MECOM lança relatório digital da pesquisa “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico

Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (ECA-USP) apresenta resultados de estudo sobre mídia, tecnologias e o contexto educativo 

O Grupo de Pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM) lançou em fevereiro de 2021 o relatório digital da pesquisa “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico”. O projeto resulta de estudo desenvolvido entre os anos de 2017 e 2020 e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa teve como sede o Departamento de Comunicações e Artes, da Escola de Comunicações e Artes-USP, e foi coordenada pelo prof. Dr. Adilson Odair Citelli. 

Elaborado para o formato web, o relatório digital apresenta gráficos, dados e análise sobre diversas questões que envolvem mídias, tecnologias e os desdobramentos no contexto escolar. Acesse: http://www2.eca.usp.br/mecom/ 

Para conhecer os fundamentos da pesquisa e acessar as análises, basta descer a tela do computador ou smartphone, ou navegar pelos itens do menu ao lado esquerdo (na versão desktop) ou pelo menu no topo da tela (na versão mobile). 

A pesquisa envolveu 509 professores/as da educação básica e 3708 estudantes – 57% do ensino fundamental e 40% do médio (incluímos, também 47 alunos/as da Educação de Jovens e Adultos). A distribuição alcançou 23 das 26 unidades da federação e contou com mais representantes na região Sudeste (36%), seguida pelas do Sul (33%), Nordeste (20%), Centro-Oeste (5%) e Norte (1%). 

Entre os principais objetivos do projeto estão os de verificar, junto às escolas do ensino fundamental e médio, se e como os discursos escolares dialogam com os meios de comunicação e as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir o conhecimento e a informação. 

“Os resultados e análises presentes no relatório indicam as formas de relacionamento e uso dos meios de comunicação por parte dos docentes e discentes. Além disso, o

estudo verifica como as temáticas referentes à aceleração social do tempo afetam o cotidiano escolar, estejam elas associadas às ações pedagógicas ou à vida mais ampla implicadas com a utilização dos dispositivos técnicos: internet, celular, tablet, etc.”, afirma Adilson Odair Citelli, professor titular da USP e coordenador do MECOM 

Sobre o MECOM 

Certificado pelo CNPq, o MECOM é coordenado por Adilson Citelli, professor titular do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Autor de vários livros e artigos voltados aos estudos da comunicação e educação, dentre eles “Linguagem e persuasão” (Ática, 1994), “Comunicação e educação: a linguagem em movimento (Senac, 2000); “Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006), “Educomunicação: imagens do professor na mídia” (Org.) (Paulinas, 2012) e “Comunicação e educação: os desafios da aceleração social do tempo” (Org.) (Paulinas, 2017), o pesquisador leciona para turmas da graduação e pós-graduação e orienta teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-ECA-USP). 

Sob sua coordenação, a equipe, formada por pesquisadores e pesquisadoras – orientandos e ex-orientandos-, realiza estudos e promove pesquisas em escolas, universidades e institutos educacionais com o objetivo de ampliar as reflexões acerca do avanço das tecnologias e seus desmembramentos no ambiente educativo, da dinâmica social do tempo, das inter-relações comunicação e educação, dentre outras questões relacionadas a essa interface. Conheça os pesquisadoras(es) do MECOM: 

http://www2.eca.usp.br/mecom/#Sobre-os-Autores

MECOM lança relatório digital da pesquisa “Inter-relações Comunicação e Educação no contexto do ensino básico

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