No #EncontrosAbertos2019 do mês de maio, o doutorando em Ciências da Comunicação, Felipe Saldanha, abordou a temática “Educomunicação e o WhatsApp: leitura crítica e produção de mídia contra a desinformação” na quarta-feira dia 08. O jornalista Felipe começou o encontro retratando sobre a estrutura da palestra em três momentos: 1) Whatsapp no contexto brasileiro, 2) o que é verdade e o que não é e 3) Como a Educomunicação pode combater à desinformação?.
De forma a introduzir a temática, Saldanha passou por toda linha do tempo do WhatsApp, dentro de uma lógica do ano de 2009 até o ano atual, em que ele aponta este aplicativo como inicialmente uma substituição do SMS. Para falar de todo esse contexto, foram trazidos, para exemplificar, o ano de 2014 como a aquisição do Facebook e os escândalos da Cambridge Analytica no ano de 2018.
Para tratar do que seria verdade, trouxe a respeito da ilusão referencial, ilusão da transparência do real, realidade intersubjetiva e verdade factual, passando por todas as características que podem influenciar nas informações que são transmitidas pela imprensa, por exemplo. Para além disso, ele apresentou sobre o que não seria verdade, expandindo para a questão do termo fake news, muitas vezes, utilizado de forma generalizada. Neste caso, muitos pesquisadores têm buscado usar outros termos no lugar de “fake news”, visto a desordem da informação.
Ademais, o convidado passou pelo ecossistema da desinformação para complementar suas falas anteriores, levantando o questionamento do porquê se acredita na desinformação. Dentro disso, foi denotado como se pode combater a desinformação, tendo a leitura crítica de mídia como alternativa, inserindo assim, a Educomunicação.
Felipe ainda citou o projeto Educom.saúde para abordar o tema de produção midiática que a Educomunicação permite em sua área. Neste projeto, os cursistas, em uma das oficinas promovidas nos três dias, puderam produzir boletim após o conteúdo apresentado na capital de São Paulo. Por fim, Felipe Saldanha encerrou o encontro respondendo as perguntas dos participantes, concluindo então, sua palestra.
Fique de olho! Além do Felipe, teremos outros convidades nos Encontros Abertos ao decorrer do ano.
No mês de junho, o NCE irá promover outro Encontro Aberto com a convidada Maria Rehder sobre “Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável” no dia 03 de junho.