A Revista “Comunicação e Educação”, ao longo dos seus 25 anos, apresenta duas edições anuais que aborda as perspectivas e desenvolvimentos na Comunicação, focando, principalmente, no que tange à interface Comunicação e Educação, além também da cultura. Os artigos trazidos na revista tem como objetivo alcançar a criticidade e maior entendimento sobre os meios de comunicação, por exemplo. Há o comprometimento com a democracia, cidadania e direitos sociais, a fim de permitir conhecimento da área para comunicadores, educadores e educomunicadores.
Neste mês, foi publicado o artigo “Expressão comunicativa por meio da Arte: construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação”, já disponível clicando aqui, escrito por Claudemir Edson Viana e Maurício Virgulino Silva.
Claudemir Viana é professor doutor na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), coordenador pedagógico da Licenciatura em Educomunicação, sendo também coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da mesma instituição. Maurício Virgulino é formado na Licenciatura em Educomunicação, doutorando e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte.
O artigo feito por eles e publicado na Revista C&E trata da arte, relacionando-a com a Educomunicação, focando na estética e estesia. É demonstrado tais percepções por meio de análise dos textos de Ismar Oliveira Soares, Eliany Salvatierra Machado e Lígia Beatriz Almeida, em que denota uma definição para a área de intervenção da Expressão Comunicativa por meio da Arte, que dialoga com as construções feitas por pesquisadores até então.
Como finalidade do tema, o artigo propõe fazer uma leitura para analisar, problematizar e identificar os principais conceitos que embasam essa área de intervenção e propor uma definição que oriente e complexifique epistemologicamente projetos, ações e reflexões posteriores. “De forma resumida, a Expressão Comunicativa por meio da Arte trata da aproximação entre a Educomunicação e os campos da Arte e da Arte/Educação, pois é perceptível que, em projetos educomunicativos, questões sensíveis à arte potencializam a criação e a melhoria de ecossistemas comunicativos, como também a expressão e o protagonismo dos envolvidos no processo educativo” – é apontado em um dos trechos do artigo. Para além deste artigo, a Revista Comunicação e Educação desta edição apresenta outros artigos nacionais com os seguintes temas: Escolas radiofônicas anunciam uma educação regionalista, Design thinking na publicidade, Pedagogia e dispositivos móveis, Oficina de fanzine, etc. Confira todos os artigos, clicando aqui.