Na semana do dia 18 de fevereiro, o curso de Educomunicação (noturno) acolheu 30 novos estudantes ao todo, em que 21 vagas foram destinadas à FUVEST e 9 vagas para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) na Universidade de São Paulo (USP). Dentre as vagas, o destino foi para Ampla Concorrência (AC), Escola Pública (EP) e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (PPI).
A Licenciatura em Educomunicação iniciou sua primeira turma no ano de 2011, após ser aprovado pela reitoria no ano de 2009. Educomunicação é o curso mais importante do CCA, sendo este, um departamento muito produtivo da universidade.
O curso permite um campo abrangente e transdisciplinar. No que diz à atuação, o educomunicador é um novo profissional que realiza a prática docente (professor de comunicação para o Ensino Médio) assim como o exercício de consultorias junto aos órgãos governamentais, à mídia, ao sistema educacional (fundamental, médio e superior) e ao terceiro setor, em áreas relacionadas às diferentes interfaces entre comunicação, tecnologias de informação, artes e educação. O educomunicador converte-se num pesquisador permanente dos fenômenos na interface comunicação/educação.
Para receber os novos integrantes da Educomunicação, os veteranos do curso organizaram uma Semana de Recepção 2019 com percepções educomunicativas, principalmente, em relação à integração e o acolhimento. Na semana, houve dinâmicas, conversa sobre burocracias e permanências, feira #OqueEducomFaz com jogos e trabalhos acadêmicos, conversa com os docentes, a participação da Comissão de Direitos Humanos, trote solidário, dentre outros.
É com muito prazer que o NCE dá boas vindas aos novos alunos da Educomunicação! Os calourxs, possíveis futuros colaboradores e pesquisadores do Núcleo de Comunicação e Educação, poderão participar dos Encontros Abertos, oficinas e mini cursos, além da possibilidade de fazer Imersões e também participação na atividade Caça aos Tesouros 2019, todos promovidos pelo Núcleo ao decorrer do ano.
Acompanhe-nos, calourx! Temos muito conteúdo, amor e luta para vocês!
Vocês poderiam já implantar bolsas. Já utilizo nas comunicações que faço, projetos e trabalhos.
Uma crítica …. pra cego ver…. trocar vogal por consoante pra diversidade não funciona… o certo seria por “e”; caloures, amigues, como já é: trabalhadores,