Ismar de Oliveira Soares é homenageado no encerramento do Seminário de 25 anos do NCE

O fundador do NCE foi escolhido pelos alunos da Licenciatura em Educomunicação como um dos patronos da área

No último dia 30 de novembro, o Seminário de 25 anos do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo chegou ao seu final com uma justa homenagem ao prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, fundador do Núcleo. Ele foi homenageado pelos alunos de licenciatura em Educomunicação que escolheram o professor como um dos patronos da Educomunicação, se unindo a Paulo Freire e Mário Kaplun. A noite também contou com o lançamento do 13º e-book da ABPEducom (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação) em parceria com o Instituto Palavra Aberta, organizado pelos professores doutores Claudemir Edson Viana e Raíja Maria Vanderlei Almeida que reúne artigos sobre Educomunicação e protagonismo infantojuvenil.

A exemplo dos dois dias anteriores, o coordenador do NCE, Claudemir E. Viana, recebeu convidados para dividirem suas experiências com o Núcleo. A professora Ms. Jurema Brasil Xavier, presente desde a fundação do NCE, enalteceu a importância das publicações que o Núcleo realizou em parceria com a ABPEducom. O outro convidado, Felipe Schadt, pesquisador do NCE, dividiu alguns resultados do seu mestrado recém depositado que aborda a história dos 20 primeiros anos do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Para completar, a profª. Dra. Raíja Maria Vanderlei Almeida (UFCG), trouxe suas memórias com o NCE e duas novidades para a Educomunicação.

A primeira foi o lançamento do e-book “O Protagonismo Infantojuvenil nos Processos Educomunicativos”, que reúne 53 artigos que transitam sobre a temática do protagonismo infantojuvenil em diversas experiências e processos educomunicativos. O livro pode ser acessado de maneira gratuita clicando aqui (inserir hiperlinks https://abpeducom.org.br/publicacoes/index.php/portal/catalog/book/31). Já a segunda novidade é a apresentação da nova logomarca do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande que, em outubro de 2022, receberá o 9º Encontro Nacional de Educomunicação.

Quem também participou da última noite de seminário foram mais dois “educomunicadores mascarados”, repetindo a dinâmica que consistia em apresentar duas pessoas (uma representando o Amor e a outra a Luta – lemas da educomunicação) apenas pelas vozes, instigando quem assistia em tentar adivinhar quem eram os “mascarados” com auxílio das histórias que eles tiveram com o NCE que eles mesmos contaram. A aluna da licenciatura Bianca Coelho e o Dr. Maurício Virgulino da Silva foram os participantes misteriosos da vez. Confira abaixo a lista de todos os mascarados do evento.

 

Para encerrar, uma justa homenagem ao professor Ismar de Oliveira Soares foi feita pelos alunos da disciplina de Epistemologia da Educomunicação (Yasmin Gouvêa, Fernanda Oliveira, Luisa Helena Grosso Silva, Matheus Dias, Stela Nersine, Stephany Oliveira, Aline Parra, Helena Tabarino e Jhonatan Roldão). Além de apresentarem a vida e a obra do fundador do NCE, o grupo de alunos reuniu uma série de depoimentos em forma de podcast de pesquisadores que conviveram com o patrono da Educomunicação. Ao final, todos os presentes se renderam a homenagem e enalteceram a importância de Soares para o NCE e para o campo. “O Ismar é, no fim das contas, o grande motivador para tudo isso que estamos fazendo”, disse a professora Jurema Brasil Xavier.

Com o fim do seminário, o NCE se prepara para 2022 com novas atividades, como por exemplo a sua participação no USP-Escola em janeiro do ano que vem.

Ismar de Oliveira Soares é homenageado no encerramento do Seminário de 25 anos do NCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *