No primeiro encontro aberto de 2019, o professor titular sênior Ismar Soares trouxe a respeito da temática “Educomunicação: paradigma para a transformação social”. O professor Ismar iniciou falando sobre o Educom.saúde, projeto educomunicativo, que está em andamento, em parceria com a Secretaria de São Paulo. Este projeto mostra de que forma a Educomunicação agindo dialogicamente pode mudar a perspectiva da comunicação dentro da saúde com a população.
Ismar também contou um pouco sobre a trajetória histórica da Educomunicação, passando pelo Educom.rádio, Educom.tv, Imprensa Jovem e uma série de outros projetos desenvolvidos ao decorrer dos anos. Ao mencionar o Educom.rádio, ainda apresentou sobre a capacidade que a Educomunicação tem para superar desafios, lembrando que com apenas 5 orientandos encabeçou um projeto para 455 escolas de São Paulo, tendo ótimos resultados que se refletem até os dias de hoje.
Além disso, também reforçou a importância de Paulo Freire e Darcy Ribeiro para a Educomunicação: “Vocês estão restaurando Paulo Freire e Darcy Ribeiro”, diz o professor. Ele destacou também que o educomunicador é uma pessoa segura, um articulador, que deve estar em busca do diálogo e da cooperação pelas lutas coletivas da sociedade.
Durante o Encontro, foram levantadas questões do público, em que Ismar respondeu e comentou brevemente sobre algumas diferenças e semelhanças de projetos educomunicativos que acontecem dentro e fora do país.
Para finalizar, ressaltou a importância da criatividade para esse universo que está sendo construído. O professor afirmou ao público: “Vocês tem que construir a Educomunicação”, enfatizando que o campo precisa estar sempre em transformação, para que possa de fato, transformar.
No mês de maio, o NCE terá o segundo Encontro Aberto com Felipe Saldanha sobre “Educomunicação e o WhatsApp: leitura crítica e produção de mídia contra a desinformação” no dia 08 de maio.
Continue nos acompanhando para mais informações!