Aproximação entre universidades e entre educação ambiental e educomunicação.
O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, tem por objetivo a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, visa à formação de recursos humanos em Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento. No contexto atual, praticamente todas as áreas de conhecimento desenvolvidas pela FURG possuem vínculos com a Educação Ambiental. O Programa resulta da criação do curso de mestrado, em 1994 e do curso de doutorado, em 2006. A proposta do Programa está assentada numa perspectiva interdisciplinar e conta com a integração de docentes vinculados aos diferentes cursos ou unidades de curso que compõem a nova estrutura organizacional da instituição.
A Educomunicação vem participando das atividades promovidas pelo curso, como foi o caso da Dissertação “Mar à vista da Educomunicação Socioambiental: apropriações socioambientais da zona costeira no Circuito Tela Verde (edição de estreia)”, desenvolvida pela jornalista Rachel Hidalgo, sob orientação do professor José Vicente de Freitas.
Desta vez, foi o Programa de imersão naquela pós-graduação da FURG em Educação Ambiental com ênfase em Educomunicação. Para colaborar sobre educomunicação, o prof. Dr. Claudemir Edson Viana foi convidado a atuar nos dois últimos dias da semana em que o programa foi desenvolvido, apresentando um pouco sobre a história da educomunicação, seus fundamentos, princípios, e exemplos de projetos de intervenção em educomunicação. Também foram desenvolvidas atividades com a participação do Prof. Dr. Rafael Nogueira Costa, coordenador do Coletivo de Pesquisa em Cinema Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CUCA/UFRJ), e com a Profa. Dra.Rita Silvana Santana dos Santos, da Universidade de Brasília (Unb).
Nos estúdios, discentes em produção do vídeo-depoimentos.
Os participantes puderam desenvolver atividades práticas como criação de roteiro, e produção coletiva de vídeo-depoimento. Estas aproximações entre pesquisadores das quatro universidades são um princípio de parceria acadêmica/científica, que visa fortalecer e potencializar as ações de educação ambiental por meio de práticas educomunicativas, ou seja, articular aos princípios e métodos da educação ambiental os da educomunicação como tecnologia social que potencialize a transformação social por meio do envolvimento direto das comunidades e grupos sociais atingidos pelos problemas e desafiados para a mudança necessária.
A parceria em construção tem a Licenciatura em Educomunicação e o NCE — Núcleo de Comunicação e Educação como agentes institucionais pela USP.