Pesquisa, ativismo e projetos culturais são algumas das abordagens a serem discutidas
Dando continuidade a uma iniciativa bem-sucedida lançada no ano passado, a ABPEducom inaugura um novo ciclo de transmissões ao vivo em 2021. A live que abre esta segunda edição tem como tema “Arte e Educomunicação” e acontece no dia 30 de março (terça-feira), a partir das 17h, com a presença de:
- Denise Oliveira, educomunicadora de Sorocaba (SP) que integra iniciativas de arte e educação que contam narrativas negras e periféricas, como o Adeola Princesas e Guerreiras e o coletivo Viela 4. Entre o empreendedorismo social, a comunicação e as artes, Oliveira tem feito sua trajetória construindo outras formas de contar histórias. Ela é graduanda da licenciatura em Educomunicação da Universidade de São Paulo (USP) e tem pensado nas estratégias do sensível durante sua jornada no curso.
- Antonio Xavier, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). É pesquisador em danças folclóricas brasileiras, tendo atuado como dançarino, coordenador e coreógrafo em diversos grupos no Rio Grande do Sul e em Curitiba (PR). Atualmente, é professor do curso de Comunicação Social – Rádio e TV da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA). Coordena o projeto de extensão “Educação Musical para Crianças, Jovens e Adultos” da mesma instituição. É sócio da ABPEducom desde 2014 e membro fundador do Núcleo Regional da ABPEducom no Nordeste.
- Sattva Orasi, educomunicadora formada pela USP. Desenvolve a sua atividade profissional na fotografia, vídeo e arte contemporânea, mediando projetos nestas áreas para jovens e adultos em escolas e instituições culturais. Destacam-se as suas colaborações com a Fundação Bienal de São Paulo, o Instituto Asas e o projeto Humanae. Atualmente, Orasi reside em Madri, onde vem ampliando sua formação em arte e educação.
A mediação do evento e curadoria do ciclo ficam a cargo de Paola Prandini, diretora cultural da ABPEducom e cofundadora do negócio social AfroeducAÇÃO, e Mauricio Virgulino, vice-presidente da ABPEducom e doutorando em Artes Visuais pela USP.
A transmissão é feita pelo canal da Associação no YouTube, no qual a gravação ficará disponibilizada. O público poderá interagir com perguntas e comentários pelo chat.
A live tem apoio do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP) e do Laboratório de Educação, Linguagem e Arte do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (Lela/Cead/Udesc).
Serviço
Live ABPEducom: Arte e Educomunicação
Data: 30 de março (terça)
Horário: 17hTransmissão:canal da ABPEducom no YouTube