A educomunicação como elemento da cidadania e da diversidade

Via Jornal da USP

Claudemir Viana fala sobre educomunicação, cidadania e o estudante como sujeito na educação Foto: Ricardo Alexino Ferreira

O tema desta semana do Diversidade em Ciência é Educomunicação, Cidadania e o Estudante como Sujeito Ativo na Educação. O professor Ricardo Alexino Ferreira conversa com Claudemir Edson Viana, professor do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador do curso Licenciatura em Educomunicação da ECA-USP e autor do livro Aprendendo com a Amazônia, ele fala sobre os diferentes aspectos da educomunicação como elemento da cidadania e da diversidade. Viana chama a atenção para a complexidade e as múltiplas implicações do tema e diz que “a educomunicação entende que é preciso educar para novas práticas comunicacionais, não só porque a comunicação é um direito de todo sujeito, indivíduo ou sujeito social, mas também é possível educar para práticas comunicativas que são mais respeitosas, plurais e conscientes e que explorem, portanto, o poder que a comunicação tem de ação – de ação social, cultural, educativa e política”. A comunicação entendida a partir da cultura.

Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13h, com reapresentações às terças-feiras, às 2h, e aos sábados, às 14h, com direção e apresentação do jornalista e professor da USP Ricardo Alexino Ferreira, e edição de áudio de João Carlos Megale.

Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

A Rádio USP pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link.

Para conferir a matéria completa no Jornal da USP juntamente com os áudios dessa conversa, clique aqui.

A educomunicação como elemento da cidadania e da diversidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *