¡Jesús Martín-Barbero! Saludos educomunicativos!

Das Mediações na Comunicação ao paradigma da Educomunicação: epistemologias do sul por Jesús Martín-Barbero

O grande pensador Jesús Marín-Barbero faleceu recentemente e muitas têm sido as homenagens, devidas, para este que foi um dos grandes acadêmicos da história do pensamento latino-americano, ibero-americano e mundial, certamente. 

No entanto, notadamente para a América Latina e para a Escola de Comunicações e Artes da USP, assim é, pois Barbero sempre esteve ativamente presente no cotidiano desta instituição, no ensino, na pesquisa, na cultura e extensão, desde a década de 90 do século XX. Com sua presença física em eventos, aulas e reuniões, ou indiretamente por meio de seus textos, suas pesquisas e entrevistas. E assim tem sido, desde então, e cada vez mais assim será. 

A sincronicidade, a aproximação e a convergência de ideias que, por sua vez, representavam convergências de posicionamentos conceituais e políticos a propósito do mundo, fizeram com que as trocas entre a comunidade acadêmica da ECA/USP e o professor e pesquisador Barbero fossem sempre frutíferas.

Por isso, nós pesquisadores e colaboradores do NCE/ECA/USP (Núcleo de Comunicação e Educação) manifestamos nosso pesar pelo fato e compartilhamos com todos e todas os nossos sentimentos pela partida deste importante pensador e militante pela transformação social para um mundo melhor, mais democrático e de respeito mútuo às diversidades, por meio da comunicação, da cultura e da educação.

E também nos somamos ao coro dos que destacam a importância do pensamento de Jesús Martín-Barbero para a pesquisa sobre comunicação na América Latina. Um exemplo disso é o que aconteceu com o coordenador do NCE/USP, professor Dr. Claudemir Edson Viana que destaca a importância de ter tido acesso ao pensamento de Barbero, sobretudo por meio de uma de suas principais obras, o famoso livro Dos Meios às Mediações, durante o desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado na Escola de Comunicações e Artes da USP (1998 a 2000), orientado pela profa. Dra. Elza Dias Pacheco. Fato que fez deste trabalho a primeira pesquisa de pós-graduação no mundo em que a educomunicação está presente como referência e objeto de estudo – O processo Educomunicacional, a mídia na escola (2000).

“Ler os escritos do professor Jesús Martín-Barbero representou importante aprimoramento da minha capacidade de perceber e entender o fenômeno sobre o qual estava pesquisando, ou seja, a pedagogia da comunicação quando da inserção de série televisiva ficcional e de jornal impresso, em meio às atividades apostiladas do ensino de História do Brasil, no primeiro ano do Ensino Médio. A minha aprendizagem com Jesús Martín-Barbero representou um importante degrau na minha escalada científica na e pela comunicação, até que eu conseguisse chegar ao paradigma da Educomunicação, e representar, hoje, a aplicação científica e prática na sociedade daquilo que resultou de anos de experiências, reflexões e utopias que motivaram pensadores como ele”, ressalta o professor Viana.

Jesús Martín-Barbero faleceu no último sábado (12) com 83 anos.

Auditório da ECA lotado para assistir video-conferência com Jesús Martin-Barbero.

¡Jesús Martín-Barbero! Saludos educomunicativos!

One thought on “¡Jesús Martín-Barbero! Saludos educomunicativos!

  • 16/06/2021 at 21:17
    Permalink

    Jesus Martín Barbero esteve presente no processo de finalização da pesquisa do NCE/USP ao aceitar convite para um worskhop, em 1988, com a equipe de pesquisadores que analisavam, na ocasião, os dados colhidos junto a 176 especialistas em Comunicação/Educação de 12 países da América Latina.

    Os conceitos de Mediações Culturais e de Ecossistema Comunicativo, trabalhados em seus estudos, serviram como referência para a estruturação do pensamento educomunicativo que passou a orientar as ações do NCE nas décadas subsequentes.

    Prof. Ismar

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *