O Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP) promoveu, nos dias 25 de abril e 2 de maio, o curso de Educomunicação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os professores doutores Ismar de Oliveira Soares e Claudemir Viana na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).
A BNCC é um documento normativo que guia o conjunto de aprendizagens que os educandos deverão desenvolver durante a Educação Básica. No primeiro encontro, com duração de três horas, foram elucidadas questões referentes à liberdade de expressão, compreendida como um direito do indivíduo, e um convite à reflexão no que diz respeito à existência do espaço que a Educomunicação exerce em sua aplicação diária.
Dentre as discussões realizadas pelo professor Ismar relacionadas a rotina escolar foram debatidas a execução do projeto à vida real dos educandos; a valorização do contexto em que estão inseridos; o favorecimento do protagonismo e a ampliação da capacidade de expressão de todos os envolvidos. Além disso, a facilitação do uso das tecnologias dos discentes para a construção de sujeitos sociais.
Na segunda parte do curso “A Educomunicação e a BNCC”, que aconteceu na quinta- feira (02/05), contou com a presença não só dos professores Ismar de Oliveira e Claudemir Viana, mas também do convidado, Marcelo Santos, pedagogo e especialista em Educomunicação.
O encontro continuou mostrando a importância da Educomunicação no ambiente escolar, a partir de sua perspectiva de implementar a aprendizagem para a expressão dos estudantes. Distante dos padrões de conteúdos tecnicistas, a Educom proporciona mudanças positivas nas relações interpessoais entre alunos e professores, através da criatividade e do diálogo. A Educomunicação busca dar o poder de fala aos jovens e as crianças, e para que isso seja possível, é necessário que a escola faça parte desse processo, por isso, é necessário esse diálogo entre a BNCC e a Educomunicação.
Ademais, o curso também abordou o tema “Fake News e Educomunicação”, mostrando que com a inserção da Educomunicação na formação dos indivíduos, é provável que, através da criticidade permitida na área, a Fake News não tenha tanto impacto na vida destes como se tem hoje.
O professor Ismar ainda falou brevemente sobre a “Educação Midiática”, prática apoiada pela UNESCO, que propõe oferecer ao aluno, as competências necessárias para que ele compreenda o mundo da indústria midiática, em que então, realize, com independência, sua análise crítica e insira-se neste mundo, colocando-o a favor da cidadania e da comunidade.
Já o convidado, Marcelo Santos, falou das práticas educomunicativas na educação infantil. Para o educador, essas ações realizadas desde cedo são de extrema importância para a infância e a futura vida adulta da criança.
Essas práticas geram experiências e direitos a aprendizagem, as crianças aprendem brincando, participando e explorando. Através da Educomunicação, a criança garante que a sua voz seja escutada. Ela produz cultura. Portanto, ao estar se apropriando de todo o aparato tecnológico, produzindo, gerindo e analisando, a criança saberá usar a sua “liberdade” na rede, de forma consciente. Para mais, o pedagogo Marcelo acredita que a Educomunicação é também, um caminho para a escola mostrar para as famílias e comunidade, o que é feito ali, mediante as produções dos pequenos, sejam elas audiovisuais, radiofônicas, teatrais etc.
Continue acompanhando as ações do NCE! Neste mês de maio, teremos Encontro Aberto com Felipe Saldanha no dia 08 de maio e também oficina da aluna Marcelle Matias no dia 09 de maio. Esperamos por você.