A produção audiovisual e o imaginário infantil é tema de evento do NCE-USP

No dia 30 de agosto, a pesquisadora Raija Almeida, do curso de Educomunicação da UFCG/PB, compartilhou suas experiências e pesquisas em relação à mídia e infância. Mostrar a evolução com o passar dos anos da relação entre mídia e infância no Brasil ancorada em perspectivas teóricas da educomunicação foi o objetivo do evento Mídia e infância: a produção audiovisual e o imaginário infantil, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 30 de agosto, no Auditório Lupe Cotrin, na Universidade de São Paulo.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE) e discutiu a relação da mídia e o audiovisual com base em autores como Bruno Betham, Gilvert Durand, Paulo Freire, Jose Manuel Moran, Maria Luiza Belloni, entre outros. Além disso, foi apresentado um levantamento de peças audiovisuais ao longo dos últimos anos, e a relação dessas peças com cada momento histórico.

 

Pesquisadora Raija Almeida, do curso de Educomunicação da UFCG/PB

A professora convidada Raija Almeida foi uma das fundadoras do primeiro curso de graduação em Educomunicação do Brasil, na Universidade Federal de Campina Grande, criado em 2009. Atualmente leciona disciplinas como Mídia e Infância, Comunicação em Espaços de Educação Formal e Linguagem Publicitária em Espaços Educativos, sempre na perspectiva da educação para a mídia. Formada em Comunicação Social com habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisadora tem seu mestrado em Serviço Social, na área de Políticas Sociais, também pela UFPB.

Participante Marcelo Santos faz provocações sobre o tema abordado

Atualmente participa da equipe de pesquisa do CNPq sobre Jovens e Consumo Midiático, como coordenadora do projeto no Estado da Paraíba. Também coordena um grupo de pesquisa cadastrado pelo CNPq chamado EducomGames. Há mais de 10 anos seu olhar de pesquisadora tem se voltado para a relação entre mídia-infância-educação, orientando e desenvolvendo diversos trabalhos nessa linha temática. Atualmente é doutoranda da USP em História Social com sua pesquisa no tema: Nós e os outros na Disney Renaissance: cultura e identidades na década de 1990.

 

Prof. Claudemir, Profa Raija e os ex-alunos Marcelo Santos e Marta Russo

Ao final da apresentação acompanhada pelo prof. Claudemir E Viana, foi aberto ao público presente e online para perguntas e comentários.

O próximo evento do NCE será realizado no Auditório Lupe Cotrin da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com a temática “educação e direitos humanos”. O evento ocorrerá das 16h as 18h, na av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º. Andar, Cidade Universitária, São Paulo. Para participar, é necessário realizar inscrição no link a seguir.

A palestra é gratuita e aberta para a comunidade USP e externa. Inscrições Encontro Aberto 27/09/18 – Educação em Direitos Humanos. O Encontro Aberto foi transmitido pelo IPTVUSP, e promoveu também o reencontro de ex-alunos e o professor Claudemir Viana.

A produção audiovisual e o imaginário infantil é tema de evento do NCE-USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *