O protagonismo em ação: Estudantes da Licenciatura em Educomunicação produzem documentário sobre o impacto das ações do NCE

Produção do documentário durante uma entrevista realizada com Juarez Velozo, um dos depoentes do projeto

Como já amplamente divulgado, em novembro de 2021 o Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo completou 25 anos de existência. Desde 1996 o NCE apoia pesquisas e projetos de graduação e pós-graduação que se dedicam a investigar as relações entre comunicação e educação nas mais diferentes áreas de atuação onde essa relação aparece. Mas, além disso, uma das atuações mais marcantes do NCE/USP são os projetos educomunicativos desenvolvidos e aplicados pelo núcleo.

Partindo dessa perspectiva, e levando em conta o cenário de celebração do aniversário do NCE, um grupo de estudantes do 6° semestre da Licenciatura em Educomunicação produziu um documentário que discorre sobre os impactos dos projetos promovidos pelo núcleo ao longo desses 25 anos. Os educandos Bruno Francioni, Isabela Ximenes, Jennifer Nagy, Luis Scala, Pedro Gruppelli e Victoria Sforcin compuseram a produção do documentário, tendo sido orientados pelo Professor Dr. Marciel Consani (também colaborador do NCE), para o cumprimento de exigências avaliativas da disciplina “Estratégias de Produção Audiovisual em Projetos Educomunicativos”, componente curricular integrante da Licenciatura em Educomunicação.

Ao entrevistar ex-cursistas e cursistas dos projetos Educom.Rádio, criado em 2001, e Educom.Saúde-SP, de 2018, o documentário “NCE 25 anos: O protagonismo em ação” tem como objetivo evidenciar visões distintas, compondo um rico relato sobre a atuação do NCE e os impactos dos projetos educomunicativos desenvolvidos e aplicados pelo núcleo ao longo dos anos na vida pessoal e profissional dessas pessoas. Os depoentes entrevistados pelos alunos foram Juarez Velozo, ex-cursista do projeto Educom.Rádio, e Joelita Rocha e Cristiane Andrade, cursistas do Educom.Saúde-SP.

Isabela Ximenes, Jennifer Nagy e Luís Scala, roteiristas do documentário, destacam: “O contato com os cursistas das iniciativas do Núcleo nos permitiu entender a dimensão dos impactos que o NCE trouxe, tanto para a vida pessoal como profissional desses indivíduos. Os depoimentos apresentados expuseram exemplos de como a Educomunicação, aplicada no dia-a-dia, contribuiu para importantes mudanças nas leituras de mundo de cada um. Ficou claro que iniciativas educomunicativas, tanto na educação formal quanto na não formal, trazem um ganho social amplificado, no qual a ação sob um agente, gera reação no coletivo. […] A grande contribuição do NCE no passado, e a sua missão para o futuro, continua  a mesma: Promover Educomunicação.”

O documentário está disponível no Canal do YouTube do NCE. Para assistir, basta clicar no player abaixo.

O protagonismo em ação: Estudantes da Licenciatura em Educomunicação produzem documentário sobre o impacto das ações do NCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *