Formação em Educomunicação para agentes da saúde
O Projeto Educom.Saúde-ESP tem como objetivo oferecer formação inicial em Educomunicação a profissionais e colaboradores vinculados à Secretaria de Saúde, tomando como referência uma tecnologia social denominada prática educomunicativa. A meta é sensibilizá-los quanto à necessidade de mobilizarem os trabalhadores da área de saúde do Estado e municípios com 100 mil habitantes para que sejam adotadas, nos espaços locais, o paradigma educomunicativo na difusão das diretrizes de vigilância e controle das arboviroses urbanos no estado de São Paulo.
De outro modo, o Projeto Educom.Saúde-ESP pretende promover a sensibilização de um grupo específico de agentes de Saúde para que sejam capazes de dar início a um processo complexo e de larga duração que envolva a população do Estado de São Paulo.
O Projeto resultou do diálogo que se estabeleceu entre o NCE-USP e a Secretaria Estadual de Saúde ao decorrer de 2018, efetuando a aprovação de um plano de sensibilização de cerca de 250 agentes de saúde em cidades com mais de 10 mil habitantes, concentradas em três pólos (Capital, Campinas e Bauru).
Assim sendo, o Projeto Educom.Saúde-ESP tem com produto principal a oferta de atividades formativas presenciais e a distância a um grupo de profissionais da saúde pública do estado de São Paulo, no decorrer de 2019, para que se sintam capacitados a disseminar o procedimento educomunicativo como metodologia de motivação ao combate à transmissão das arboviroses, mobilizando, para tanto, os agentes municipais da área de saúde. Como produto decorrente dessa iniciação, os cursistas serão estimulados a desenhar possíveis caminhos para a constituição um programa de formação educomunicativa mais abrangente no âmbito da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
O professor Claudemir Viana, coordenador do NCE-USP, diz ser o projeto ótima oportunidade de retomar as relações teórico-práticas entre Educomunicação e a saúde, visto que em 2006 o NCE promoveu ação similar entre agentes da saúde do município de São Paulo, mas destaca que o desafio atual é muito maior e mais complexo, onde os pesquisadores do NCE contribuirão para fortalecer as ações comunicativas relativas à educação para a saúde.
Veja o vídeo com a chamada para inscrição de agentes da saúde no projeto, clicando aqui.