Educom.Saúde-SP inicia a sua terceira edição nesse mês de junho

Educomunicadores do NCE e da ABPEducom se preparam para mais um semestre de atividades com agentes de saúde do estado de São Paulo

Inicia neste mês de junho a terceira edição do curso de formação em educomunicação para agentes de saúde do estado de São Paulo, o Educom.Saúde-SP. Oferecido pela Secretaria de Saúde do Estado, o curso conta com o NCE/USP (Núcleo de Comunicação e Educação) e a ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação) para o desenvolvimento das ações e é coordenado em conjunto com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) da SES. Mais de 400 agentes de saúde já fizeram sua pré-inscrição e o curso será 100% online.

A primeira edição foi realizada em 2019, na modalidade presencial com ações a distância, atendendo cerca de 180 profissionais de municípios com mais de 100 mil habitantes; a segunda edição, realizada totalmente online, atendeu 200 profissionais de municípios entre 50 e 100 mil habitantes. A presente edição, igualmente mediante uma plataforma online e contando com a atuação de tutores, acolherá profissionais de saúde de municípios com mais de 5 mil habitantes.

Para a formação desses agentes de saúde, um grupo de 20 especialistas em educomunicação – vinculados ao NCE/USP e associados à ABPEducom -, foi montado para desenvolver durante o curso o emprego dos referenciais e metodologias da educomunicação, com vistas à mobilização das populações locais, na promoção da saúde em tempos de endemia (Dengue e doenças correlatas) e de pandemia (coronavírus).

Durante o curso, que já formou 282 profissionais, os agentes de saúde são motivados a criarem um Plano Conjunto de Ação Educomunicativa que, com o devido acompanhamento dos tutores, pode ser aplicado em suas respectivas localidades. “Trata-se de uma projeto pioneiro e inédito, objetivando a socialização de conhecimentos sobre a prática educomunicativa aplicada à saúde, e que já despertou o interesse da OPAS – Organização Panamericana de Saúde”, enfatiza o prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, coordenador do projeto.

 
Gestores e tutores se reúnem virtualmente para se preparem para o início do Educom.Saúde-SP edição 2021
Educom.Saúde-SP inicia a sua terceira edição nesse mês de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *