No dia 18 de outubro, nosso último Encontro Aberto de 2018, promovido pelo NCE – Núcleo de Comunicação e Educação, ocorreu na ECA-USP com o convidado Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da USP e que preside a ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. Ele também é responsável pela realização dos Encontros Brasileiros de Educomunicação, numa iniciativa do NCE em parceria com a ABPEducom e outras instituições.
Para iniciar o tema do encontro, Ismar relatou sobre a trajetória anterior do I Congresso Internacional de Comunicação e Educação que aconteceu no ano de 1998, após o desenvolvimento da midia-education na Europa e o reconhecimento europeu sobre a América Latina no que diz respeito a esta área. Ele também falou sobre a importância do acesso à informação juntamente com a midia-education, além de o Congresso ser de extrema relevância por trazer pessoas da comunicação que realizam intervenções em espaços educativos e midiáticos, como propõe a licenciatura em Educomunicação. Dentro disso, a temática das intervenções também possibilitou que o convidado trouxesse sobre as áreas da Educação e Comunicação como política pública.
Sobre o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, o professor sênior da USP falou das apresentações e temas que serão trazidos: 39 grupos de trabalhos que reunirão 200 trabalhos a serem apresentados; 19 painéis e 4 mesas-redondas; 8 oficinas, dentre outras atividades. O Congresso ocorrerá na ECA/USP nos dia 12, 13 e 14 de novembro na cidade de São Paulo.
Além disso, ele também falou sobre o conceito da cobertura educomunicativa que terá no II Congresso, onde crianças e jovens produzirão notícias, com o intuito de ampliar o protagonismo e autonomia. Segundo ele, a Educomunicação pode ser vista como práxis (teoria viva) que trabalha a existencialidade da comunicação, funcionando também como um trabalho colaborativo.
Por fim, o Congresso, 20 anos após o primeiro, vem para reforçar conceitos sobre as interfaces existentes entre Comunicação e Educação. No que tange a esta temática, o professor finalizou falando sobre o evento: “A minha expectativa é que esse Congresso fortaleça as alianças e nos permita, então, um diálogo maior no país.”
Para mais informações e para realizar inscrição ao II Congresso Internacional de Comunicação e Educação, clique aqui.
Encontro Aberto recebe Ismar Soares e informações sobre o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação