1ª noite do Seminário do NCE homenageia Paulo Freire

Alunos do curso de Licenciatura em Educomunicação apresentaram vida e obra do patrono da educação brasileira

 

Confira acima a gravação da primeira noite do seminário de 25 anos do NCE
 
No último dia 16 de novembro, o NCE, em parceria com o Labidecom (ECA-USP), promoveu a primeira noite do Seminário comemorativo de 25 anos do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo. Na programação, além da participação do prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, fundador do Núcleo, o encontro foi marcado pela homenagem a Paulo Freire feita por alunos da Licenciatura em Educomunicação.
 
O coordenador do NCE, o prof. Dr. Claudemir E. Viana, foi o anfitrião do primeiro dia de Seminário, recebendo para um bate-papo inicial o fundador do Núcleo, o professor Ismar de Oliveira Soares que, com muita animação, contou histórias sobre a fundação do NCE e relatou a importância de alguns projetos, como o caso do Educom.Rádio. “Foi um projeto muito importante para nós, pois ele serviu de case, um case de sucesso que possibilitou, entre outras coisas como a criação e ampliação de novos projetos, a Lei Educom, de dezembro de 2004 que solidificou a Educomunicação nas escolas do município de São Paulo”, lembrou Soares em uma de suas falas.
 
O encontro também contou com uma dinâmica muito divertida chamada “Educomunicador(a) Mascarado(a)”, uma referência ao programa televisivo The Masked Singer (que tem uma versão brasileira exibida pela Rede Globo de Televisão). No programa original, artistas usam máscaras e cantam, desafiando jurados e público a adivinharem quem é. Já na versão do Seminário, o convidado não canta, mas, sem revelar seu rosto, conta suas histórias com o NCE enquanto público e participantes tentam descobrir quem é o(a) dono(a) da voz e da história relatada. Essa dinâmica acontece nos três dias de Seminário e sempre apresenta dois “mascarados(as)”, um representado o AMOR e outro representando a LUTA – referência à frase “Educomunicação é amor e luta”, conhecida pelos pesquisadores da USP. Na primeira noite os “educomunicadores(as) mascarados(as)” eram Silene Araújo e Joari Carvalho, ambos antigos colaboradores do NCE.
 
O ponto alto do encontro foi, porém, a justa homenagem feita pelos alunos do segundo semestre de Licenciatura em Educomunicação (Danilo Sá, Mayara Ferreira, Thiago Prado, Ana Augusta Moraes, José Pedro de Quiroz, Welington Pereira, Petrônio Igor, Helen Mendes e Carlos Bossolan) ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire. A apresentação, que durou cerca de 60 minutos, trouxe uma síntese sobre a vida e obra do educador, além de apresentar um vídeo com depoimento de pesquisadores especializados na obra freireana. Além disso, os alunos prepararam um banco de dados com um acervo virtual sobre Paulo Freire que reúne playlists com entrevistas, vídeos, audiobooks, podcasts entre outros materiais que pode ser acessado aqui.
 
 
A próxima noite de Seminário será na terça-feira, 23, e contará com a presença da profa. Dra. Patrícia Horta Alves,  pesquisadora e docente da Universidade Federal de Sergipe que participou da construção do NCE e que contará mais sobre os projetos de política pública no qual o Núcleo se envolveu no decorrer de sua história. O encontro será novamente mediado pelo prof. Dr. Claudemir E. Viana, receberá mais dois participantes da dinâmica “Educomunicador(a) Mascarado(a)” e contará com mais uma apresentação dos alunos de Licenciatura em Educomunicação. Para assistir todos os dias do Seminário de 25 anos do NCE, basta entrar no canal do Labidecom no Youtube.
1ª noite do Seminário do NCE homenageia Paulo Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *