Retrospectiva 2018 do NCE e a chegada de um novo ano

O ano de 2018 foi cheio de realizações, conquistas, dedicação, educação e comunicação. O NCE promoveu Caça ao tesouros 2018, oficinas, encontros abertos, II Congresso Internacional, dentre outros eventos. Este ano, com a influência da Educomunicação e suas respectivas áreas, é preciso relembrar todos os momentos importantes para a trajetória do NCE e da licenciatura em Educomunicação.

Nos dias 15 a 19 de janeiro de 2018, o NCE proporcionou o curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas, com apoio do Depto de Comunicações e Artes da ECA (CCA), como atividade integrante do 15o. USP ESCOLA. Durante toda a semana, os participantes tiveram oportunidades de vivenciarem práticas, técnicas, métodos e teorias que o paradigma da educomunicação propõe na exploração das interfaces entre comunicação e educação.

Em março de 2018, o Caça ao tesouros NCE foi a vivência de participantes selecionando exemplares do acervo do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, a fim de discuti-los e transformá-los em material para ser publicados no blog e nas redes sociais, sendo desenvolvido a partir de intervenção educomunicativa de estudantes da Licenciatura em Educomunicação na disciplina Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais, com temas como cultura indígena, gênero, relações étnico-raciais, etc.

Neste primeiro semestre, foram realizados minicursos com os temas: Educomunicação e histórias em quadrinhos: teoria, prática e abordagem social; Produção audiovisual para educadores;  Práticas Educomunicativas na escola: Racismo e discriminação de gênero no Brasil – branquitude e negritude em jogo, em que todos os convidados apresentaram temáticas essenciais para discussão e abordagem, além de fazer relação com práticas educomunicativas.

Minicurso: Produção audiovisual para educadores. #tbt1

Além disso, também tiveram oficinas e encontros abertos. O tema das histórias em quadrinhos e sua relação com a Educomunicação foi um dos temas das oficinas, onde os alunos da graduação e também fora dela, puderam ter maior contato com a prática criativa e interativa.

Durante os dois semestres do ano, nos meses de abril até outubro, os encontros abertos permitiram que os participantes usufruíssem do panorama de temáticas como: Memes na internet e a comunicação/educação; Educação ambiental, Educomunicação como política pública, Mídia e infância, Direitos humanos e Atividade preparatória sobre o II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. Todos os encontros trouxeram  as interfaces existentes entre educação e comunicação, ocorrendo perguntas dos participantes aos convidados, levantamentos sobre problemáticas, contextos e histórias pessoais a serem compartilhadas.

 

Beatriz Truffi e Claudemir Viana durante o encontro sobre Educação Ambiental e Educomunicação. #tbt2

No segundo semestre do ano, o professor Ismar de Oliveira Soares, professor titular sênior da USP, recebeu o Prêmio Trajetória pela Inovação USP. Esta iniciativa premia professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Ainda, este ano houve o evento do II Congresso Internacional de Comunicação e Educação nos dias 12 a 14 de novembro de 2018. No evento, aconteceram vários GTs, mesas redondas, workshops, oficinas, apresentações musicais, feira educom, etc. Todo o evento contou com a participação de alunos e professores da licenciatura em Educomunicação, professores da rede pública de SP, tendo também um público-participante de diferentes locais do país e fora dele, que vieram para apresentar e/ou participar dos três dias de discussões sobre os temas trazidos no II Congresso Internacional.

Homenagem aos pesquisadores e gestores de programas internacionais de Media Education que prestigiaram o NCE/USP no II Congresso Internacional de Comunicação e Educação. #tbt3

 

Depois de tantos acontecimentos, o ano está chegando ao fim. Por isso, é tempo de olhar para trás e rever os planos que foram traçados, o caminho que foi percorrido, as metas e os objetivos que foram alcançados. Mas também é tempo de olhar para a frente, refazer planos, vislumbrar novos horizontes e abrir o coração para sonhar.

O NCE agradece pela oportunidade de fazer parte da sua história. Desejamos um feliz natal e um ano novo muito próspero! Feliz 2019 e boas festas!

 

Continue nos acompanhando pelas redes sociais.

Para ter acesso ao Facebook, clique aqui.

Para nos seguir no Instagram, clique aqui.

 

 

 

Retrospectiva 2018 do NCE e a chegada de um novo ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *