NCE e CCA oferecem a 8a. edição do curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas a professores da educação básica pública no USP Escola

Professores do ensino público básico participando do USP Escola.

Desde 2015 o NCE oferece um dos cursos de formação complementar oferecida a professores da rede pública do estado e de vários municípios do estado de São Paulo, e que fazem cursos de 40 horas durante uma semana em período de suas férias (janeiro e julho) de cada ano. O USP Escola deste mês de janeiro de 2019 será o 17o e o curso do NCE integra participação de colegas professores e pesquisadores do NCE, do CCA e de discentes e egressos da Licenciatura em Educomunicação deste departamento da ECA-USP.

O tema do curso tem atraído professores de diversas áreas do conhecimento que se constituem em disciplinas curriculares, de projetos inter e transdisciplinares e de pesquisadores a respeito deste novo campo profissional, o da Educomunicação e de suas práticas nos diversos contextos culturais em que vivemos, inclusive nas escolas.

O curso é constituído por 8 tópicos: 1, Educação midiática e a Educomunicação; 2 – Educomunicação: Ecologia auditiva – construindo e compartilhando Narrativas Sonoras; 3 – Gestão de processos educomunicativos:  Educomunicação na cultura digital – usos do google; 4 – Práticas Educomunicativas na escola: Leitura Crítica da Mídia; 5 – Práticas Educomunicativas na escola: Cinema e educação; 6 – Práticas Educomunicativas na escola: Racismo e discriminação de gênero no Brasil – branquitude e negritude em jogo; 7 –  Práticas Educomunicativas na escola: Inter-relações da Educomunicação e Artes; 8 – Práticas Educomunicativas na escola: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e garantia dos direitos humanos.

Os temas serão desenvolvidos por colaboradores do NCE e professores do CCA/ECA como o coordenador do NCE, prof. Dr. Claudemir Edson Viana, e que também está a frente deste projeto desde sua origem, e o prof. Dr. Marciel Consani. Outros importantes colaboradores do NCE que atuam nesta edição do curso são a Dra. Claudia Mogadouro, a Ms. Maria Rehder, a doutoranda da ECA Ms. Paola Prandini, a Ms. Daniela Próspero, e os egressos da Licenciatura Raíra Torrico e Maurício da Silva, este também doutorando da ECA.

Professores da rede pública de SP na edição do USP Escola no ano de 2018.

Claudemir Viana destaca que o curso procura atender a grande demanda de atualização na formação dos docentes de todos os níveis de ensino quanto a tratar de questões relativas à presença da mídia como ator social e mediação educativa (Martín-Barbero:2001), para explorá-la como conteúdo e como estratégia de suas práticas pedagógicas. Para tanto, o curso proposto explora diversas abordagens quanto às interfaces entre dois campos do conhecimento, a educação e a comunicação, para dar conta de entender e lidar com o fenômeno sócio cultural representado pela presença das mídias no cotidiano de todos.”

 

Saiba mais sobre o 17o. USPESCOLA no Jornal da USP, clicando aqui.

Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook, Instagram.  

 

NCE e CCA oferecem a 8a. edição do curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas a professores da educação básica pública no USP Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *