontro aberto desse ano, que aconteceu no dia 19 de abril, o jornalista e mestre Douglas Calixto, colaborador que tem em sua trajetória uma forte relação com o NCE, tendo participado enquanto educando do projeto Educom.rádio, promovido pelo Núcleo no início dos anos 2000, veio conversar conosco sobre sua pesquisa de mestrado, que abordou a temática “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a ‘zoeira’ de estudantes nas redes sociais” e rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP do ano em 2017.

Douglas Calixto no Encontro Aberto sobre memes, educação e comunicação
       Durante o encontro, além da definição desse fenômeno da cibercultura que é o dos memes, houve a elucidação dos diferentes tipos de situações em que estes são utilizados, não só como objetos de “zoeira”, mas como forma afetiva e narrativa do cotidiano. Após sua apresentação, Douglas respondeu as perguntas de participantes do evento e denotou esclarecimentos sobre a zoação que os memes permitem. Em uma das perguntas, por exemplo, o tema do encontro foi relacionado com o bullying que, muitas vezes, é fomentado com os memes ofensivos. Entretanto, apesar dessas ocorrências relacionadas à ofensa, os memes podem unir pessoas e conduzir a um sentimento de identificação entre um indivíduo e outro por meio de episódios e emoções em comum vivenciadas no dia-a-dia, segundo Douglas.

Educação ambiental: Interfaces entre Educomunicação e Educação ambiental

         Nosso segundo encontro aconteceu no dia 17 de maio, com a mestre em Educação e bacharel em Imagem e Som, Beatriz Truffi Alves, que conversou conosco sobre o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura em Educomunicação: “Educação Ambiental e a sua interface entre Educação e Comunicação”. Ela apresentou a importância de ações e estratégias voltadas à valorização de processos pedagógicos, sobretudo baseados no dialogismo, participação e autonomia.

Beatriz Truffi e Claudemir Viana durante o encontro sobre Educação Ambiental e Educomunicação

        Durante o encontro, Beatriz apontou dados como o crescimento de teses que abordam a interface entre educação e comunicação, além de maior exploração da Educomunicação ambiental especialmente nos Estados de Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. Do mesmo modo, houve o relato sobre a ampla presença de trabalhos de educação ambiental no ensino formal e, também, que 67% dos trabalhos citam o programa de Educomunicação socioambiental. Por fim, Beatriz respondeu a algumas perguntas a respeito da falta de diálogo para maiores atuações na educação socioambiental, sendo o debate de extrema relevância, com o objetivo de proporcionar maior conhecimento sobre o tema para ocorrer grandes atuações e resultados. A educação e comunicação, segundo ela, devem andar em conjunto com o conteúdo ambiental para, assim, apresentar uma sociedade empática e ativa nas mudanças sociais.

Educomunicação como Política pública: Os caminhos trilhados pela Educomunicação na cidade de São Paulo

         O terceiro e último encontro do semestre foi com o publicitário e educomunicador, graduado as duas vezes pela ECA-USP, Guilherme Yazaki, que conversou conosco também sobre a temática de seu Trabalho de Conclusão de Curso: Educomunicação como Política Pública. Guilherme começou a conversa falando sobre seu trajeto da Comunicação para a Educomunicação, pontuando a importância do Projeto Redigir, entidade ecana em que alunos da USP oferecem um curso de Comunicação e Cidadania para o público externo.

Guilherme Yazaki durante o Encontro aberto sobre Educomunicação como Política Pública
       Influenciado pelo trabalho que vem realizando na área de Políticas Públicas da cidade de São Paulo, ele viu no trajeto que o projeto Educom.rádio, que virou política pública em 2004, a importância de pensar sobre essa relação. Por meio das publicações de um jornal voltado a educadores, realizou uma pesquisa quantitativa sobre como a Educomunicação vem acontecendo na área das Políticas Públicas. Pudemos, diante dos resultados de sua pesquisa, discutir sobre a importância da formação de professores em temáticas do universo da Educomunicação e como as políticas públicas agem na garantia desses debates se espalharem entre os espaços de educação formal.

Oficinas

Educomunicação e histórias em quadrinhos

         Aconteceram duas oficinas neste semestre, uma edição em Abril e outra em Maio, ambas foram sobre as Histórias em Quadrinhos e Educomunicação, onde se pode aprender sobre a teoria, prática e abordagem social dessa forma de literatura. Foram ministradas por Natália Sierpinski, educomunicadora formada pela ECA-USP que trabalhou durante sua graduação em pesquisas e práticas em que as HQ’s foram base para diversas conversas sobre gênero, identidade e construção de narrativas.

Oficina de Educomunicação e Histórias em Quadrinhos
Nos vemos nas próximas ações! Continue nos acompanhando nas redes sociais para não perder as futuras informações.
Diálogos e formações sobre temáticas do universo da Educomunicação promovidos pelo NCE no primeiro semestre de 2018

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