NCE homenageia o centenário de Paulo Freire

O mês de setembro foi marcado, para a educação brasileira e mundial, como o mês de comemoração aos 100 anos de um dos maiores educadores do mundo, Paulo Freire. No dia 19, ele completaria seu centésimo ano de vida e as homenagens percorreram todo o planeta. 

 

Arte do NCE dedicada ao centenário de Paulo Freire

Nessa perspectiva, nosso coordenador, o prof. Dr. Claudemir E. Viana, escreveu algumas palavras para o patrono da educação brasileira e a importância da sua influência dentro dos trabalhos do Núcleo de Comunicação e Educação da USP:

“Para o NCE-USP, Paulo Freire, devido sua história de vida, seus pensamentos e suas ações no decorrer do século XX, é um dos alicerces de atuação do Núcleo nas temáticas da interface entre comunicação e educação, e na perspectiva teórico-metodológica de entendimento do mundo, do lidar com as pessoas para aprendizagens significativas, e comprometidas com a capacidade de todos e todas melhorarem suas vidas e a de suas comunidades, com práticas democráticas e comprometidos com a comunidade.

O Núcleo de Comunicação e Educação vem há mais de 20 anos aplicando a Educomunicação como paradigma na interface entre comunicação e educação, para o desenvolvimento de novos conhecimentos e modos de lidar e produzir nestas interfaces, como as habilidades de leitura crítica dos meios de comunicação de massa, de atuar de forma equilibrada e positiva na internet, dentre outros conhecimentos inclusive sobre as práticas sociais relativas à comunicação social, que vai para além das tecnologias e dizem respeito à cultura humana e toda complexidade e dialética que a realidade proporciona.

Assim, ideias de Paulo Freire servem de subsídios para diretrizes na tarefa do Núcleo de, por meio da Educomunicação como tecnologia social de mobilização social, represente a evolução teórica e metodológica própria do passar dos tempo, no que diz respeito à dialogia, mobilização social, educação popular e comunicação popular como espaços de transformação das pessoas para serem autônomas e libertadas da opressão ideológica e de classe social que vivemos em nossa sociedade.

Para o NCE USP, ter Paulo Freire presente é de extrema importância, e propicia a renovação teórico-metodológica nas práticas comunicativas que favorecem processos educativos significativos, que levam as pessoas a se empoderarem como sujeitos, cidadãos e agentes em seus territórios.”

NCE homenageia o centenário de Paulo Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *