Recentemente, foi publicado um artigo na Revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional em sua edição mais recente (v. 14 n. 36 (2019): Mídias, Comunicação e Educação: Interfaces) que trata da experiência do NCE-USP com as cinco edições do curso Educação Midiática e Práticas Educomunicativas, oferecido pelos colaboradores do núcleo ao programa USP Escola.
Essa experiência é um programa de cultura e extensão, de uma iniciativa por parte dos docentes de algumas unidades da USP, que voluntariamente oferecem cursos de atualização de até 40 horas a professores do Ensino Básico da região, chegando a 500 participantes nos períodos de férias (janeiro e julho).
Neste ano, o curso USP Escola aconteceu nos dias 14 a 18 de janeiro com pesquisadores e professores para falar de temáticas importantes como Educomunicação na Cultura Digital, Direitos Humanos, cinema e educação, dentre outros. Para conferir tudo o que aconteceu nessa edição, verifique nossa matéria completa clicando aqui.
Dentro dessa lógica da experiência do NCE, no artigo, produzido pelo professor Dr. Claudemir E. Viana, criador e organizador do programa do curso, também coordenador do NCE USP, são apresentados o contexto da demanda de atualização dos docentes no assunto, o perfil e programa do curso em questão, além dos impactos e resultados observados durante as edições do curso já oferecidos. De maneira contextualizada, a experiência do curso é também motivo de reflexões teóricas sobre a Educomunicação e sua importância para a atualização de docentes do Ensino Básico.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui. Aproveite e confira aqui também outros textos sobre a Educomunicação.
Pingback:Prof. Claudemir Edson Viana oferecerá o curso Educomunicação, inovação na educação e na comunicação no vigésimo USP Escola! – NCE-USP