Evento online celebrou 20 anos de Educomunicação na rede municipal de ensino de São Paulo

A Educomunicação completa 20 anos de existência na rede municipal de educação de São Paulo. Mais de 25 mil professores e 60 mil estudantes foram capacitados(as) em ações de educação para a comunicação e em projetos multimídia colaborativos, desenvolvidos em escolas, nas quais crianças, adolescentes, jovens e adultos(as) exercem autoria, participação e protagonismo.

Para refletir sobre o legado de duas décadas de Educomunicação desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), o seu Núcleo de Educomunicação promoveu, com apoio da ABPEducom, entre 3 e 10 de dezembro de 2021, o evento EDUCOM SP, durante o centenário de Paulo Freire, uma oportunidade para compreender a abrangência desse paradigma e sua contribuição para o desenvolvimento de competências cidadãs, a partir das mídias, no contexto da educação básica.

O evento, totalmente online, contou com 11 lives – conversas entre estudantes que participam, atualmente, do Programa Imprensa Jovem, que envolve cerca de 2,5 mil estudantes em mais de 150 projetos de Educomunicação da rede, e especialistas que atuam como formadores de professores em diversas perspectivas no campo: Direitos Humanos, leitura crítica dos meios, cidadania a partir da comunicação e das mídias e linguagens midiáticas (como produção audiovisual, fotografia e podcasts). 

Houve, ainda, oficinas temáticas sobre Histórias em Quadrinhos, Criação de Equipe Imprensa Jovem, Gamificação na Educomunicação, Fotografia e Educomunicação e Stop Motion.

“A Educomunicação garante o direito à participação dos estudantes de forma alinhada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a implementação do Currículo da Cidade de São Paulo. O EDUCOM SP é, além de uma celebração desta história, um marco para a educação com e para comunicação na escola municipal, frente aos desafios na pandemia e no pós-pandemia, que pretende focar a empatia e a escuta como potências para delinear uma trajetória de valorização das ideias e percepções dos estudantes”, afirma o professor Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

Para acompanhar as gravações das lives do evento, basta acessar o canal do Núcleo no YouTube. 

 

 

Texto via Comunicação ABPEducom – Publicado originalmente em 02/12/21

Evento online celebrou 20 anos de Educomunicação na rede municipal de ensino de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *