ABPEducom lança livro “Cultura infanto juvenil na perspectiva da Educomunicação” com lives em dezembro

E-book aborda relações entre uso das mídias e expressão criativa de crianças e jovens na sociedade brasileira

Recém-publicado em formato digital e disponibilizado gratuitamente pela ABPEducom, o livro “Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação” será debatido em duas lives nos dias 9 e 10 de dezembro, reunindo os organizadores e autores do livro, além de três convidados, para comentar as reflexões trazidas pela coletânea. Os encontros serão transmitidos às 17h no canal da ABPEducom no YouTube. A publicação tem patrocínio do Instituto Palavra Aberta e apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM/ECA/USP) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).

 

Os 17 capítulos do e-book são resultado de pesquisas realizadas durante a disciplina “Educomunicação na cultura infantojuvenil: do convívio com a mídia ao protagonismo crítico”, ministrada no PPGCOM/ECA/USP pelo professor Claudemir Edson Viana, secretário executivo da ABPEducom. Ele organiza a publicação juntamente com Juliana Pádua Silva Medeiros, coautora de 20 livros e premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e Michele Marques Pereira, mestranda do PPGCOM e diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da Associação.

 

Os autores analisam as relações entre a presença das mídias no cotidiano infantojuvenil e suas ressignificações a partir do protagonismo e do contexto cultural e social das crianças e jovens brasileiros. Os textos que compõem o livro abordam temas como: práticas educomunicativas em escolas; acesso seguro à internet; uso consciente e crítico das mídias; desenhos animados e telas no cotidiano de crianças pequenas; leitura crítica da literatura infantojuvenil e de conteúdos audiovisuais por crianças e adolescentes; e implicações da propaganda infantil online.

 

Há também estudos baseados nas pesquisas TIC Kids Online Brasil e TIC Educação, realizadas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, nos últimos cinco anos. 

 

As lives vão contar com a presença dos organizadores do livro. Também estarão presentes, como comentaristas, o professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom, Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, e Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. A transmissão do primeiro dia receberá seis dos autores e outros sete participam do segundo dia. São eles:

 

Primeiro dia

 

  • Christiane Pitanga: doutora em Educação e pesquisadora em Educomunicação. Professora de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sócia da ABPEducom.
  • Douglas Calixto: doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Premiado pela dissertação de mestrado “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a zoeira de estudantes nas redes sociais”.
  • Felipe Schadt: especialista em Educomunicação. Aluno do mestrado em Ciências da Comunicação da ECA/USP. Sócio da ABPEducom.
  • Lara Chaud Palacios Marin: pesquisadora e professora do ensino básico desde 2008. Mestre em Estudos Culturais pela ECA/USP.
  • Suéller Costa: jornalista, educadora e educomunicadora. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Associada da ABPEducom.
  • Wellington Nardes: especialista em Educomunicação e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Membro da ABPEducom.

 

Segundo dia 

 

  • Gláucia Silva Bierwagen: licenciada em Pedagogia e doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Atuou por mais de 10 anos em Educação Infantil.
  • Isys Rubião: mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Há 15 anos atua em projetos sociais nas áreas da Comunicação e da Educação e com formação de jovens e professores.
  • Juliana Pádua Silva Medeiros: mestra e doutoranda em Letras. Coautora de 20 livros, entre eles “Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas”, premiado, em 2017, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como Melhor Livro Teórico do Ano.
  • Juliana Salles de Souza: jornalista, mestra e doutoranda em Ciências, com uma pesquisa sobre Educomunicação popular e periférica.
  • Mariana Tambellini Faustino: professora da educação básica na rede estadual de São Paulo e formadora de educadores. Doutora em Ensino de Ciências pela USP.
  • Michele Marques Pereira: especialista em Educomunicação e mestranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Formadora do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom
  • Renata Robazza: professora da rede estadual por 21 anos. Pós-graduada em Mídias Digitais pelo Iladec/Scuola Internazionale di Comics. Foi aluna especial em Educomunicação na ECA/USP.



Serviço

 

Lives de lançamento do livro “Cultura infantojuvenil na perspectiva da Educomunicação”

 

Organizadores da publicação: Claudemir Edson Viana, Juliana Pádua Silva Medeiros e Michele Marques Pereira

 

Data: 9 e 10 de dezembro

 

Horário: 17h às 19h

 

Transmissão: canal da ABPEducom no YouTube

 

Acesso gratuito ao livro: portal de publicações da ABPEducom

ABPEducom lança livro “Cultura infanto juvenil na perspectiva da Educomunicação” com lives em dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *