Educomunicação Socioambiental fez parte de curso de Pós em Educação Ambiental na FURG/RS.

Aproximação entre universidades e entre educação ambiental e educomunicação.

Turma de discentes da Pós em Educação Ambiental com os três docentes ao fundo, prof. Claudemir Viana, Prof. José Vicente e Prof. Rafael Costa.

O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul,  tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental. O Programa resulta da criação do curso de  mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006. A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição.

A Educomunicação vem participando das atividades promovidas pelo curso, como foi o caso da Dissertação “Mar à vista da Educomunicação Socioambiental: apropriações socioambientais da zona costeira no Circuito Tela Verde (edição de estreia), desenvolvida pela jornalista Rachel Hidalgo, sob orientação do professor José Vicente de Freitas.  

Desta vez, foi o Programa de imersão naquela pós-graduação da FURG em Educação Ambiental com ênfase em Educomunicação.  Para colaborar sobre educomunicação, o prof. Dr. Claudemir Edson Viana foi convidado a atuar nos dois últimos dias da semana em que o programa foi desenvolvido, apresentando um pouco sobre a história da educomunicação, seus fundamentos, princípios, e exemplos de projetos de intervenção em educomunicação. Também foram desenvolvidas atividades com a participação do Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, coordenador do Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUCA/UFRJ), e com a Profa. Dra.Rita Silvana Santana dos Santos, da Universidade de Brasília (Unb).

Nos estúdios, discentes em produção do vídeo-depoimentos.

Os participantes puderam desenvolver atividades práticas como criação de roteiro, e produção coletiva de vídeo-depoimento. Estas aproximações entre pesquisadores das quatro universidades são um princípio de parceria acadêmica/científica, que visa fortalecer e potencializar as ações de educação ambiental por meio de práticas educomunicativas, ou seja, articular aos princípios e métodos da educação ambiental os da educomunicação como tecnologia social que potencialize a transformação social por meio do envolvimento direto das comunidades e grupos sociais atingidos pelos problemas e desafiados para a mudança necessária.

A parceria em construção tem a Licenciatura em Educomunicação e o NCE — Núcleo de Comunicação e Educação como agentes institucionais pela USP.

Educomunicação Socioambiental fez parte de curso de Pós em Educação Ambiental na FURG/RS.

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