Em tempos de restrições no convívio social, mais tempo para leituras pode nos ajudar a superar o isolamento, a passar esta etapa desafiadora, com estudos e novos pensamentos e descobertas, portanto reunimos aqui sugestões para gerar conhecimento e ocupação nesse momento difícil de quarentena que vivemos.
Na área de Comunicação e Educação, perguntamos ao professor Claudemir Edson Viana quais leituras indicaria e o porquê. Veja a seguir as sugestões dele.
- Os sete saberes necessários à educação do futuro. Edigar Morin.
Um livro muito importante para todos lerem, mas sobretudo para os educadores e gestores da educação, pois nele Edigar Morin apresenta o desafio que é educar centrado na condição humana, em sua diversidade cultural inclusive, considerando a complexidade e a multidimensionalidade dos processos da educação no atual contexto e no futuro próximo.
2. Educação e Comunicação para os Direitos Humanos. Vera Lúcia Spacil Raddatz.
Vera Raddatz é professora do Programa de Pós Graduação em Direito e do curso de Comunicação Social da Universidade de Ijuí, coordena o NEIDH – Núcleo de Educaçaõ e Informação em Direitos Humanos na mesma instituição. Neste livro, a professora apresenta nove capítulos de autoria de pesquisadores e militantes da causa dos direitos humanos no Brasil contemporâneo. Destacamos a entrevista que a professora fez com o professor Ismar de Oliveira Soares sobre a Educomunicação para a cultura dos direitos humanos.
3. O mestre ignorante. Jacques Rancière
Um livro instigante, que leva o leitor, a leitura, a pensar sobre o que é ensinar em sua essência, e como a idéia de transmitir conhecimentos que um tem para o outro, que não o tem, é tão questionável. Jacques Rancière é argelino e doutor em Filosofia pela Universidade de Paris, onde lecionou até início deste século. No livro, o Mestre Ignorante, Jacques Rancière apresenta cinco lições sobre a emancipação intelectual, através da história de um revolucionário francês do início do século XIX, Joseph Jacotot.
4. Diálogo – comunicação e redes de convivência. David Bohm.
Importante livro, escrito pelo também importante professor David Bohm, norte americano que se tornou um dos mais destacados físicos e pensadores do século 20. Suas idéias sobre o diálogo contituem uma das contribuições mais importantes jamais feitas à ciência cognitiva e aos estudos das relações entre indivíduos, grupos, organizações e instituições.
5. Conscientização. Paulo Freire
Do mestre Paulo Freire, um livro fascinante que apresenta o caráter político-pedagógico da conscientização, em que a criticidade e a liberdade são interdependentes, e leva o sujeito a tomar ciência de estar sendo no mundo, podendo agir neste mundo para transformá-lo. Neste livro, podemos conhecer melhor sobre os percursos de Paulo Freire, em sua vida pessoal e em suas reflexões. Vale a leitura.
Além das sugestões do professor Claudemir Viana compilamos aqui cursos e outras formas de entretenimento disponibilizados por universidades, empresas, gratuitamente: