A pesquisa de Mauricio Virgulino, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (ECA-USP), busca a relação entre a Educomunicação e a Abordagem Triangular: A Arte, a Comunicação e a Educação.
Um dos pontos de partida para o desenvolvimento da tese de doutorado de Mauricio Virgulino, colaborador do NCE-USP, foi, definitivamente, a experiência acumulada por ele enquanto Educomunicador e Arte/Educador. Para a delimitação de uma confluência entre a Abordagem Triangular e a Educomunicação, tema esse já trabalhado pelo autor em sua tese de mestrado, o então doutorando se viu incentivado a se colocar na tese, trazendo suas próprias práticas, experiências e referências ao estudo, com o objetivo de investigar as formas que sua própria atuação se encontrava em um contexto que convergia os diferentes paradigmas por ele analisados.
Virgulino, então, passou a construir sua tese com a influência de uma série de fatores vivenciados por ele durante sua trajetória acadêmico-profissional. A tese é apresentada em forma de cartas, poesias, fotografias, letras de músicas e obras arteducomunicativas. Tal formato foi escolhido pelo autor, uma vez que as cartas, possibilitam um processo efetivo de aproximação com sua interlocutora: As epístolas apresentadas têm como destino Teodora, uma personagem fictícia criada por Virgulino, e expressam em si um processo de construção de conhecimento, inspirado nas vivências e em uma pesquisa autobiográfica, abrangendo reflexões sobre o entendimento do autor em relação a o que representaria um mundo melhor.
Na obra de Mauricio Virgulino, então, há uma exposição de uma confluência pessoal entre os paradigmas da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas Visuais e a Educomunicação, no interior da relação transárea Arte – Comunicação – Educação. As cartas expõem a experiência vivenciada pelo autor, diretamente influenciada por encontros com pessoas que estudam Decolonialidade, Epistemologias do Sul e Cuidadania, propondo o aprofundamento em conceitos que complexificam as práxis arte/educativas e educomunicativas, para fundamentar a relação amalgamada entre as ações de Ler – Fazer – Contextualizar, da Abordagem Triangular do Ensino das Artes e Culturas e o desenvolvimento de ecossistemas educomunicativos.
Para ilustrar a tese defendida, são apresentadas reflexões sobre práticas desenvolvidas pelo autor em sua trajetória como arte/educador e educomunicador, como, por exemplo, sua atuação no “Ateliê de Artes para Crianças”, projeto de extensão do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, esse que tem como objetivo final o estímulo da produção em artes visuais entre as crianças inscritas.
Por fim, cabe aqui ressaltar que, para finalizar a pesquisa, Mauricio Virgulino apresenta a composição de um manifesto em defesa de uma uma Arteducomunicação Decolonial. Tal manifesto, além de conter uma síntese das reflexões desenvolvidas, também evidencia a possibilidade da realização de tal prática, de forma crítica e dialógica. Em depoimento ao site do NCE, Virgulino destaca: “Esse manifesto é como se fosse um ‘esperançar’, freirianamente falando”.
A tese de doutorado, orientada pela professora Maria Christina de Souza Lima Rizzi, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (ECA-USP), foi defendida remotamente por Mauricio Virgulino no último dia 08 outubro, com transmissão síncrona no canal oficial da ECA-USP no YouTube, onde a professora Eliany Salvatierra, também colaboradora do NCE, fez parte banca.