Os marcos históricos do NCE: conheça a pesquisa de Felipe Schadt, colaborador do Núcleo

Pesquisa de mestrado aponta para momentos que marcaram a história dos 20 primeiros anos do Núcleo

Felipe Schadt em sua defesa de mestrado, realizada remotamente no canal oficial da ECA/USP no YouTube

No último dia 8 de dezembro, o pesquisador e colaborador do NCE, Felipe Schadt, apresentou sua pesquisa para obtenção de título de mestre pelo Programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCOM) que tem como objeto de pesquisa os 20 primeiros anos do Núcleo de Comunicação e Educação. Intitulado de “Aportes para uma história de 20 anos no Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP (1996-2016)”, o trabalho identificou três marcos históricos que ajudam a compreender a importância do NCE para a promoção da educomunicação. O objetivo do trabalho é oferecer para futuras pesquisas um “mapa” sobre a história do NCE.

A dissertação mostra que existem três momentos significativos para a história do NCE. São eles: o I Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação (1998); A Pesquisa Perfil (1997-1999); Os Projetos Educomunicativos [Educom.Rádio, Educom.TV, Educom.JT entre outros] (2001-2016). Ao identificar esses marcos, o trabalho apresenta dois caminhos. O primeiro é oferecer um roteiro de leitura com uma lista de mais de 80 trabalhos acadêmicos que versam sobre esses momentos. Já o segundo caminho é dedicado a contar um pouco da história de cada um desses marcos e de como eles se conectam. “É importante observar como cada ação do NCE está ligada uma na outra”, ressalta Schadt. 

Um dos Marcos históricos do NCE: Guillermo Orozco Gomez, Ismar de Oliveira Soares e José Marque de Melo no Congresso Internacional sobre Comunicação e Educação, em 1998.
Os marcos históricos do NCE: conheça a pesquisa de Felipe Schadt, colaborador do Núcleo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *