NCE promoveu curso sobre Educomunicação no 20° USP Escola

 

De 20 a 22 de janeiro de 2021, foi realizado o curso de Aperfeiçoamento oferecido pelo NCE no 20o. USP Escola: Educomunicação, inovação na educação e na comunicação, ministrado pelo prof. Dr. Claudemir E. Viana, coordenador do Núcleo e docente da Licenciatura em Educomunicação.
O curso de 10 horas, sendo seis horas resultante de três encontros síncronos de duas horas, e um percurso de estudos e realização de exercícios totalizando mais quatro horas dedicadas ao tema.
 
O objetivo principal do curso foi apresentar o conceito e as práticas da educomunicação para a aplicação em situações do ensino formal. Para tanto, o curso contou com três tópicos: 1. Educomunicação: história e epistemologia; 2. Pesquisa e Políticas Públicas sobre Educomunicação; 3. Práticas da Educomunicação.
 
Como é comum nos contextos de cursos online gratuitos, o número de inscritos foi bem alto, participaram cerca de um terço disto de modo a poderem ser certificados, ou seja, cerca de 35 professores. Com o grupo participante, além das interações síncronas, foram realizados três exercícios sobre os temas por meio de formulário google.
 
O professor Claudemir Viana ressalta que “a intenção principal do curso é apresentar, introduzir algumas práticas pedagógicas no processo de ensino formal, reformuladas a partir da contribuição do paradigma da Educomunicação, e ancorada nas políticas públicas de educação como por exemplo diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
 
Um fato interessante ocorrida durante o curso foi o que se deu no terceiro dia do curso quando o exercicio proposto aos participantes foi uma roda de apresentação de resumos de leituras feitas pelos cursistas de um capítulo de um de dois ebooks publicados pela ABPEducom e NCE, em parceria com o Instituto Palavra Aberta e PPGCOM/ECA/USP: 

O professor Claudemir explica que nas duas publicações há artigos que trazem relatos de pesquisas e de práticas sobre/de educomunicação, e muitos que se dão nos contextos do ensino formal. Daí o exercício solicitado aos participantes, no final do segundo dia do encontro, para trazerem um resumo de uma leitura feita com a experiência escolhida pelo cursista dentre as que constituem um das duas publicações acima.

A surpresa foi estar entre as cursistas, sem que se soubesse, uma autora de um dos artigos da segunda publicação indicada para estudos. A professora da rede municipal de educação de São Paulo, Silvia Silva Santos, intitulado FAZENDO JUNTO: O TRABALHO COOPERATIVO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS COM VIÉS EDUCOMUNICATIVO –

Além da surpresa, o calor do relato da própria autora sobre práticas educomunicativas no ensino infantil e fundamental que promove na escola onde atua é animador! Além da inovação que a experiência relatada representa, a coincidência deixou mais humano o encontro, onde o compartilhamento sobre práticas educomunicativas no ensino formal inspira novos docentes para novas práticas pedagógicas.

NCE promoveu curso sobre Educomunicação no 20° USP Escola

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