Lançado em São Paulo durante a VI Semana Internacional de Arqueologia Discentes MAE / USP, o jogo Sambaquis como objetivo de divulgação de uma parte do passado histórico e arqueológico do atual território brasileiro que não é comumente encontrado nas mídias digitais.
Sambaquis: Uma História antes do Brasil vai mostrar as populações indígenas no período pré-colonial, levando em consideração todo o ambiente que os cercava, a paisagem, a sua rotina, alimentação, rituais religiosos etc.
E você sabe o que é um sambaqui? De acordo com o Guia Didático do próprio jogo: “a palavra Sambaqui vem da etimologia Tupi-Guarani: Tamba (conchas) Ki (amontoado). É a categoria dos sítios arqueológicos pré-coloniais compostos pela sobreposição de muitas camadas de restos faunísticos, principalmente conchas de moluscos, formando verdadeiros montes. São os sítios mais antigos do atual litoral brasileiro, representando uma ocupação humana que se iniciou há pelo menos 8 mil anos atrás. Podem atingir diversos tamanhos, e alguns alcançam mais de 30 metros de altura, sendo nestes casos considerados sambaquis monumentais (presentes principalmente em Santa Catarina).”
Dito isso, é possível notar que, o game ainda aborda outra questão importante, a Educação Patrimonial, dessa forma, reforçando a necessidade de preservação e valorização do patrimônio e da cultura.
O jogo faz tudo isso de forma lúdica, em uma plataforma já bem conhecida pelos estudantes. Ele pode ser jogado por alunos das séries finais do ensino fundamental, ensino médio, interessados no assunto e até mesmo crianças, de forma menos complexa, abordando, por exemplo, os animais ali presentes durante aquele período.
Assim como a Educomunicação, a Arqueologia necessita da transdisciplinaridade para seu desenvolvimento. Está próxima da História e da Antropologia, também utiliza da Geografia, Geologia, Ciências Biológicas e outras áreas do conhecimento. Por isso, todo o conteúdo do jogo apresenta inúmeras possibilidades curriculares, não se limitando apenas a disciplina de História. Podendo ser aplicado em Geografia, Língua Portuguesa, Ciências, Filosofia etc.
Bem como destacam os criadores do game, ele foi pensado como ferramenta paradidática, como forma de apoio ao educador, não pretendendo substituir o seu planejamento.
Sambaquis: Uma História antes do Brasil foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa CNPq Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (ARISE), em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) e com o Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (GRUPEP/UNISUL).
O game conta com um guia didático, nele é possível encontrar um pouco mais sobre os sambaquis e as possibilidades encontradas dentro do jogo. E ainda, apresenta sugestões de atividades a serem realizadas com o seu auxílio.
E aí, curtiu? Confira os links abaixo direcionando para o guia e o download do jogo.
Divirta-se!
Guia Didático, clique aqui.
Para baixar o jogo, clique aqui.